ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Advertisements

Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
10 Princípios em Ergonomia.
ANATOMIA Do grego: ANA (Partes) + TOMEIN (Cortar em,)
Como se avalia a condição física?
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
Prof. Maria Lucia L. Ribeiro Okimoto
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
Ergonomia preventiva.
Disciplina: Ergonomia e Segurança do Trabalho
CINÉTICA DO CORPO HUMANO (FORÇAS E MOMENTOS)
ESTATÍSTICA DECRITIVA
BIOMECÂNICA ? Onde está ?.
CHECK-LIST NR 17.
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
Fundamentos de Biomecânica e Posturas para Trabalhar

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Profa Dra Ellen C F Araújo
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Profa Vania Auge Bonini Nehrasius
Profa Diana Babini Recife –
Basquetebol.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Disciplina: Cineantropometria
Antropometria.
ERGONOMIA II MANEJO.
Antropometria.
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano Ø A partir da década de 40: n Necessidade de medidas cada vez mais confiáveis. n Desenvolvimento.
Concepção do espaço e dos planos de trabalho
As Técnicas Básicas do Volley
PROGRAMA DE ERGONOMIA -
AVALIAÇÃO CLÍNICA-NUTRICIONAL DE IDOSOS
“Monsenhor José Paulino”
ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano
NADO CRAWL.
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
AULA 10 ERGONOMIA.
ERGONOMIA AULA 5: “ANTROPOMETRIA - APLICAÇÕES”.
Ergonomia I.
DE CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Avaliando a aptidão física
Desenvolvimento motor
Constituição dos ossos
Força “É a qualidade física que permite um músculo ou um grupo de músculos produzir uma tensão, e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Prof.a Dr.a Fabiana Abrahão
Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA
Anatomia e Fisiologia Aula 1.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ANTROPOMETRIA
Atletismo Educação Física
Layanne Lobo.  O posto de trabalho deve se dimensionado de forma que a maioria de seus usuários tenha uma postura confortável.
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
Centro de Gravidade e Equilíbrio
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Antropometria Layanne Lobo.
Transcrição da apresentação:

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA Prof.a Dr.a Fabiana Abrahão

Antropometria Medidas físicas do corpo humano. Medidas confiáveis população heterogênea Variabilidade (sexo, raça, idade) Condições diversas Aplicabilidade para a produção de bens de consumo e ferramentas de trabalho

Diferenças Individuais População mundial apresenta grande variação entre tipo físico e biótipos: Endomorfos: indivíduos com formas arredondadas e macias e com grandes depósitos de gordura em região abdominal e tórax relativamente pequeno; Mesomorfos: musculados, ombro e tórax largos e cintura estreita, pouca gordura subcutânea; Ectomorfos: corpo e membros estreitos, pouca gordura e músculos;

Diversidade Humana Tamanho, forma e força dos seres humanos: influenciados pela idade e sexo; Etnia; Classe social; Mudanças ao longo do tempo (crises mundiais – nutrição) Dado: No último século houve um aumento geral da estatura da população mundial.

Diferenças de Gênero Mulheres Homens Maior circunferência pélvica Maior composição de gordura corporal proporcional (24,2%)- peito, coxa, anca e antebraços Homens Maior estatura Membros superiores mais compridos com antebraços maiores Menor composição de gordura corporal proporcional (13,5%)

Diferenças Étnicas Negróides Caucasóides Mongolóides Diferença significante entre o comprimento dos membros inferiores.

Diferença da Idade Perda da capacidade funcional: Diminuição da massa muscular Restrição da amplitude de movimento articular Diminuição da estatura Acuidade visual Nos homens nota-se diferença a partir dos 50 e mulheres aos 60 anos de idade

Medidas Antropométricas Estática: Diz respeito as medidas estruturais fixas do corpo humano; Medidas entre pontos anatômicos de referência; Relacionados à concepção do espaço ou equipamentos específicos;

Medidas Antropométrica Dinâmicas: Relativo ao movimento de vários segmentos corporais de alcance; Definem o espaço da área de trabalho e atividades específicas direcionadas à frente das mãos e pernas;

Tabelas antropométricas Apresentam as dimensões do corpo, pesos e alcances dos movimentos e referem-se sempre a uma determinada população. Referência para outras populações? Tabela Inglesa: Dimensões referem-se a homens e mulheres nus e descalços. Variáveis: Baixos: significa que existem 5% da população adulta abaixo disso Médios: média de todos os homens e mulheres adultos; Altos: significa que existem 5% da população acima destes valores ou que 95% dessa população está abaixo.

Exercício 01

Exercício 02 164 C =M02

Antropometria Couto (1995, p.231) DIMENSIONAMENTO DE ALTURAS DE TRABALHO Couto (1995, p.231) para trabalhos pesados - bancada na altura do púbis; para trabalhos moderados - bancada na altura dos cotovelos, estando os braços na vertical; para trabalhos leves - bancada a 30 cm dos olhos para trabalhos de escrita - bancada ou mesa na altura da linha epigástrica (boca do estômago) caso a mesa tenha a borda anterior arredondada; ou na altura dos cotovelos, estando os braços na vertical”.

Antropometria DIMENSIONAMENTO DE ALTURAS DE TRABALHO IIDA (2005) Em geral, a superfície da bancada deve ficar 5 a 10 cm abaixo da altura dos cotovelos Trabalhos de precisão, uma superfície ligeiramente mais alta (até 5 cm acima do cotovelo) Trabalhos mais grosseiros e que exijam pressão para baixo, superfícies mais baixas (até 30 cm abaixo do cotovelo). Medidas antropométricas tomadas com o pé descalço, é necessário acrescentar a altura da sola (2 ou 3 cm) BANCADA FIXA Dimensioná-la pelo trabalhador mais alto e providenciar um estrado ( até 20 cm para o trabalhador mais baixo) Estrados individuais para cada trabalhador (melhor adaptação/custo reduzido) Homens e mulheres = bastam 7 cm de diferença na altura.

Antropometria DIMENSIONAMENTO DE ALTURAS DE TRABALHO Trabalhos especiais: Manipulação de objetos: a altura do objeto deve ser descontada. Superfície vertical próxima à bancada: recuo de 10 X 10 cm junto ao piso (encaixe da ponta dos pés) Exercício: calcule a altura da bancada para um homem de 1,85 m de estatura. Primeiro trabalho: encaixe de componentes eletrônicos (precisão) Segundo trabalho: cortes de placas de alumínio (pesado) Use a tabela como referência das medidas antropométricas