INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS ESPACIAIS – CRS/CIE/INPE - MCT OBSERVATÓRIO ESPACIAL DO SUL – OES/CRS/CIE/INPE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Advertisements

Disciplina de Projecto 2003/2004 ROBOTABLE Estudos Funcionais de uma Plataforma para um Sistema Robótico Humanóide Autores: Luís Rêgo Renato Barbosa Orientadores:
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
EFICIÊNCIA DE RADIAÇÃO
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
ANÁLISE DE UM PROBLEMA GENÉRICO DA MECÂNICA DOS SÓLIDOS
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Sistemas de Informação Curso Técnico em Administração de Empresas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Defesa de trabalho de mestrado entitulado
PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS E SIG NA EVOLUÇÃO DO USO DO SOLO E VEGETAÇÃO NATURAL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA ELEN FITTIPALDI BRASÍLIO CARREGA.
Geomorfologia e Planejamento
El Advenimiento de la sociedad post-industrial
Mestrado em Engenharia de Concepção I ST - Setembro de 2003 Mestrado em Engenharia de Concepção 1ª edição, l Alguma considerações gerais sobre.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Uma viga suporta uma carga distribuída conforme ilustrado
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Manuais de Procedimentos de Trabalhos - MPT
Princípios de Cinemática
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IV Mostra de Pesquisa e Extensão Título do projeto Coordenador: Bolsista(s) e voluntários.
19 de novembro de 2013 Seminário A suinicultura e o Ambiente.
Partículas Magnéticas: Cálculo da Corrente Elétrica
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Mecânica Fundamental.
II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DAS ENGENHARIAS 18 de junho de 2014 UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Mestrados Profissionais: Questões consideradas relevantes para consolidação.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
CIÊNCIA E ENG DE MATERIAIS
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Bolsista: Jonas Cordazzo Orientador: Clovis Maliska, PhD
Reunião Oniway 28 de Junho de 2001 Bragança.
Arquitetura ou Engenharia civil ?
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura.
O que é ? Como Surgiu ? SIG Para que serve ? Como utilizar ?
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari Novembro 2014
Eletrostática – Campo Elétrico
Por Luiz Tadeu da Silva(CG / CPTEC / INPE). Luiz Tadeu da Silva – CG/CPTEC/INPE Apoio das equipes de desenvolvimento do CPTEC e da D S A.
Análise da Capacidade de Carga e Recalque de
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
Missão Governamental à República Tcheca
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
ESTUDO DO SUBSISTEMA DE ENERGIA E POTÊNCIA PARA PEQUENOS SATÉLITES PARA POSTERIOR APLICAÇÃO AO NANOSATC-BR SICINPE 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS.
Modelo para Apresentação de Pôster para a Segunda Feira de Ciência - PFRH Nome do autor (aluno), Nome Orientador ( do autor, orientador) Curso.
AMPLIAÇÃO DO PROTÓTIPO DO TELESCÓPIO DETECTOR DE MUONS - TDM RAIOS CÓSMICOS DE ALTA ENERGIA – SICINPE 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS –
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE – MCT Observatório Espacial do Sul – OES/CRS/CIE/INPE.
ESTUDO DA VELOCIDADE DE DERIVA ZONAL DAS IRREGULARIDADES IONOSFÉRICAS UTILIZANDO RECEPTORES ESPAÇADOS DE GPS E RECEPTORES VHF – SICINPE 2008 Lilian P.
Estudo das Marés Atmosféricas na alta atmosfera do sul brasileiro SICINPE 2008 Tiago D. dos Santos 1, Barclay R. Clemesha 2, Nelson J. Schuch 1. [1] Centro.
ESTUDO DA ELETRODINÂMICA DA IONOSFERA BASEADO EM DADOS DE RADARES COERENTES E SONDADORES DIGITAIS – SICINPE 2008 Daroit, C. A. 1 ; Abdu, M. A. 2 ; Schuch,
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
ESTUDOS DE SPRITES E EVENTOS LUMINOSOS TRANSIENTES (TLES) – SICINPE 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS.
23ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM De 03 a 06 de novembro de 2008 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS.
VARIAÇÃO COM O CICLO SOLAR DAS PULSAÇÕES GEOMAGNÉTICAS DE PERÍODOS LONGOS (1,0 – 10 mHZ) NA REGIÃO DA ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL – AMAS SICINPE.
PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II
Eduardo Ceretta Dalla Favera [1], Otavio Santos Cupertino Durão [2], Nelson Jorge Schuch [1]; [1] Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina REVISÃO DO ENSINO MEDIO C: LEIS DE NEWTON E ATRITO Ramalho,
Guilherme Grams1, Delano Gobbi2, Nelson J. Schuch1
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS ESPACIAIS – CRS/CIE/INPE - MCT OBSERVATÓRIO ESPACIAL DO SUL – OES/CRS/CIE/INPE – MCT UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM CENTRO DE TECNOLOGIA – CT/UFSM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS ESPACIAIS DE SANTA MARIA – LACESM/CT/UFSM Silvano Lucas Prochonow¹; Rubens Zolar Gehlen Bohrer¹; Nelson Jorge Schuch¹; Otávio Santos Cupertino Durão²; Antônio Claret Palerosi³ [1] Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE – MCT em parceria com o Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria – LACESM/CT/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. [2] Coordenação de Planejamento Estratégico e Avaliação - CPA/INPE – MCT, São José dos Campos, SP, Brasil. [3] Divisão de Mecânica Espacial e Controle - DMC/ETE/INPE – MCT, São José dos Campos, SP, Brasil. Autor para contato: DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL DE UM CUBESAT PARA APLICAÇÃO AO NANOSATÉLITE CIENTÍFICO BRASILEIRO: NanosatC-BR SICINPE 2008

OBJETIVOS: Propor uma configuração para a arquitetura mecânica do NanosatC-Br, com formato de um Cubesat 1U, cúbico de 100mm de aresta e massa não superior a 1Kg; Determinação de massa e volume: Magnetômetro; Dificuldades: limitação de massa e volume;

. Células Solares Placas Fixação Células Solares = 1mm Concepção Básica para a Arquitetura Mecânica de um Cubesat 1U: Espessura =1,52 mm Espessura = 1,27 mm

Definição dos componentes internos Com base em missões realizadas alocamos os componentes que integram o satélite NanosatC-BR.

Distribuição de massa e volume para a carga útil Como uma definição preliminar das massas de cada subsistema, podemos chegar à um cálculo estimado da massa do Cubesat.

Análise por Programas de simulação de elementos finitos Uma simulação simplificada foi realizada para um melhor entendimento. Porém a definição final dependerá do veículo lançador que impõem restrições ao satélite em virtude das dimensões, acelerações, freqüências e vibrações.

Agradeçemos ao Programa PIBIC/INPE – CNPq/MCT pela aprovação do Projeto de Pesquisa e a Organização da XXIII JAI – 2008 da UFSM pela oportunidade de apresentar o Projeto. Rubens Zolar Gehlen Bohrer agradece à Silvano Lucas Prochonow pelo apoio e informações relativas ao desenvolvimento do Projeto. Obrigado pela atenção.