DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Pedagogia da pesquisa-ação
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CRITICAL LITERACY.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A Escola e as Mudanças Sociais
Retratos da Independência
Coleção Vitória-Régia
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Os níveis básicos da leitura
Profª Luciana G. Platero
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Escolas Promotoras de Saúde
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Prof. Edison Rodrigues Derito Prof. Wilson LAPO
O que é ensinar história?
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Educação Especial Aula 7
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Saúde e Educação Século XXI
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Apresentaç ão. Comunidade de Aprendizagem é um projeto de transformação social e cultural que tem início na escola, mas que se expande para toda a comunidade.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
V Encontro Estadual do Proinfância Bahia MEC-UFBA V Encontro Estadual do FBEI/MIEIB Salvador, 16 de abril de 2015 Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
Curso de Especialização em mídias Integradas na Educação
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
 fracasso escolar - discutidos;  uma questão não resolvida;  inúmeras variáveis podem contribuir com o bom andamento do processo de aprendizagem, afetivo-emocionais,
AVALIAÇÃO.
Currículo e diversidade
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
Empreendedorismo Feminino: oportunidade ou necessidade na profissão contábil Prof. MSc Cristina Amélia Fontes Langoni Campina Grande/PB, 26/10/2015.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA O uso de recursos tecnológicos na escola, vem se expandindo já a algum tempo. A princípio o uso dos Slides, e o retro.
Currículo do século XXI competências, conhecimentos e valores Que Educação queremos? Repensar o lugar da Música no currículo do séc. XXI Manuela Encarnação.
Termo de Terminalidade
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: conceitos e valores XXXX www.ibd.org.br

DIVERSIDADE Diversidade: Uma riqueza para o educador do século XXI Diversidade ≠ Desigualdade e injustiça social LAURA CALEJON

DESIGUALDADE E INJUSTIÇA SOCIAL Evidências da desigualdade e da injustiça social: a) o número de crianças que não concluem o ensino básico (cerca de 70% segundo dados da Revista Nova Escola); b) a maior porcentagem de reprovações de crianças oriundas de camadas populares; c) a diferença de salários entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos; d) O acesso nos espaços educativos e sociais. LAURA CALEJON

DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO Diversidade como riqueza para o educador: a) necessidade de revisão das explicações dadas ao desenvolvimento humano e as relações existentes entre aprendizagem e desenvolvimento humano; b) entendemos que o bom ensino é aquele que promove o desenvolvimento. LAURA CALEJON

DIVERSIDADE E O LIVRO DIDÁTICO Importância da escola e do professor na promoção do desenvolvimento: o papel do livro didático; b) o livro didático como reprodutor das desigualdades sociais. LAURA CALEJON

MUITO OBRIGADA www.ibd.org.br