SPINOZA I 1632-1677. TEMAS NORTEADORES DO PENSAMENTO DE SPINOZA A unidade da substância A superação do dualismo cartesiano O panteísmo spinoziano A purificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
Sobre a Lógica da Ética Espírita
O ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO?.
EPICURISMO: ÉTICA, PRAZER E SENSAÇÃO
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
" Conquistar a felicidade "
Ética - Visão Histórica
EPICURISMO PRAZER E SENSAÇÃO
ESTOICISMO.
Professor Marcelo Rocha Contin
Tomás de Aquino De Regno.
Sumário da apresentação
Prof. Everton da Silva Correa
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar.
Cérebro X Mente.
A fundamentação da moral em Kant
Platão ( a.C.) Família aristocrática ateniense
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Ética OS VALORES VAZQUEZ, Adolfo Sánchez.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
A INFELICIDADE REAL.
1. Descrição e Interpretação da Actividade Cognoscitiva
Tecle para o avanço dos slides.
O QUE É FILOSOFIA ?.
REVISÃO PARTE 01: ENTENDENDO O BEM E O MAL. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que Deus permitiu ao homem, desfrutar de praticamente todas as coisas.
O conhecimento científico
René Descartes Meditações.
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
Por esta causa me ponho de joelhos...
Por Que Acontecem Conflitos Constantes e Prolongados ?
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
As bases da ciência moderna
O agir humano II Aristóteles Não é separada do corpo e não é eterna
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Tema filosófico: O TEMPO. “Se não me perguntam o que é o tempo, eu sei o que é o tempo, mas se me perguntam o que é o tempo, eu não sei o que é o tempo.”
Ética Kantiana.
O la ç o estabelecido por uma religião, seja qual for o seu objetivo, é, pois, essencialmente moral, que liga os cora ç ões, que identifica os pensamentos,
A REVOLUÇÃO FILOSÓFICA PROF. SUDERLAN. A filosofia na era moderna transfere sua afinidade e lealdade à religião para a causa da ciência Bacon: (século.
Mecanicismo cartesiano
Período sistemático Aristóteles
ÉTICA A NICÔMACO: visão geral
Ontologismo de Wittgenstein Objetos Simples Proposições Atômicas Fatos atômicos A linguagem é um espelhar da realidade Substância Do mundo Estrutura comum.
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
Prof. Suderlan Tozo Binda
VALORES ‘MATERIAIS‘ E SUA HIERARQUIA
ARISTÓTELES.. “A acentuada tendência platônica a uma construção filosófica ideal passa a ser amenizada no pensamento de Aristóteles, na medida em que.
Heidegger cita Novalis:
Filosofia Moderna.
suefirmeza Apaixone-se definitivamente pelo seu SONHO. O sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu. Apaixone-se por sua FAMÍLIA. Mesmo que.
A doutrina spinoziana do paralelismo entre:
MAX SCHELER INTRODUÇÃO GERAL.
O conhecimento Spinoza.
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
Prof. Ricardo Lima – Filosofia 3º Ano ESPINOZA.  Espinoza ( ), nasceu em Amsterdã.  Era de família tradicional judia.  Gostava de estudar e.
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
ÉTICA E MORAL
PLATÃO E A TEORIA DAS IDEIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Ética na atividade econômica Avelino Alexandre Rodrigues da Silva.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
Transcrição da apresentação:

SPINOZA I

TEMAS NORTEADORES DO PENSAMENTO DE SPINOZA A unidade da substância A superação do dualismo cartesiano O panteísmo spinoziano A purificação das paixões

A BUSCA DA VERDADE QUE DÁ UM SENTIDO À VIDA OBSERVAÇÃO: 1. Falará sobre o significado de prazer, honra e riqueza. G.R. VII, 410/1; 2. Falará sobre os direcionamentos da vida humana: G.R VII, 412; 3. Falará sobre as regras provisórias de vida: G.R. VII, 413.

SPINOZA ( ) OBRA: “EMENDA DO INTELECTO” Meta suprema do seu itinerário filosófico: –“A visão das coisas sub specie aeternitatis”; A verdade que dá sentido à vida: –Caráter ético – busca a verdade ou o bem que garante a felicidade “Experimentando a fatuidade de todas as coisas que costumam acontecer na vida comum e ter descoberto que elas somente constituíam bens ou males à medida que o espírito deixa-se estimular por elas, pois, na realidade, elas eram todas nem boas nem más”.

Diante da fatuidade dos acontecimentos : Espírito Analisa o particular Coisa ruim Analisa o universal Coisa boa A fatuidade é coisa boa ou ruim somente para o espírito!!!!

Então, vamos perguntar, qual é o verdadeiro “bem” pelo qual o espírito pode encontrar a verdadeira Letícia? –Prazer –Riqueza –Honras Redimensionados em seus significados e valores. –Descobrir a necessidade das coisas: »isto é, o laço que une intimamente a mente com toda a natureza. São males quando perseguidos como fins, mas não os são quando buscados como meios

DEUS: –Ordem eterna da natureza –Uma só coisa com a natureza e com suas leis necessárias e eternas –Na Éthica: “Ele parte de Deus como centro, porque do novo significado que dá a Deus depende o novo significado que dá ao homem e à sua vida”. A CENTRALIDADE DE DEUS NO PENSAMENTO DE SPINOZA