Karl Marx.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Capitalismo / Socialismo
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Curso Livre de Humanidades – Marxismo
(Socialismo Científico)
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
Aulas 8 e 9 – Modos de Produção e Formações Sociais
A análise do capitalismo por Karl Marx
Prof. Ivan Claudio Guedes
Materialismo histórico e dialético
KARL MARX.
A sociologia de Dürkheim;
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Karl Marx e a História da Exploração
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Link para o texto sobre Marx
O materialismo histórico
 TRÊS VISÕES SOBRE A SOCIEDADE MODERNA: positivismo, racionalismo, materialismo- histórico Há necessidade de compreender as diferentes contribuições teóricas.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Estrutura e Dinâmica Social
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Karl Marx (1818 – 1883).
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Aula de Sociologia – Karl Marx
MONTESQUIEU MARX ESTADO
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
Doutrinas sociais.
IDEOLOGIA.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Trabalho Assalariado e Capital
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Marx e a educação.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Karl Marx e o materialismo histórico
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
A teoria do Valor-trabalho O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. A quantidade.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Socialismo X Comunismo
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 03/03/2010.
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
Transcrição da apresentação:

Karl Marx

Karl Marx (1818-1883) Nasceu em Trier, Alemanha. Família de classe média. Formado em jornalismo. Chegou a dirigir agências jornalísticas.

Marx e o materialismo histórico É considerada a corrente mais revolucionária do pensamento social tanto no campo teórico como no da ação política. Marx tinha por objetivo: Compreender o capitalismo. Propor ampla mudança política, econômica e social. Escrever “O Capital” para todos os homens.

A idéia de alienação A industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista. Separava também o trabalhador do fruto do seu trabalho, também propriedade do capitalista. Essa é a base da alienação econômica do homem sob o capital.

A idéia de alienação A alienação ocorre na política também: Representatividade (liberalismo). O Estado representa a sociedade. Na sociedade de classe esse Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta. Uma vez alienado o homem só pode recuperar sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico, político e à filosofia que o excluíram da participação efetiva na vida social.

As classes sociais Liberalismo: por natureza, todos os homens são iguais política e juridicamente. Marx afirma que essa igualdade natural não existe. Afirma que as desigualdades são a base da formação das classes sociais.

As classes sociais As desigualdades eram provocadas pelas relações de produção do sistema capitalista (proprietário e não proprietário). As relações entre os homens se caracterizam por relações de: Oposição Antagonismo Exploração burguesia X proletariado Complementaridade Interdependência A história do homem é a história da luta de classes.

O salário Contrato entre capitalista e operário. Compra da força de trabalho = salário O salário deve garantir a reprodução das condições de subsistência do trabalhador e sua família.

Trabalho, valor e lucro Trabalho = mercadoria. Trabalho produz mercadoria. Valor da mercadoria = tempo de trabalho gasto na sua produção. Capitalista = obter lucro.

Materialismo histórico Marx desenvolve um método de análise: o materialismo histórico. Parte do princípio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens organizam a produção social de bens.

Materialismo histórico Essa produção engloba 2 fatores básicos: As forças produtivas constituem as condições materiais de toda produção (objetos – instrumentos – homem). Cada forma de organização das forças produtivas corresponde a uma determinada forma de relação de produção. As relações de produção são as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Elas podem ser: cooperativista, escravista, capitalista...

Materialismo histórico As forças de produção e as relações de produção são condições naturais de toda atividade produtiva que ocorre na sociedade. A forma pela qual ambas existem e são reproduzidas numa sociedade constitui o que Marx denominou modo de produção.

Materialismo histórico O estudo do modo de produção é fundamental para compreender como se organiza e funciona uma sociedade. As relações de produção são consideradas as mais importantes relações sociais. Analisando a história Marx identificou modos de produção específicos.

Materialismo histórico Cada qual com diferentes formas de organização. O modo de produção e as desigualdades criam as contradições básicas com o desenvolvimento das forças produtivas. Essas contradições se acirram até provocar um processo revolucionário, com derrocada do modo de produção vigente e a ascensão de outro.