Eliminação de produtos da atividade celular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Excretor Professora Helena.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
O corpo humano e seus sistemas
Primeiros Socorros Camila Sarti
ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS DA ACTVIDADE CELULAR.
A OSMORREGULAÇÃO.
Função Urinária Transpiração
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Colégio Maria Imaculada
TRANSPORTE DE NUTRIENTES E OXIGÉNIO ATÉ ÀS CÉLULAS
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
As funções do corpo humano

SISTEMA EXCRETOR.
Sistema Excretor.
Colégio Maria Imaculada
Sistema circulatório FUNÇÃO: TRANSPORTAR NUTRIENTES,GASES,HORMÔNIOS,
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Revisão de Ciências Avaliação mensal – 3º bimestre
Aula 45 Excreção Humana.
SISTEMA TEGUMENTAR REGINALDA MACIEL.
Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
Sistema Urinário.
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
O corpo humano sistema excretor
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Digestório e Excretor
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Ciências Naturais 9.º ano
OS RINS.
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
Função Excretora.
Sistema Urinário.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Aparelho Circulatório
Função circulatória.
Eliminação de produtos da atividade celular
World Kidney Day is a joint initiative
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
ELIMINAÇÃO DE PRODUTOS DA ATIVIDADE CELULAR
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema circulatório.
O Sistema Circulatório
Estrutura e funções da pele
É um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente.
Estrutura e função do rim
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
Eliminação de produtos da atividade celular
Transcrição da apresentação:

Eliminação de produtos da atividade celular

O que é a excreção? As células que formam o nosso corpo têm várias semelhanças com uma fábrica. Numa fábrica fabrica-se algum produto; nas células fabricam-se várias substâncias e obtém-se energia. Imagem Shutterstock ID 77803840 Numa fábrica têm de entrar matérias-primas para fabricar o produto; nas células têm de entrar nutrientes e oxigénio. Uma fábrica produz lixo, que é deitado fora; as células produzem resíduos, que também têm de ser eliminados do nosso corpo.

O que é a excreção? Chama-se excreção à expulsão do nosso corpo de certas substâncias que as nossas próprias células fabricam. Essas substâncias, que podem ser chamadas produtos de excreção, não são úteis para o corpo e algumas delas, quando em grande concentração, são tóxicas. Os produtos de excreção são expulsos do corpo, principalmente, através da urina. Alguns, no entanto, são expulsos através do suor.

Ganhos e perdas de água A água é a substância mais abundante no corpo de qualquer ser vivo. É muito importante, pois está envolvida em todos os processos que ocorrem no nosso corpo. O nosso corpo ganha água de três maneiras: 1) bebendo água e outros líquidos; 2) ingerindo alimentos (pois todos contêm alguma água); 3) fazendo a respiração celular, dentro do próprio corpo. Perde água de quatro maneiras: 1) na urina; 2) no suor; 3) na expiração; 4) nas fezes.

Ganhos e perdas de água D A Quantidades médias diárias de água ganha e perdida pelo corpo. A- Bebida de líquidos; B- Ingestão de outros alimentos; C- Produção pelas células; D- Expulsão de urina; E- Transpiração; F- Expiração; G- Expulsão de fezes. 1200 mL 1200 mL E B 1000 mL 750 mL F 400 mL C 300 mL G 150 mL Se a água faltar, o corpo fica desidratado e morre, passado pouco tempo; por isso, quando a água falta, o organismo tenta poupá-la de todas as formas possíveis. Pelo contrário, se o corpo tiver água a mais, irá expulsá-la, através da excreção.

A pele A principal função da pele é a de proteger o corpo de elementos externos e de evitar que a água do corpo se evapore para o exterior. A pele também tem como função evitar o aquecimento exagerado do corpo (que poderia levar à morte). Quando a temperatura do corpo aumenta – devido ao tempo quente ou ao exercício físico –, a pele liberta suor. A água do suor evapora-se e é essa evaporação que faz baixar a temperatura da pele. O suor, tal como a urina, é uma mistura de água e outras substâncias. Sendo o suor expulso pela pele, esta é também um órgão de excreção.

A pele Pelo Poro A pele tem duas camadas: epiderme e derme. Epiderme A epiderme é a camada exterior. As suas células superficiais estão mortas. É na epiderme que é produzido o pigmento que dá cor à pele, chamado melanina. Derme A derme, mais espessa, contém células vivas, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas, folículos pilosos (onde são fabricados os pelos) e terminações nervosas (capazes de sentir a pressão, a temperatura e a dor). Glândula sebácea Folículo piloso Vasos sanguíneos Glândula sudorípara As glândulas sebáceas produzem sebo, uma mistura gordurosa que protege a pele e os cabelos, e lançam-no nos folículos pilosos. As glândulas sudoríparas produzem suor e lançam-no nos poros da pele.

O sistema urinário O sistema urinário tem como função filtrar o sangue e retirar-lhe os produtos de excreção fabricados pelas células, fabricando com eles a urina e expulsando-a depois do corpo. De cada vez que o sangue arterial é bombeado pelo coração, uma parte daquele que vai para a artéria aorta é desviada para os dois rins. Dentro dos rins, o sangue entra em capilares sanguíneos e é então filtrado, deixando ficar nos rins água e vários produtos de excreção. Todos estes produtos (água, ureia e vários minerais, entre outros) formam a urina. Artéria renal Veia renal Uréter

O sistema urinário A urina é depois recolhida por dois canais, os ureteres, que a conduzem até à bexiga, um órgão de parede elástica cuja função é armazenar urina. Quando a bexiga está cheia, a urina é enviada para um outro canal, a uretra, que a leva até ao exterior. Rim Uréter Entretanto, o sangue que foi filtrado sai dos rins e regressa ao coração, para de novo ser enviado, já purificado, para todo o corpo. Bexiga Uretra