Reciclagem de resíduos eletroeletrônicos Ellen Barbosa Denner Ribeiro Pâmella Kelley Patrícia Vieira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reciclando Facilidades
Advertisements

LIXO TECNOLÓGICO, PILHAS E BATERIAS
EFEITOS BIOLÓGICOS DO MERCÚRIO E SEUS DERIVADOS EM SERES HUMANOS
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Ciclo Sustentável do Resíduo Tecnológico CDL RS
Profª. MARCIA FUNÇÃO FENOL Profª. MARCIA
Trabalho de Química 2º Ano A
Pilhas de Mercúrio.
RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS
Contaminação por pesticidas organoclorados
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
PROPRIEDADES DE ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará
Escola Secundária Caldas das Taipas
SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc
O LIXO A palavra lixo é derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário quer dizer imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo na linguagem.
MEIO AMBIENTE RECICLAGEM
Metais no organismo humano
O Celular.
Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico
Efeito DOS metais Pesados na saúde
no contexto do Arranjo Metropolitano
A preocupação está crescendo entre governos do mundo todo em relação ao lixo electrónico - velhos computadores, televisores, telefones celulares, equipamentos.
Logística e Ecologia.
Dr. Guilherme Augusto Pulici
Educação para a Sustentabilidade
Classificação dos seres vivos.
Conceito Conceito de Sustentabilidade É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender.
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Sustentabilidade.
INRODUÇÃO: Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios.
1º SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E URBANOS DA MESO-REGIÃO TOCANTINA
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
Benefícios do Exercício
Agentes tóxicos e seus efeitos
Metais pesados.
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Toxicologia e Toxicidade
Metilmercúrio ambiente a a 1.0 (peixe) Deficiência,
Sistema Respiratório.
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE Professora: Aline G. Monteiro Trigo Março / 2012.
TI VERDE: SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Rastreabilidade em agricultura e sua importância no monitoramento de resíduos de agrotóxicos Porto Alegre, 12 de setembro de Casiane Tibola.
Toxicidade Crónica Aguda.
LOGÍSTICA REVERSA PHILIPS Inovando para o bem-estar.
Resíduo Tecnológico Turma INF 321.
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
Paulo Sérgio M. Mascarenhas Química
Características das Análises Toxicológicas Aula Teórico-Prática Profª Larissa Comarella.
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
07:11 WinHealth 1.0 WinHealth é uma medicina lógica de nova geração desenvolvida pela Alex Laboratories – USA ( mas não abusa) que estará em breve em todos.
Comprehensive Homeowner’s Microinsurance in Brazil: Estimation of Pricing and Market Potential (no prelo, Latin American Business Review, 2010) Prof. Dr.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
INTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS EM AVES
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Curso de Gestão de Resíduos no Ambiente Laboral e Doméstico
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?. ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes.
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano B – 2011 Professoras: Rosana Davi Lorente e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Leucemia.
A cada ano 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados em todo o mundo. Essa estimativa se deve ao avanço da tecnologia que, apesar de visar.
A PNRS E A INDÚSTRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 3 de dezembro de 2015.
Transcrição da apresentação:

Reciclagem de resíduos eletroeletrônicos Ellen Barbosa Denner Ribeiro Pâmella Kelley Patrícia Vieira

De acordo com o diagnóstico, entre 2001 e 2030, cada brasileiro deve gerar em média, a cada ano, em torno de 3,4 kg de (REEs). “Este estudo foi realizado para estimar, preliminarmente, a geração atual e futura dos resíduos eletroeletrônicos e auxiliar decisões na busca pela solução dos consequentes problemas ambientais advindos do gerenciamento inadequado”, afirmou Junqueira que é, também, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

FONTE: Plano de Gerenciamento Integrado de resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos

Componentes presentes em eletroeletrônicos Equipamentos onde estão presentesConsequências de sua presença MercúrioComputador, monitor e TV de tela planaDanos no cérebro e fígado CádmioComputador, monitores de tubo e baterias de laptopsEnvenenamento, problemas nos ossos, rins e pulmões ArsênioCelularesEnvenenamento, problemas nos ossos, rins e pulmões BerílioComputadores e celularesCausa câncer no pulmão Retardantes de chamas (BRT) Usado para prevenir incêndios em diversos eletrônicosProblemas hormonais, no sistema nervoso e reprodutivo ChumboComputador, celular e televisãoProblemas hormonais, no sistema nervoso e reprodutivo BárioLâmpadas fluorescentes e tubosEdema cerebral, fraqueza muscular, danos ao coração, fígado e baço PVCUsado em fios para isolar correnteSe inalado, pode causar problemas respiratórios

O potencial poluidor deste tipo de resíduos está diretamente relacionado com os elementos químicos presentes nos aparelhos eletrônicos. " A exposição em excesso a esses agentes químicos pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurológicas, anemia e até câncer, Quem entra em contato com o cádmio, que é uma substância carcinogênica, deve ter uma exposição longa para manifestar a doença. Já o mercúrio, por exemplo, se for inalado ou mesmo ingerido, a manifestação será aguda. A pessoa demonstra sinais da intoxicação rapidamente", Luis Augusto Bianchi, professor da disciplina de Clínica Médica Geral e Emergência Clínica da Faculdade de Medicina da Unesp.

Brasil: toneladas/ano MG: toneladas/ano RMBH: toneladas/ano Geração média per capita anual de resíduos eletroeletrônicos (2001 a 2030), considerando resíduos provenientes de telefones celulares e fixos, televisores, computadores, rádios, máquinas de lavar roupa, geladeiras e freezers: Brasil: 3,4 kg/habitante MG: 3,3 kg/habitante RMBH: 3,7 kg/habitante Geração média per capita anual de resíduos eletroeletrônicos (2001 a 2030), considerando resíduos provenientes de telefones celulares e fixo, televisores e computadores: Brasil: 1,0 kg/habitante MG: 1,0 kg/habitante RMBH: 1,1 kg/habitante

Projeção de acúmulo de resíduos eletroeletrônicos gerados entre 2001 e 2030, considerando resíduos provenientes de telefones celulares e fixos, televisores, computadores, rádios, máquinas de lavar roupa, geladeiras e freezers: Brasil: 22 milhões de toneladas MG: 2,2 milhões de toneladas RMBH: 625 mil toneladas Projeção de acúmulo de resíduos eletroeletrônicos gerados entre 2001 e 2030, considerando resíduos provenientes de telefones celulares e fixo, televisores e computadores: Brasil: 7 milhões de toneladas MG: 680 mil toneladas RMBH: 200 mil toneladas Fonte: Ascom/ Sisema. Disponível em:. Acesso em: 04 jul resíduos

A reciclagem dos eletroeletrônicos também contribui para que eles não abasteçam o comércio paralelo. Segundo Carvalho, muitas peças acabam retornando para o mercado, e o consumidor pode ser lesado ao adquirir um equipamento novo. (Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, diretora do CCE-USP ) htmhttp:// htm Reciclagem de resíduos

Pesquise Prolongue Doe Recicle Substitua Informe-se Opte pelo original Pague Economize energia Mobilize

MANUAL : Plano de Gerenciamento Integrado de resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Disponível em:. Acesso em 04 jul ASCOM/ SISEMA. Disponível em:. Acesso em: 04 jul FOLHA. Disponível em:. Acesso em: 04 jul GLOBO ECOLOGIA. Reciclagem de celulares e baterias. Disponível em: Acesso em: 05 jul