O MÍSTICO EM WITTGENSTEIN A INTERPRETAÇÃO NÃO- NEOPOSITIVISTA DO TRACTATUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
MÉTODO CIENTÍFICO.
HORIZONTE.
Platão e a Teoria das Idéias
GOSTO MUITO DE VOCE !.
Uma linda idéia a ser imitada......
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
Assim é a Vida....
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
Essa palavra que, por si só, já é carismática, pode revelar muito, dependendo do ponto de vista de quem a emprega. Em dicionários encontramos algumas.
Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012
BORDADOS DA VIDA.
Catedral da Família Estudo opcional para célula
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
FELIZ ANIVERSÁRIO, MEU AMOR
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Bom dia! Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas.Conheço pessoas que.
Aristóteles e o mundo sensível
Assim é a Vida....
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
Lição do lápis by
Verbo Língua Portuguesa.
Chiara Lubich – Novembro de 2009
Existe erro na Bíblia ?.
BORDADOS DA VIDA.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Apresenta O Bordado da Vida Desconheço a Autoria Ligue o Som.
Faça o seu coração vibrar!
A qualidade de um Lápis.
A Tábua.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Aprendi que não importa o quanto você se dedique a
JÁ FAZ UM TEMPO QUE VOCÊ CLAMOU
"Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
18-abr-17 20:51:52 Todos Precisamos de um ombro Amigo
DEUS NÃO ERRA Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava.
Para os Meus 3 amigos.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
O método criminológico
Você pode digitar suas próprias categorias e valores de pontos neste tabuleiro do jogo. Digite suas perguntas e respostas nos slides que fornecemos. Quando.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
Ludwig Wittgenstein ( )
Ontologismo de Wittgenstein Objetos Simples Proposições Atômicas Fatos atômicos A linguagem é um espelhar da realidade Substância Do mundo Estrutura comum.
NEOPOSITIVISMO V Carnap:.
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
Ontologia do Tractatus. O mundo se divide em: Fatos Aquilo que acontece (prop.1.1) Fatos atômicos Proposição 2 Combinação de objetos simples Compostos.
KARL JASPERS
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
O N E O P O S I T I V I S M O Objetivos
A função da literatura Disciplina: Fundamentos da literatura Professor: Marcel Matias.
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Transcrição da apresentação:

O MÍSTICO EM WITTGENSTEIN A INTERPRETAÇÃO NÃO- NEOPOSITIVISTA DO TRACTATUS.

Objetivos TRABALHAR A QUESTÃO DO INEXPRIMÍVEL EM WITTGENSTEIN

O MÍSTICO EM WITTGENSTEIN 1. A ciência representa projetivamente o mundo: –Porém, além da ciência e do mundo, “há verdadeiramente o inexprimível”; –Ele se mostra, é aquilo que é místico (proposição 6.522); –O que é místico não é como o mundo é, mas o que ele é (proposição 6.44);

–O sentido do mundo deve-se encontrar fora dele. No mundo, tudo é como é e acontece como acontece: nele não há nenhum valor – e, se houvesse, não teria nenhum valor (...) (proposição 6.41). –Nós sentimos que, ainda que todas as possíveis perguntas da ciência recebessem respostas, os problemas da nossa vida não seriam sequer arranhados. Claro, não resta então nenhuma pergunta – e essa é precisamente a resposta (proposição 6.52). –“O problema da vida se resolve quando se desvanece” (proposição 6.521).

A interpretação não-neopositivista do Tractatus: Afirma Wittgenstein em carta: –“(...) Com efeito, eu queria escrever que o meu trabalho consiste em duas partes: aquilo que eu escrevi e, ademais, tudo aquilo que eu não escrevi. E precisamente esta segunda parte é a importante (...)”. O que não está escrito, o que não é dito porque não é dizível cientificamente é o que constitui a parte mais importante: “a ética e a religião”.

Afirma Engelmann sobre Wittgenstein: “Toda uma geração de alunos considerou Wittgenstein positivista, já que ele tinha em comum com os positivistas algo de enorme importância: ele traçara uma linha de separação entre aquilo de que se pode falar e aquilo que se deve calar, coisa que os positivistas também haviam feito. A diferença está apenas no fato de que eles não tinham nada sobre o que calar.

O positivismo sustenta – e essa é a sua essência – que aquilo de que podemos falar é tudo o que conta na vida. Já Wittgenstein crê apaixonadamente que tudo o que conta na vida humana é precisamente aquilo sobre o qual, no seu modo de ver, devemos calar. Apesar disso, quando ele dedica um imenso cuidado a delimitar o que não é importante, não é a costa daquela ilha que ele quer examinar tão acuradamente, e sim os limites do oceano”.

Observação: Wittgenstein apenas disse que existem coisas que não se pode falar, que a linguagem não dá conta, mas nunca disse que essas mesmas coisas, que a linguagem não dá conta, não existem.