A crise da teoria social e a crise dos refugiados na Europa António Pedro Dores 17 de Março de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais
Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
Perfil do Empreendedor
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Globalização econômica e comércio exterior
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais
Modernização tardia António Pedro Dores Ouro Preto, Agosto 2009.
UNIÃO EUROPEIA.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Comercio Internacional
Conclusões ETAPA VER d Campanha Europeia 1 Maio 2010 – 1 Maio 2012.
A face e a sociologia da instabilidade (II) =Identidade e mimetismo=
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
Quanto vale a paz de espírito?. Este é o número estimado de pessoas que morrem por dia em decorrência da fome e da pobreza extrema. Vinte Mil Vidas !
Os processos psicossociais da exclusão
Reunião Autoformação Pinheiros
Teoria Estruturalista
A face e a sociologia da instabilidade Breve apresentação de uma crítica à teoria social António Pedro Dores (Outubro 2012)
Unidade Produção-Consumo Sustentável
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
A violência da teoria social António Pedro Dores 12 de Maio de 2014.
VI. Dinâmicas sociais * e metodologias Institucionalização e transformação social Reprodução social e disposições sociais Dinâmicas sociais *António Pedro.
Autoavaliação Institucional e a CPA
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
1.3. Os paradigmas da Teologia Prática. Os “paradigmas” da Teologia Prática (1) A Teoria sempre recebe o impacto da história e é condicionada pela sociedade.
Trabalho realizado por:
Quanto vale a paz de espírito?
Globalização, Justiça Social e Direitos Humanos
O ESTADO NOVO António de Oliveira Salazar AUTORA / ESCOLA C O L É G I
Oficina de Motivação.
Igualdade para todos! Plano Marshall.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
À procura de soluções para o desenvolvimento
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS – 1
Escola Básica Sebastião da Gama
Mudar de vida - a crise dissimulada das teorias sociais I Congresso Internacional para as Condições de Vida António Pedro Dores, CIES-IUL/ISCTE-IUL 22.
Revolução Russa Rússia.
Exclusão epistémica da crimigração António Pedro Dores, ISCTE-IUL, Jun 2012.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
NOÇÕES E INTRODUÇÃO LIBERDADE – DIREITO- JUSTIÇA – REGIME DEMOCRÁTICO
Ciências Sociais e Bem Viver António Pedro Dores 11 de Julho de 2014.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Medição da Actividade Económica
A FORMAÇÃO DO JUIZ DO TRABALHO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Brasilino Santos Ramos.
Rendimento Básico Incondicional e Estado António Pedro Dores – Novembro 2015.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Saúde mental.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Actualização do direito: actualização das teorias sociais António Pedro Dores 09 de Janeiro de 2016.
1 CONVERSANDO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO Profa. MS Vera Schmitz.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Geração 50 + Pensar pragmático – Agir positivo Conclusões da Conferência Internacional 9 de Outubro 2007 Fundação Dr. Cupertino de Miranda.
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
Rússia e Europa Oriental
Perspectivas financeiras de combate à discriminação Associação Portuguesa de Adictologia António Pedro Dores, 19 de Maio de 2016.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
António Pedro Dores, Abril 2017
António Pedro Dores, Jul 2016
Transcrição da apresentação:

A crise da teoria social e a crise dos refugiados na Europa António Pedro Dores 17 de Março de 2016

A Queda do Império Saque de Roma pelos Vândalos em 455 Heinrich Leutemann

Argumento Privilégios, desigualdades e sentimentos assinalam fim de ciclo longo Transformações práticas estão adiantadas relativamente às cognitivas Cooperação institucional está em causa, não funciona Actualizar paradigma cognitivo

Paradigmas centrípetos Quotidiano Justiça social Direito Orgul ho Economia Superioridade Doutrina Política Bem- estar Vergonh a Justi ça Med o Níveis de Realidade Social Construídos IMPERIALISTAS INSTITUCIONALISTAS IDEALISTAS ESTRUTURALISTAS

Mudança cognitiva Crítica do sistema de instituições Crítica da dupla legitimidade entre o cima e o baixo, as ideias e os fazeres Crítica à hiperespecialização cognitiva Crítica das barreiras intra-disciplinares que contêm a produção cognitiva

Teorias centrífugas Depressão Esperança Juízos morais Iguais para todos Interesses diversos, livres Soberania Legitimidade Corrupç ão Dinamis mo Impunid ade Privilégio s Níveis de Realidade Social Construídos COMUNS TRANSPARÊNCIAVIOLÊNCIA ESTADOS DE ESPÍRITO

Cooperação institucional Privatização – dos bens comuns (mineração e ecosistema) ONU – vetos EU – política da dívida Direito – politização da justiça (nº de prisioneiros) Riscos sistémico (banca sequestrada pelos seus interesses bolsistas)

Cooperação social Individualismo – empregabilidade Despesas sociais crescentes – por causa do desemprego estrutural Despesas sociais inconsequentes - fome Descrição idílica da sociedade ocidental por contraste com outras partes do mundo, por via mediática e intelectual (incluindo CS)

Transformações práticas Privatização da guerra Reemergência de sensibilidades políticas racistas (em torno dos refugiados) Apoio político à extrema direita contra os russos, na Ucrânia, influenciando toda a Europa de Leste Dessolidarização interna do “projecto europeu”

Choque de realidade Serviços sociais sempre foram assistencialistas (por via dos condicionalismos de acesso nas mãos de funcionários) A exclusão socialmente organizada tem efeitos devastadores nas pessoas, seja em termos de falta de iniciativa como em termos de iniciativas desesperadas – com consequências sociais

“Vamos ser solidários” Isso apenas tem efeitos políticos Como as campanhas de pedinchice para tapar os olhos dos negócios da pobreza É proibido ajudar (Selva) Controlo social – o estado social – funciona como armadilha da exclusão Ex: Dinamarca confisca bens (como faz habitualmente)

Concluindo A rigidez dos sistemas sociais – profissional e socialmente – estão a ser – mais do que a crise financeira – a causa última da queda da EU. A teoria social, construída ao serviço do Estado Social, está incapaz de se autonomizar. Se o fizesse, se reconhecer o seu viés e o combater, pode contribuir para que a história não se repita.

Fim