Engenharia de Sistemas (Lato Sensu) Victor Costa de Alemão Cisneiros Hudson Ramos Aracaju/SE COMPARAÇÃO ENTRE SERVIDORES WEB APACHE HTTP SERVER E NGINX.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Advertisements

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
UML Visões – Parte 2.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Introdução à Informática
Algoritmos de escalonamento (com e sem o
Avaliação dos Threads da Bibloteca Apache Portable Runtime Diego L. Função Edwin Choquehuanca Dráusio L. Rossi.
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Concepts and Capabilities
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 2
WAMP5 2.0 "Um pacotão completo e gratuito que inclui Apache, PHP5, MySQL database, PHPmyadmin e SQLitemanager!" O WAMP5 (que significa Windows, Apache,
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Threads.
O Portal do Estudante de Computação
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
Nomes: Thalia Fernanda Mirian Lúcia
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
A autoria - II.
Arquitetura Cliente /Servidor
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Curso de Web Master Php – 1ª Aula.
Professor: Márcio Amador
Simples como a web deve ser. Uma empresa que oferece serviços e soluções voltados essencialmente para a web. Criada no inicio de 2010, a Coresphere se.
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
O primeiro passo para a nuvem
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Single-Chip Cloud Computer (SCC) Um processador many-core experimental desenvolvido pela Intel Labs.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Sistemas Distribuídos
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Prof.°: João Henrique Disciplina: SOR II
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
CURSO DE INFORMÁTICA MÓDULO BÁSICO.
Trabalho de Seminários em Informática
2 Integrantes André Schäffer Breno Neil (Gerente) Caio Lira Eduardo Cavalcanti Felipe Bartolomeu Felipe Maia Filipe Luiz Monteiro Hugo Calazans João Victor.
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Tópicos de Sistemas de Informação A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
O que são, quais existem e suas características.
Sistemas Distribuídos
Análise de frameworks de sockets em Java Luciano Macedo Rodrigues.
Sistemas de Arquivos Paralelos Alternativas para a redução do gargalo no acesso ao sistema de arquivos Roberto Pires de Carvalho carvalho arroba ime ponto.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Aplicativos para Internet Prof. Wolley W. Silva
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Web e suas Ferramentas.
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Servidores Formanda: Raquel Pimentel Formador: Nuno Veríssimo.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Sistemas (Lato Sensu) Victor Costa de Alemão Cisneiros Hudson Ramos Aracaju/SE COMPARAÇÃO ENTRE SERVIDORES WEB APACHE HTTP SERVER E NGINX

Servidor Web Software que entrega documentos aos computadores e outros dispositivos na rede usando o protocolo HTTP. Tais documentos podem ser: páginas HTML; imagens; scripts e outros. Apache HTTP Server Lançado a mais de 20 anos. Atual líder de mercado. NGINX Lançado em Diz oferecer melhor desempenho em relação ao Apache. Tem sido cada vez mais utilizado.

Surgimento das mídias sociais e aplicativos de celulares tem feito com que mais pessoas usem a Internet, aumentando assim a demanda computacional exigida dos servidores web. Novos softwares surgem, oferecendo vantagens em relação ao anterior, tornando sua adoção vantajosa. É necessário estudar e testar os novos softwares antes de se adotar eles por definitivo. Realizar uma comparação entre os servidores web Apache HTTP Server e NGINX, de modo a verificar se o NGINX é uma melhor alternativa em relação ao Apache.

Requisições por Segundo: Número máximo de documentos que o servidor consegue entregar por unidade de tempo. Nível de Concorrência: Número de computadores em paralelo requisitando documentos ao servidor web. Conteúdo Estático: Documento que é gerado somente uma vez e entregue pelo servidor. Exemplo: Uma foto específica. Conteúdo Dinâmico: Documento que varia conforme o tempo e o usuário que o requisita. Exemplo: Lista das últimas atualizações do mural em uma rede social.

Pesquisa bibliográfica e experimental. Análise comparativa das funcionalidades e arquiteturas dos servidores Apache HTTP e NGINX. Realização de experimentos comparando o desempenho de cada um dos 2 servidores quando sob uma alta carga de acessos simultâneos.

Uso dos servidores web por ranking ApacheNGINX Gerenciamento de Requisições Sockets e Threads síncronos Arquitetura orientada a eventos PortabilidadeMulti-plataforma (Windows, Linux, Mac, outros) Suporte a CGISim Suporte a HTTPS Sim Suporte a Virtual Hosting Sim Sistema de Módulos Sim, possui um sistema de módulos dinâmico Sim, possui um sistema de módulos estático Código AbertoSim Características e funcionalidades

Hardware utilizado Sistema Operacional: CentOS 7. Processador: Intel Core i5 2500K, 4 núcleos. Memória: 4 GB DDR3. Disco: SSD a 240GB.

Ambos os servidores apresentam funcionalidades semelhantes e possuem arquitetura extensível. Os dois servidores são bastante utilizados hoje em dia, o que gera uma certa confiança. NGINX apresentou os melhores resultados nos testes de desempenho. O Apache em sua última versão (2.4), apresentou resultados próximos ao NGINX, quando utilizado o gerenciador de requisições mpm_event. Em trabalhos futuros, utilizar um hardware mais poderoso e utilizar valores maiores de concorrência para melhor simular os maiores sites e portais da internet. Imagens de uso dos servidores web por ranking de: Demais imagens e tabelas: Elaboração própria.