Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
Expressão e Educação Físico-Motora
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
Projecto Itineris Comunicação escola/família/comunidade - Perfil do professor tutor Sesimbra, Janeiro de 2007.
Escola EB 2 e 3 da Trafaria.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
MISSÃO: formar professores de educação física
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Linhas orientadoras para o ensino da Língua Portuguesa
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Plano de Actividades GINÁSTICA 2010\2011
Projeto de Investigação
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Procedimentos de referenciação e avaliação
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
CLUBE DE NATAÇÃO DA AMADORA
Práticas lúdicas na infância em contexto escolar
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
“ANDEBOL NA ESCOLA” Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar Centro de Atletismo das Galinheiras Sporting Clube de Portugal K'Cidade © Paulo Malhão 2010.
Universidade Federal de Itajubá
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
P rograma de A poio à C omunidade E ducativa Projecto financiado pelo Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Módulo 4 – Legislação desportiva
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VASCO SANTANA
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
A Educação e a prestação de outros serviços Autarquias/IPSS Reunião Regional com UDIPSS e IPSS de Aveiro e Porto Cortegaça, aos 2 de Abril de 2011.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Agrupamento Vertical de Escolas de Murça (152778) Escola EB 2,3 / S de Murça (346305)
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Medidas preventivas do insucesso e do abandono escolares (decreto-lei n.º 176/2012)
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Lisboa e os Agrupamentos das Escolas públicas. Programa de Apoio à Natação Curricular do 1º Ciclo

Destinatários Alunos inscritos do 1º ao 4º ano de escolaridade das escolas da rede pública da cidade de Lisboa incluindo os alunos que estão integrados nas Unidades de Apoio Especializado (UAE)

Proporcionar as condições necessárias para que todos os professores do 1º CEB de Lisboa possam garantir aos seus alunos as aprendizagens constantes no Programa Nacional de Expressão e Educação Físico-Motora na área da Natação. (Despacho nº 139/ME/90 de 16 de Agosto publicado no DR nº 202, II Série de 1 de Setembro) Metas

Programa Nacional de Expressão e Educação Físico -Motora do 1º Ciclo do Ensino Básico BLOCOACTIVIDADE 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 1Perícia e manipulação   2Deslocamentos e equilíbrios  3Ginástica  4Jogos  5Patinagem  6Actividades rítmicas expressivas  7Percursos na natureza  8Natação 

Objetivos do Programa: Objetivos programáticos incluídos na área da natação do Programa de Expressão e Educação Físico- Motora: Adaptação ao meio aquático Aprendizagem da natação

Protocolo entre o Município de Lisboa e o Agrupamento de Escolas (Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, na redação dada pela Lei nº5-A/2002, de 11 de Janeiro, nos termos do artigo 67º); Modelo de cooperação entre a CML e o Agrupamento de Escolas Inscrição aberta a todas as Turmas e UAE O Programa é totalmente gratuito Condições de Acesso

10 Piscinas Municipais: Alfama Alvito Ameixoeira Boavista Campo de Ourique Casal Vistoso Oriente Rego Restelo Vale Fundão 4 Piscinas Privadas: Clube Nacional de Natação Clube VII Estrelas S.J. Brito Sporting Clube Portugal Instalações Desportivos (14)

Associação Estrelas de S. João de Brito Atlético Clube de Portugal Clube Nacional de Natação Clube Oriental de Lisboa Clube VII Ginásio Clube Português Sporting Clube de Portugal AAMA – Ass. de Atividade Motora Adaptada APCL – Ass. Paralisia Cerebral de Lisboa CERCI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados CRL Entidades Parceiras (7+3)

12 aulas por cada ano letivo 2 sessões semanais de 45 minutos durante 6 semanas As aulas realizam-se no horário curricular dos alunos Aulas ministradas em conjunto por Professores de Educação Física ou Técnicos de Natação e os respetivos Professores Titulares das Turmas. Funcionamento e Enquadramento Técnico

Acompanhamento e Avaliação O acompanhamento e a avaliação de cada aluno é feito na Caderneta de Natação do Aluno, onde são registados os níveis atingidos no decorrer das aulas.

Festa de Encerramento No final de cada turno de 12 aulas: - um momento de convívio desportivo - uma exposição de desenhos dos alunos alusivos à atividade Objetivos: -Verificar as competências adquiridas - Possibilitar o acompanhamento por parte dos respetivos Encarregados de Educação e outros familiares

Festa de Finalistas Destinatários: Alunos do 4º ano Objetivo: Assinalar o final de um Ciclo de Formação da Área da Expressão Físico - Motora

Inicio no ano letivo 2012/13 Objetivo: Responder às necessidades específicas destes alunos através de apoio individual especializado. Atividades para alunos com necessidades educativas especiais integrados nas Unidades de Apoio Especializadas (UAE)

Ensino Especial - Funcionamento e Enquadramento Técnico Funcionamento: 10 aulas por ano letivo Uma aula por semana de 30 minutos Enquadramento técnico: Técnicos especializados O rácio é de 1 para 1

Indicadores de Participação Escolas que não participam no programa: EB1 das Laranjeiras EB1 Frei Luís de Sousa (Nº 49) EB1 Bairro de S. Miguel (Nº24) EB1 Nº 1 de Lisboa EB1 Luz /Carnide (Nº 45) EB1 S. Vicente de Telheiras EB1 Alto da Faia EB1 Telheiras (Nº57) EB1 Nº 204

Escolas Públicas da Cidade de Lisboa (Rede Pública da cidade de Lisboa) Escolas que não participam no programa: 10 Escolas que participam no programa: 81 Agrupamento que não participa no programa: Agrupamento de Telheira

Unidades de Apoio Especializado (Rede Pública da cidade de Lisboa) UAE que não participaram no programa: 3 UAE que participam no programa: 15

Indicadores de participação : 70% do total de alunos

Indicadores de participação - UAE

Avaliação das Aprendizagens

Considera que este Projeto permite alcançar os objetivos do Programa Curricular de Expressão Físico-Motora na área da natação? Índices de Satisfação

Indicadores de Gestão