ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Advertisements

Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
1º Núcleo Gerador – Equipamentos e Sistemas Técnicos
Energias renováveis… … o futuro.
Início.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
Energia Eólica ●Fontes Limpas de Energia Erica Rocha Siqueira 1° A.
Trabalho de Biologia Bárbara Marques 1ºA
Energia Eólica.
Energias renováveis… … o futuro.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Universidade Federal de Campina Grande
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Desenvolvimento sustentável
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
TECNOLOGIA – Energia Eólica
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Escola Padre Vítor Melícias
USINA HIDROELÉTRICA.
Energia Renovável e Não Renovável
Energia limpa.
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Ar e Vento.
TRABALHO ENERGIA EÓLICA
Energia Eólica.
Energia Eólica Princípios.
Usina Hidrelétrica.
Escola Secundária do Castelo da Maia
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Escola: COOPEN Série: 4º ano B Alunos: Délio e Maria Luiza
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Naíde Domingos Nº ºD.
Energia Eólica Trabalho realizado por : Fábio Mendes nº5; João Gonçalves nº8; Licínio Baptista nº10.
Larissa Silva, Samir Laham.
Energia Eólica.
Energia Termoelétrica
Clarissa Debiazi Zomer
Energia Eólica.
Energia Eólica.
Nome: Maria Eduarda Arantes, Caio e
USINAS HIDRELÉTRICAS.
Queima de Combustíveis fósseis
Eólica.
Repercussões das Mudanças Climáticas Energia hidráulica A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
ENERGIA E MEIO AMBIENTE Professor Elder Latosinski
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Origens   A energia dos ventos vem sendo utilizada pela humanidade há mais de 3000 anos. Moinhos de vento foram as primeiras aplicações da energia eólica.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Escola: Coopen Coc Aluno: Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B
Custos e benefícios da energia eólica
Definições Básicas Energia eólica obtida através dos ventos
Escola:Coopen Aluna:Júlia Swart e Laura Casagrande Série:4° ano A
Inovação e competitividade na indústria de energia eólica
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
Energia Eólica.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
Sistemas de Energia – Aula 14 Módulo VIII
Energia: tecnologia e desenvolvimento sustentável II.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Giovani Pereira Picheli – Antônio de Pádua Brito Jr. – Rodrigo Vieira Sebin – Érico Medeiros Pontes – Arthur Henrique Capuani –
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro.

Energia Eólica – A energia dos Ventos A conversão da energia cinética dos ventos mecânica, vem sendo utilizada pela humanidade há mais de 3.000 anos; Eram usados na antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover suas pás.

Vento – Movimento de parcelas de ar, nas atmosferas planetárias; Embora, o ar possa mover-se na direção vertical, a denominação “vento” é comumente aplicada apenas ao movimento horizontal, paralelo à superfície do planeta.

A Velocidade e a Direção do Vento Os fatores que estão relacionados à velocidade e à direção do vento, são: Temperatura; Umidade; Pressão do ar atmosférico.

Tipos de Ventos Ventos Globais; Ventos de Superfície; Ventos Locais: Brisa Marinha ou de Montanha ou Vale.

Energia eólica

Século XIX – Primeiras tentativas da produção de energia eólica, mas somente um século depois, com a crise internacional do petróleo, é que houve interesse e investimentos no desenvolvimento e aplicação dos equipamentos

1976 – Dinamarca: 1ª Turbina Eólica Comercial; Atualmente existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação no mundo; No Brasil, o maior campo de energia eólica, localiza-se em Osório (Rio Grande do Sul).

Essa energia pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, porque é renovável, limpa, distribuída globalmente, auxiliando assim na redução do efeito estufa.

Princípio de Funcionamento

Utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores – grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento através de um gerador, produz energia elétrica.

Estrutura - Aerogerador Torre - Mastro Turbina Nacele - Rotor Pás Em um projeto é definido quantidade de pás, material de cada componente, orientação do eixo do rotor, entre outras.

Componentes do Aerogerador Torre – Suporta a turbina, permitindo que as pás girem a uma altura adequada acima do terreno. Nacele – Onde são instalados os sistemas responsáveis pelo funcionamento do rotor e transformação da energia eólica em energia elétrica.

Rotor – Transforma a energia cinética do vento em energia mecânica de rotação. É movido a partir da força do vento. Composto por pás ou hélices, rotor e eixo; Pás – O formato, material e rigidez, são extremamente importantes para o desempenho da turbina (As pás têm perfil aerófilo, semelhante aos das asas dos aviões).

Gerador – Converte energia mecânica em elétrica; Mecanismo de Controle – Responsável pela orientação do rotor; Sistema de Armazenamento – Responsável por armazenar a energia para a produção; Transformador – Responsável pelo acoplamento elétrico entre o aerogerador e a rede elétrica;

Vantagens

Vantagens da Energia Eólica Reduz a dependência de combustíveis fósseis; É abundante, renovável e inesgotável; Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases do efeito estufa; Permitem a continuidade de atividades como pastagem e agricultura entre os aerogerados, porque ocupam pequeno espaço físico;

Desvantagens

Desvantagens da Energia Eólica Impacto sonoro; Impacto na fauna local; Impacto visual considerável.

Turbinas de múltiplas pás: Aerogeradores de hélices de são menos eficientes e mais alta velocidade. Barulhentas.

Aerogeradores agrupados sobre a água, amenizando a poluição visual.

Energia eólica no mundo

Capacidade do Planeta de Produção 6,1 GW para 282,4 GW nos últimos 16 anos; China e Estados Unidos competem pela liderança; Brasil lidera com 2,5 Gigawatts.

Condições Básicas para a geração de Energia Eólica

Energia eólica considerável Densidade - Maior ou igual a 500 w/m2; Altura - 50m; Velocidade mínima - 7 a 8m/s. Variando entre regiões e continentes.

Potencial Eólico Brasileiro

Condições Topográficas Distintas Zona costeira - áreas de praia; Campo aberto - áreas planas de pastagens, plantações; Mata - áreas de vegetação e árvores altas; Morro - áreas de relevo; Montanha - áreas de relevo complexo, com altas montanhas.

Primeiros Estudos Região Nordeste – Pernambuco e Ceará com apoio da: ANEEL; Ministério de Ciência e Tecnologia; Centro Brasileiro de Energia Eólica; Universidade Federal de Pernambuco.

Região Nordeste Mapas eólicos apontam que é a área que possui as melhores jazidas do mundo; Boa velocidade do vento; Baixa turbulência e uniformidade Potencial total estimado em 30 mil MW; Ventos mais fortes em períodos de seca.

Histórico - Centrais Eólicas Turbinas Eólicas do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE 1ª Turbina: 1992 2ª Turbina: 2001

1994 - Central Eólica Experimental do 1999 - Central Eólica de Taíba – CE Morro do Camelinho – MG

1999 Central Eólica Mucuripe – CE 1999 - Central Eólica de Olinda – PE Central Eólica de Prainha – CE

2000 - Central Eólica de Palmas - PR 2002 - Central Eólica de Bom Jardim - SC

A t u a l m e n t e

Referências O mercado da energia eólica no mundo, disponível em: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/energia/noticias/o- mercado-da-energia-eolica-no-mundo Energia eólica no Brasil, disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/matriz- energetica/energia-eolica. Energia eólica, documento da ANEEL, disponível em: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06-energia_eolica(3).pdf Ricardo Terciote. A energia eólica e o meio ambiente. UNICAMP - Faculdade deEngenharia Mecânica - Departamento de Energia.