Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar 04-10-2013DMAU/DSESA/GPIC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

O Estado e o BNDES no apoio à
Reciclagem e reutilização
Os Ecopontos na vila e freguesias vizinhas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DESAFIO DE AMPLIAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS COM QUALIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
PARQUE URBANO DE PAÇOS DE FERREIRA
Materiais recicláveis, Processo de reciclagem
Prefeitura Municipal de Bombinhas
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
O problema do lixo termina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia Ângela Reis_6350 Carolina Fontes_6348 Teresa.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
1.º Problema: Temos verificado que alguns projectos contêm falhas no dimensionamento das redes de tubagens, nos cálculos das redes coaxiais…, que só são.
Espaço público e Segurança durante Grandes Eventos
A questão do lixo no Brasil
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Forma mais antiga e directa de conhecer o número de pessoas que habitam num território. Contagem através da observação exaustiva dos indivíduos. Caracterização.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita Certificação 3R6 das.
GABINETE DOS CENSOS O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou.
2013/ º06 Parque Aquático - Braga Trabalho de: André Borges
Política Nacional de Habitação
CIPA 2013/2014.
Índice 1.O que é o Projecto Limpar Portugal ? 2.A Inspiração 3.Porquê o dia 20 de Março? 4.Organização do PLP 5.Como participar.
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” Focos de poluição e resíduos sólidos urbanos em Vale de Chícharos: que qualidade de vida? Turma.
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Regras de atendimento da empresa A empresa Ecosystems preocupa-se com o nível de satisfação dos seus clientes como tal foram definidos os seguintes procedimentos.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
VAZIO URBANO DO ANTIGO ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE XXI
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Trabalho realizado por:
Profª Márcia Velista Cavalcante
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
RECICLAGEM.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
“Conhecer para cuidar, cuidar para preservar.” Os caminhos para um amanhã melhor para nós e para as futuras gerações.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
A campanha proposta tem como objetivo, levar ao conhecimento da comunidade de Mariana, a importância ambiental, econômica e social do trabalho realizado.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
Resíduos Sólidos Domiciliares
COMANDO TERRITORIAL DE LEIRIA DESTACAMENTO TERRITORIAL DE CALDAS DA RAINHA SECÇÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS MISSÃO: Policiamento de proximidade e social,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Atividade 3.5 PROPOSTA DA ATIVIDADE.
O lixo também faz parte da sua vida!
Do Balcão Único à Rede de Atendimento Municipal Outubro de 2013 Departamento de Modernização e Sistemas de Informação | Divisão de Relação com o Munícipe.
15 anos.
Integrated manager of navigation missions in autonomous cars Ivan Ferreira Nº
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
Parques de Campismo e Caravanismo Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar 2011/2012 Introdução à Hotelaria Diogo Barbosa Filipa Távora Francisco.
A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA Uma proposta de remodelação legal e regulamentar.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
PARCERIAS PELA IGUALDADE DE GÉNERO: Resultados Alcançados e Próximos Passos Conferência Internacional do PT07 PARTNERING UP FOR GENDER EQUALITY: Achievements.
PLANO DE CONTINGÊNCIA ESPECIFÍCO DO ACES ENTRE O DOURO E VOUGA II- AVEIRO NORTE PARA ONDAS DE CALOR.
A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO Janaína Silva de Mattos Filipe Franz Teske Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Projeto de Coleta Seletiva Interna SEMADUR Isabel Cristina Penteado Rezende Tatiane Valdes Franco Oliveira.
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar DMAU/DSESA/GPIC

2 Área emblemática de Lisboa - população residente enquadrada num estrato social médio-alto; De acordo com o censos de 2011, tem residentes, 532 edifícios e fogos habitacionais. Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC3 METODOLOGIA: 1. Objetivos 2. Delimitação e caraterização da area de intervenção; 3. Materiais informativos e de sensibilização; 4. Planeamento do trabalho de terreno; 5. Execução; 6. Monitorização; 7. Avaliação. Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC4 1. OBJETIVOS: Informar residentes, comerciantes e entidades, sobre o sistema de recolha de Residuos Urbanos - sistema pneumático existente no Parque das Nações; Sensibilizar residentes, comerciantes e entidades, para a correta separação de Resíduos Urbanos e deposição na conduta; Contribuir para uma maior e melhor separação seletiva de Resíduos Urbanos; Aumentar os quantitativos de Resíduos Urbanos recolhidos e encaminhados a reciclagem. Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC5 2. DELIMITAÇÃO E CARATERIZAÇÃO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO Fases da intervenção / sensibilização Zona Norte Realizados 968 contactos personalizados Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC6 Fases da intervenção /sensibilização Zona Sul 1 Realizados 582 contactos personalizados Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC7 Fases da intervenção / sensibilização Zona Sul 2 Realizados 843 contactos personalizados Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC8 3. MATERIAIS INFORMATIVOS E DE SENSIBILIZAÇÃO Capa Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC9 Cartaz Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC10 Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar FolhetoFolheto

DMAU/DSESA/GPIC11 Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar Autocolante Comporta lixo comum

DMAU/DSESA/GPIC12 Autocolante Comporta seletivas Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC13 Reuniões de trabalho; Constituição de equipas de sensibilização; Definição de informação relevante - contactos personalizados. 4. PLANEAMENTO DO TRABALHO DE TERRENO Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC14 Contacto personalizado junto dos munícipes – residentes, comércio e entidades; Entrega de informação escrita – capa, folheto e cartaz; Afixação de informação escrita nas comportas de conduta – autocolante e cartaz. 5. EXECUÇÃO: Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC15 Reuniões semanais de acompanhamento; Caraterização de resíduos (Valorsul – colaboração da CML e da ENVAC); Reforço de sensibilização. 6. MONITORIZAÇÃO: Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC16 Caraterização de resíduos Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar Aumento nos quantitativos recolhidos em 2013

DMAU/DSESA/GPIC17 Caraterização de resíduos Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC18 Caraterização de resíduos Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar Decréscimo nos quantitativos recolhidos de indiferenciados em 2013

DMAU/DSESA/GPIC19 Por via da caracterização de resíduos recolhidos (após): Na introdução de melhorias – princípio da melhoria contínua. 7. AVALIAÇÃO: Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar

DMAU/DSESA/GPIC20 OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar