Computação Gráfica - Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

DCA-0114 Computação Gráfica
Squash and Stretch Quando os objectos se movem, ou ficam rigidos ou se deformam; Timing Tempo apropriado para o desenrolar de uma acção; Anticipation.
Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado
Projeções e OpenGL Alex F. V. Machado.
Imagens Equiretangulares
Sistemas de Informação Geográfica Profa. Gisa Melo Bassalo
COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Introdução à Computação Gráfica Colorização
Tatiane Cruz de Souza Honório
Apresentação por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
I – Informação Digital - Graphics Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
Sistema de Computação Gráfica
TOpico Especial 1: Banco de Dados Geográfico
A. Rezende, V. Cavicchioli Neto, B. Berardo,
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Computação Gráfica - Introdução
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
Sistemas de Informações Geográficas (editar titulo) Humberto Diniz (editar autor) DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DA BAHIA (instituição)
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Gizmo 3d solução interactiva
Computação Gráfica - Amostragem
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes
Processamento Digital de Imagens
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Computação Gráfica – Introdução ao OpenGL
Computação Gráfica - Amostragem Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
TRABALHO REALIZADO POR: MARCO SANTOS 10ª A ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA 2013/2014.
Módulo de visualização de modelos numéricos de superfície da estação fotogramétrica digital E-Foto (MV3D) Rodrigo Machado Alvarenga.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Imagens: De intensidade e de Profundidade Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Universidade Estadual de Mato Grosso.
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Computação Gráfica - Amostragem Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Computação Gráfica - Recorte
Módulo de visualização de modelos numéricos de superfície da estação fotogramétrica digital E-Foto Rodrigo Machado Alvarenga Fonseca.
Introdução ao geoprocessamento
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
O que é multimídia.
A animação.
Computação Gráfica - Introdução
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
Artes Digitais. Arte digital é aquela produzida também em ambiente gráfico computacional. O objectivo de dar vida virtual as coisas e também mostrar que,
ARTE DIGITAL.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
CARTOGRAFIA.
Computação Gráfica - Recorte Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Luis Felipe de Araujo Zeni
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
Introdução ao geoprocessamento
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Imagem Gráficos (Vectorial) Nos gráficos (imagens vectoriais) a informação visual é representada sob a forma de equações matemáticas que descrevem uma.
A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
Computação Gráfica - Introdução
Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica - Introdução Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Tópicos Conceito Áreas correlatas Aplicações Pipeline gráfico básico 3D

Conceito Computação Gráfica é a área da Ciência da Computação que trata da conversão de formas tridimensionais em imagens. Para produzir imagens a partir de cenas tridimensionais o processo fotográfico tradicional é simulado.

Distinguem-se dois passos: Computação Gráfica Computação Gráfica envolve “fotografar” mundos virtuais, enquanto que a fotografia tradicional envolve fotografar o mundo real. Distinguem-se dois passos: A criação, codificação, armazenamento e manipulação da cena (processo artístico). Produção da imagem (processo computacionalmente intenso).

Áreas Correlatas

Áreas correlatas Modelagem Geométrica Processamento de Imagens Análise de Imagens

Modelagem Geométrica Representa computacionalmente formas geométricas (cria modelos geométricos)

Processamento de Imagens Envolve técnicas de transformação de imagens que visam melhorar as características visuais da imagem, a detecção de padrões ou a compressão da mesma.

Análise de Imagens Busca obter a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual. Extração de características para Visão de Robôs

Aplicações

Aplicações Arte: Efeitos especiais, modelagens criativas, esculturas e pinturas. Medicina: Exames, diagnósticos, estudo, planejamento de procedimentos. Arquitetura: Perspectivas, projetos de interiores e paisagismo. Engenharia: Em todas as suas áreas (mecânica, civil, aeronáutica, etc.) Geografia: Cartografia, GIS, georreferenciamento, previsão de colheitas.

Aplicações Meteorologia: Previsão do tempo, reconhecimento de poluição. Astronomia: Tratamento de imagens, modelagem de superfícies. Marketing: Efeitos especiais, tratamento de imagens, projetos de criação. Segurança Pública: Definição de estratégias, treinamento, reconhecimento. Indústria: Treinamento, controle de qualidade, projetos Turismo: Visitas virtuais, mapas, divulgação e reservas.

Aplicações Moda: Padronagem, estamparias, criação, modelagens, gradeamentos. Lazer: Jogos, efeitos em filmes, desenhos animados, propaganda. Processamento de Dados: Interface, projeto de sistemas, mineração de dados. Psicologia: Terapias de fobia e dor, reabilitação. Educação: Aprendizado, desenvolvimento motor, reabilitação.

Remoção de Superfíces Escondidas Pipeline gráfico 3D Modelagem Geométrico Transformações Geométricas Iluminação Recorte Imagem Final Remoção de Superfíces Escondidas Projeção Amostragem Texturização

Modelagem Geométrica

Modelagem Geométrica

Modelagem Geométrica

Transformações Geométricas

Transformações Geométricas

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS = Cenário 3D MODELAGEM GEOMETRICA 3D + TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS = CENÁRIO 3D

Cenário 3D a Imagem CENÁRIO 3D IMAGEM SERÁ NECESSÁRIO: RECORTE PROJEÇÃO AMOSTRAGEM REMOÇÃO DE SUPERFÍCIES ESCONDIDAS (VISUALIZAÇÃO) COLORIZAÇÃO (ILUMINAÇÃO E TEXTURIZAÇÃO)

Pipeline gráfico 3D – Modelo Geométrico 3D

Pipeline gráfico 3D – Transformações Geométricas

Pipeline gráfico 3D – Iluminação

Pipeline gráfico 3D – Recorte

Pipeline gráfico 3D – Projeção e Mapeamento

Pipeline gráfico 3D – Conversão Vetorial-Matricial

Pipeline gráfico 3D – Remoção de Superfícies Escondidas