A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUCAS O CONTADOR DE HISTÓRIAS. Um certo dia, à beira mar,/ apareceu um jovem galileu./ Ninguém podia imaginar/ que alguém pudesse amar do jeito que ele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUCAS O CONTADOR DE HISTÓRIAS. Um certo dia, à beira mar,/ apareceu um jovem galileu./ Ninguém podia imaginar/ que alguém pudesse amar do jeito que ele."— Transcrição da apresentação:

1 LUCAS O CONTADOR DE HISTÓRIAS

2 Um certo dia, à beira mar,/ apareceu um jovem galileu./ Ninguém podia imaginar/ que alguém pudesse amar do jeito que ele amava./ Seu jeito simples de conversar/ tocava o coração/ de quem o escutava./ E o seu nome era Jesus de Nazaré,/ sua fama se espalhou e todos vinham ver/ o fenômeno do jovem pregador/ que tinha tanto amor.

3 Naquelas praias, naquele mar,/ naquele rio, em casa de Zaqueu,/ naquela estrada, naquele sol/ e o povo a escutar histórias tão bonitas./ Seu jeito amigo de se expressar/ enchia o coração de paz tão infinita. E o seu nome era Jesus de Nazaré,/ sua fama se espalhou e todos vinham ver/ o fenômeno do jovem pregador/ que tinha tanto amor.

4 Em plena rua, naquele chão,/ naquele poço e em casa de Simão,/ naquela relva ao entardecer/ o povo viu nascer a paz de uma esperança./ Seu jeito puro de perdoar/ fazia o coração voltar a ser criança. E o seu nome era Jesus de Nazaré,/ sua fama se espalhou e todos vinham ver/ o fenômeno do jovem pregador/ que tinha tanto amor.

5 Um certo dia ao tribunal/ alguém levou o jovem galileu./ Ninguém sabia qual foi o mal/ e o crime que ele fez/ quais foram seus pecados./ Seu jeito honesto de denunciar/ mexeu na posição/ de alguns privilegiados. E mataram a Jesus de Nazaré/ e no meio de ladrões puseram sua cruz./ Mas o mundo ainda tem medo de Jesus/ que tinha tanto amor.

6 Vinde Espírito Santo, ensinar-nos o que Jesus diz, mostrar-nos o que hoje significam as suas ações e palavras, a sua compaixão pelos que sofrem e a sua indignação contra os que oprimem, a mão que afaga a criança ou cura o doente, o punho cerrado que denuncia os enganadores e chicoteia os exploradores. Vinde, Espírito Santo, dar-nos hoje a fidelidade de Jesus ao Pai, sua mansidão, sua lucidez, sua coragem. AMEM!

7 Ler Lucas 24,13. Responder: Que dia era? Depois ler versículos 31 a 33. Que dia era? Por fim ler os versículos 50 e 51. Que dia? O livro dos Atos dos Apóstolos, é também de Lucas, o mesmo autor do Evangelho. Ler Atos 1,3. Que dia Jesus subiu para o céu? -Foi no mesmo dia ou foi quarenta dias depois? -Quem é capaz de responder?

8 VERBUM DOMINI (19) Bento XVI “Quando enfraquece em nós a consciência da inspiração, corremos o risco de ler a Escritura como objeto de curiosidade histórica e não como obra do Espírito Santo, na qual podemos ouvir a voz do Senhor e conhecer a sua presença na história”.

9 Como foram escritos os Evangelhos? João 20, 30-31 1.O autor do Evangelho sabia que Jesus tinha feito e tinha dito outras coisas? 2.Por que não colocou isso no Evangelho? 3.Podemos dizer que ele peneirou as informações que tinha sobre a vida de Jesus, deixando de fora o que não servia? 4.Por quantas peneiras passaram essas informações?

10 Lc 1,1-4 DESCOBRIR NESSE TEXTO 4 ETAPAS: 1.Os acontecimentos Ano 30 peneira 2.Tradições orais (Pregação) 30-50 peneira 3.Escritos soltos 50-70 peneira 4.Os Evangelhos atuais 67-90

11 LUCAS Estilo Contador de histórias. Conciliador. Comunidade Gentios. Desconfiados. Trajeto: Infância –> Galiléia –> Caminho –> Jerusalém Conflitos c/ judeus que discriminavam as comunidades gentias

12

13 A FIGURA DE JESUS EM LUCAS Jesus mostra o carinho especial de Deus para com os excluídos: Pobres Mulheres Pecadores Samaritanos

14 Jesus é exigente: cobra o compromisso das pessoas radical: vai às últimas conseqüên- cias de suas posições homem de oração EVANGELHO (Lc 4,17-21) é a Boa Notícia para os pobres, ou seja o Reinado de Deus, mundo onde quem manda é Deus, não o dinheiro.

15 LUCAS valoriza Jerusalém, onde tudo começa os Doze Apóstolos, garantia da ligação com Jesus politicamente é prudente, evita pôr mais lenha na fogueira, pois o Império já decretou que o cristianismo é religião proibida é grego e não judeu e reflete polêmica contra os judeus e a abertura para todas as nações e religiões.

16 PRÓPRIOS DE LUCAS Início e fim: no Templo em Jerusalém Infância: Nascimento pobre – Leis judaicas Começa em Nazaré (4,16ss) Lê Isaias e dá seu programa: Anunciar ano do jubileu Apóstolos não pedem primeiros lugares Maria não vai buscar Jesus nem fica de fora Sermão da planície Felizes X Áis 10 leprosos, viúva de Naim, Zaqueu

17 Parábolas: Bom Samaritano – A tolice do Rico – A ovelha e a Dracma – O Pai e os dois filhos - O administrador esperto - Lázaro e o Rico banqueteador - Oração do Fariseu e do Publicano Paixão-Ressurreição: Cura orelha - de Pilatos a Herodes – Mulheres - Pai, perdoa! - Hoje estarás comigo - Discípulos de Emaús.


Carregar ppt "LUCAS O CONTADOR DE HISTÓRIAS. Um certo dia, à beira mar,/ apareceu um jovem galileu./ Ninguém podia imaginar/ que alguém pudesse amar do jeito que ele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google