A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M.C. ESCHER (1898-1970) Mauritus Cornelis Escher nasceu na Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Foi na escola de Belas Artes de Haarlem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M.C. ESCHER (1898-1970) Mauritus Cornelis Escher nasceu na Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Foi na escola de Belas Artes de Haarlem."— Transcrição da apresentação:

1 M.C. ESCHER (1898-1970) Mauritus Cornelis Escher nasceu na Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Foi na escola de Belas Artes de Haarlem onde estudou arquitectura que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita. Com este, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que levou Mauritus a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decide viajar, conhecer o mundo! Passou por Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal. Estas passagens por diferentes sítios, por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc.

2 Algumas das suas obras

3

4

5 Pavimentações recorrendo a isometrias Isometrias são aplicações que transformam uma figura geométrica numa outra geometricamente igual à primeira, ou seja, é uma aplicação que conserva as distâncias entre os pontos e a amplitude dos ângulos.

6 Pavimentação com rotação Isometrias

7 Pavimentação com translação

8 Translação

9 Pavimentação com simetria

10 Técnica da “dentada” Os polígonos que pavimentam podem ser alterados para se criarem figuras irregulares que também pavimentam. Usando uma técnica simples, a técnica da “dentada” criam-se formas irregulares que se tornam padrões de pavimentação.

11 Procedimentos Escolhe-se um triângulo, um quadrado ou um hexágono. Seguem-se os passos demonstrados nas figuras. Sugestão - Recortar a partir de um vértice e terminar no vértice seguinte. Fixa-se a “dentada” com fita cola, depois de se fazer uma translação para o lado oposto em que foi retirada.

12 Se se escolher o hexágono podem-se dar três dentadas:

13 Se for um triângulo

14 “ Talvez eu tenha descoberto que a maioria dos adultos são incapazes de expressarem as suas emoções. Por esta razão, o meu trabalho é para crianças, e para que os adultos permaneçam crianças no coração.” M.C. Escher Professoras: Ilda Leal e Irene Félix 2007 Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral


Carregar ppt "M.C. ESCHER (1898-1970) Mauritus Cornelis Escher nasceu na Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Foi na escola de Belas Artes de Haarlem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google