Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Henrique Nelson de Sousa Cruz Alterado mais de 8 anos atrás
1
OS INVESTIMENTOS DAS MULTINACIONAIS NO BRASIL Diante da Crise Que se Instalou no Mundo, Quais São os Planos Das Empresas Multinacionais no Brasil? Quais São os “Trunfos” Que o Brasil Possui Para Continuar Atraindo os Investimentos Das Grandes Corporações Internacionais?
2
O Presidente da Filial Brasileira do Wal-Mart (Maior Rede de Varejo do Mundo) Vivenciou Sucessivas Crises no Brasil Entre 1994 e 2002 e Acompanhou a Implantação do Plano Real, o Fim do Câmbio Fixo e as Crises na Rússia e na Ásia Para Heitor Nunes o Melhor Lugar Para Estar Durante Uma Crise é no Brasil, Pois na Sua Opinião Nenhum País Enfrentou (e Superou) Tantas Como o Nosso “Muita Gente Esqueceu, Mas o Brasil Entrava em Colapso Cada Vez Que Algo Acontecia em Algum Lugar do Planeta e, Hoje em Dia, Sua Posição é Totalmente Diferente Porque o Mundo Entrou em Colapso e o Brasil Está Estável”
3
Nunes Agora Coordena o Mais Volumoso Investimento Já Feito Pela Empresa no País (o Maior Fora dos EUA). São Quase R$ 1,8 Bilhões Nunes Agora Coordena o Mais Volumoso Investimento Já Feito Pela Empresa no País (o Maior Fora dos EUA). São Quase R$ 1,8 Bilhões Para a Abertura de 90 Lojas e a Criação de 10 Mil Empregos “Para o WAL – MART o Brasil Está Bem Estruturado Política, Econômica e Socialmente e Vai Sair Dessa Crise Melhor do Que Outros Países e, Por Isso Mesmo, Merece Posição de Destaque Entre os Investimentos” Diante Disso, Seus Principais Concorrentes (Pão de Açúcar e Carrefour) Também Devem Investir Cerca de R$ 1 Bilhão Cada Um Este Ano na Abertura de 100 e 70 Lojas, Respectivamente
4
Seguem na Mesma Linha Empresas Como a Wolkswagen Caminhões (Investimentos de R$ 1 Bilhão em 5 Anos), a Toyota (R$ 700 Milhões Para Construir a 2ª Fábrica no País), a Mitsubishi (Transferindo Parte de Sua Produção do Japão Para Goiás) e a Americana Tyson Food’s (Que Comprou 3 Avícolas no Brasil e Quer Lançar Sua Linha de Produtos Por Aqui) Todas Essas Apostas se Sustentam Nas Mudanças na Nova Estrutura Social Brasileira, no Crescimento da Renda da População e no Mercado de Consumo da Nova Classe Média
5
CLASSE SOCIAL RENDA FAMILIAR Situação em 2002 Situação em 2008 //////////////////////// ///////////// ////////////// A e B Acima de R$ 4,5 Mil12%15% C Entre R$ 1,1 e R$ 4,5 Mil43%54% D e E Entre R$ 465 e R$ 1,1 Mil45%31%
6
A Classe “C” – Que Há 10 Anos Representava 43% e Hoje 54% - é a Camada da População Que Vai às Compras Com Mais Vontade Levantamento Identificou Que 60 % Das Famílias Dessa Faixa Já Têm Computador, DVD e 68 % Sonham Com TV de Plasma. Eles Vêm Trocando o Leite “C” Pelo Iogurte, o Pão Francês Pela Bolacha Recheada e Descobrindo o Sabor Dos Achocolatados Descobriram o Sabão em Pó, Almejam a Casa Própria e Graças à Eles o Mercado Interno se Tornou um Dos Trunfos do Brasil na Crise
7
Pela Ótica Das Multinacionais, Uma Das Características Mais Importantes do Mercado Brasileiro é o Seu Alto Potencial de Crescimento Vejamos o Exemplo da Coca-Cola: Sua Operação no Brasil Ocupa a 3ª Posição em Vendas (Atrás Apenas dos EUA e do México), Embora o Consumo Per Capita de Toda Linha Ainda Seja Baixo Nos EUA, a Situação da Coca-Cola é No Mínimo Dramática, Pois Houve Queda de 1,5 % em 2008 e as Vendas Dos Últimos 5 Anos Ficaram Estagnadas Na China, o Consumo Per Capita Ainda é Baixo e Hoje é Mais Fácil Aumentar as Vendas no Brasil do Que Lá
8
“ Entre os BRIC’s, o Brasil é o País Mais Preparado Para Dar Sustentação a Um Crescimento Que Beneficie o Resultado Global Das Grandes Corporações ”, Diz o Presidente da Coca-Cola Brasileira O 2° Trunfo do Brasil Para as Multinacionais é Que as Vendas no Mercado Interno Têm Potencial Para Aumentar o Caixa Das Matrizes, Fortalecendo o Resultado Global Que Foi Prejudicado Pela Retração do Consumo Nos EUA e na Europa
9
Não Faz Muito Tempo o Brasil Sofria Com a “Fuga de Capitais” Das Multinacionais, Por Desconfiança em Relação ao Governo e à Economia Instável Atualmente, Para Algumas Multinacionais, o Resultado Das Operações Brasileiras Poderá Determinar se o Balanço Fechará “no Vermelho” ou “no Azul” Para a Portugal Telecom, Que no Brasil Divide o Comando Com a Espanhola Telefônica, os Ganhos Com a Telefonia Celular Foram Fundamentais Para Garantir um Crescimento de 10 % Nas Vendas em 2008. Isso Resultou do Desempenho da VIVO Brasileira (Aumento de 24%)
10
Na Matriz da Telecom Itália (Milão) o Brasil Ganha Mais Importância Ainda, Pois Com Uma Dívida de 35 Milhões de Euros e o Preço Das Ações em Queda a Gestão da TIM Desagradou Aos Acionistas No Brasil, a Telefonia Móvel Mostra-se Como Um Dos Setores Menos Afetados Pela Crise e, Dessa Forma, Crescer Aqui Tornou-se Uma Prioridade “A TIM Tem Dois Mercados Domésticos: a Itália e o Brasil” – Disse o Presidente da Telecom Itália – e Diante Disso a Empresa Vai Investir R$ 2,3 Bilhões Este Ano Para Recuperar a Segunda Posição no Ranking de Celulares
11
Aquisições Até Na Crise Boa Parte Dos Investimentos Das Multinacionais Não “Mira” Retornos de 1 ou 2 Anos, Mas de Longo Prazo. O Melhor Exemplo Disso é a MONSANTO (Companhia Que Transformou os Polêmicos Transgênicos em Produtos Comerciais) Em 2008 a Monsanto Comprou – Por US$ 300 Milhões – Duas Empresas de Biotecnologia do Grupo Votorantin e no Mês Passado Adquiriu o Controle de Uma Companhia Mineira Produtora de Sementes e de Tecnologia Para Algodão
12
“Estamos Cortando Custos e Aprimorando as Nossas Operações no Brasil Porque Acreditamos Que, em 10 Anos, Teremos Aqui Uma Nova Plataforma Para o Agronegócio Global” - André Dias (Presidente da Monsanto) “O Que Fizemos Nos EUA em 10 ou 20 Anos Podemos Fazer no Brasil em 2 ou 5 e, o País Que Vai Alimentar o Mundo é, Naturalmente, um Centro de Excelência em Pesquisa Genética” Os Pontos Básicos Para a Definição da Estratégia da Monsanto Foram as Vantagens do País em Relação Aos Recursos Naturais e às Regras Mais Flexíveis Para a Biotecnologia
13
De Todas as Empresas Dependentes Dos Resultados Nas Filiais Brasileiras, o Caso da General Motors é Certamente o Mais Dramático Sua Matriz (EUA) Luta Para Sobreviver Ao Prejuízo Acumulado Nos Últimos Dois Anos de US$ 74 Bilhões e Com Dívidas Que Ultrapassam os US$ 60 Bilhões Ano Passado Ela Perdeu a Liderança do Mercado Americano Para a TOYOTA e Sua Reestruturação Prevê a Demissão de 47 Mil Funcionários e o Fechamento de 14 Das 47 Fábricas no Mundo
14
Mas, no Brasil a General Motors Vive Uma Realidade Bem Diferente, Pois Ela Tem Tido Lucro Há Três Anos e as Vendas Aumentaram 10 % em 2008 “Hoje, a Unidade Mais Rentável da Companhia Reúne América Latina, África e Oriente Médio” – Diz o Presidente da GM Brasil. “O Mercado Brasileiro Responde Por Quase 50 % do Resultado e é Um País Crítico Para a GM Que, ao Lado da China, é o Que Melhor Resiste à Crise”
15
Vale Lembrar Que o Interesse Pelos Países Emergentes Não Decorre Propriamente da Crise Global e Sim do Espetacular Avanço Desses Mercados Só Nesta Década Eles Abocanharam 8 % do PIB Global (Hoje, 44,8 %). Mas, Antes Mesmo da Globalização Acelerada Algumas Corporações Já Ficavam Suas Bandeiras Por Aqui É o Caso da Colgate Palmolive, Que em 1990 Já Colhia 45 % Das Vendas e Metade de Seus Lucros na América Latina Seguida Pela Unilever, Coca-Cola e Nestlé Que, Nesse Período, Já Obtinham 1/3 de Suas Vendas Nos Países Emergentes Com Rentabilidade Igual ou Maior Que Nos Países Maduros
16
Nos Últimos Cinco Anos Várias Multinacionais – Como a Philips e a Microsoft – Aceleraram Suas Estratégias de Crescimento Para os BRIC’s Novos Produtos Específicos Para a “Baixa Renda” Foram Lançados Simultaneamente Para a China e Índia, a Exemplo da Subsidiária Brasileira da Whirlpool Que Lançou Uma Lavadora Semiautomática O Brasil Acabou Por se Tornar o Terceiro Mercado Mundial da Unilever e o Segundo da Nestlé em Volume de Vendas. No Ano Passado, as Receitas Globais da Unilever Cresceram 7,4 %, Mas no Brasil Cresceram12 %
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.