A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília
Profª Ana Gardênia

2 Os Alimentos

3 Funções dos alimentos Matéria prima para construção de novas células, formadas para o crescimento, renovação celular e regeneração de lesões. Fornecer energia para o organismo. Regular as reações químicas celulares. Os alimentos exercem estas funções pois contêm nutrientes: CONSTRUTORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES.

4 A energia dos alimentos
A energia dos alimentos é medida em calorias. A quantidade de calorias diária depende de vários fatores: - idade - peso - sexo - energia gasta diaramente

5

6

7 De quê os alimentos são formados?
Água Nutrientes: Carboidratos Lipídios Proteínas Sais minerais Vitaminas

8 Carboidratos

9 Fontes de carboidratos:
Quase todos são de origem vegetal, exceto o mel. Cereais: arroz, aveia, milho, cevada. Raízes e tubérculos: batata, macaxeira, cenoura, beterraba,... Leguminosas: feijão, ervilha, soja, ... Alimentos feitos de farinha de trigo: pão, biscoitos, bolo, macarrão,... Alimentos com açúcar em seus preparo: doces, balas, refrigerantes,...

10 Carboidratos (energéticos)
Funções: - Energéticos: são os principais nutrientes utilizados como fonte de energia para os seres vivos. - Construtores (estruturais, plásticos): usados para formar estruturas nos seres vivos.

11 Grupos de carboidratos
Monossacarídeos: são os menores carboidratos, não precisam ser digeridos para serem absorvidos. Ex: Glicose, frutose e galactose (ENERGÉTICOS) Dissacarídeos: formados pela união de dois monossacarídeos. Ex: Maltose= glicose + glicose (Energético) Sacarose= glicose + frutose (Energético) Lactose= glicose + galactose (Energético)

12 Grupos de carboidratos
Polissacarídeos: formados pela união de 10 ou mais (vários) monossacarídeos. Ex: Amido: reserva energética das plantas. Fica acumulado nas raízes (batata doce, macaxeira,...) e nos caules (batata inglesa,...) Glicogênio: reserva energética dos animais. Fica acumulado nos músculos e fígado. Celulose: forma a parede celular das plantas. (Estrutural) Quitina forma o exoesqueleto dos insetos. (Estrutural)

13 Fibras alimentares A celulose forma as fibras alimentares.
Os seres humanos não conseguem digerir e aproveitar a celulose. Importância das fibras na alimentação: - Absorvem água. - Estimulam o bom funcionamento do intestino. - Evitam prisão de ventre. OBS: Alimentos ricos em fibras: verduras (alface, couve,...), frutas (maça, laranja com bagaço,...) e legumes (cenoura, jerimum,..._

14 Lipídios

15 Fontes de lipídios Origem: vegetal e animal.
- Leite e derivados (manteiga, queijos,...) - Gema de ovo. - Carnes e derivados (bacon, salsicha, presunto, ...) - margarina, azeite, óleos. - amendoim, castanha, noz, amêndoas, côco, azeitona.

16 Funções dos lipídios (energéticos)
Fornecem energia para os seres vivos. Construtores (estruturais) Isolante térmico Amortecem impactos (pancadas) Hormonais (ex: colesterol) Impermeabilizantes (ceras) OBS 1: Os lipídios são mais energéticos que os carboidratos, no entanto os carboidratos são usados em primeiro plano pelo organismo pois são mais fáceis de serem degradados. OBS 2: Quando ingerimos carboidratos em excesso, uma parte desse carboidrato é transformado em gordura e estocado no tecido adiposo.

17 Tipos de gorduras Gorduras insaturadas (benéfico)
Gordura saturada (prejudicial) Gordura trans (prejudicial)

18 Gordura insaturada Esses tipos de gorduras têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias. Encontra-se em: abacate, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim, óleo de amendoim, peixes e fruto do mar, soja, óleo de peixe, grãos.

19 Gordura Saturadas Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

20 Gordura Trans As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como: aumento da validade do produto podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida. menor necessidade de refrigeração OBS: A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.

21 Proteínas

22 Fontes de proteínas São de origem vegetal e animal.
- Animal: Carnes, ovos, leite e derivados (queijo, iogurte,...) - Vegetal: Feijão, soja e lentilha. OBS: As proteínas são moléculas grandes formadas por vários aminoácidos. OBS: As proteínas encontradas nos alimentos de origem animal são completas, pois apresentam todos os aminoácidos essenciais (não são fabricados pelo organismo). Já as proteínas de origem vegetal são incompletas pois, em geral, não apresentam todos os aminoácidos essenciais.

23 Funções das proteínas (construtores)
São os principais nutrientes construtores do nosso corpo, mas podem desempenhar outras funções: - energética, - defesa (ex: anticorpos) - de transporte (ex: hemoglobina transporta o oxigênio no sangue). - reguladora (ex: enzimas- aceleram as reações químicas nas células).

24 Vitaminas e Sais Minerais

25 Fontes de vitaminas e sais minerais
As vitaminas e sais minerais são encontrados principalmente em frutas e verduras, mas alguns podem ser encontrados também em ovos, leite e derivados, carnes, ... Necessárias em pequenas quantidades pelo organismo.

26 Funções das vitaminas e sais minerais (reguladores)
As vitaminas e os sais minerais regulam as reações químicas das células e a sua carência pode causar problemas no organismo.

27 Classificação das vitaminas quanto a solubilidade
Lipossolúveis: dissolvem-se em lipídios K, E, D e A. Hidrossolúveis: dissolvem-se em água C e complexo B.

28 Vitamina Fontes Funções Carência K Fabricada por bactérias do intestino Coagulação sanguínea Hemorragias E Óleos, laticínios, gema de ovo, hortaliças,... Formam os glóbulos vermelhos e gametas Anemia, esterelidade (nos homens) e abortos espontâneos (nas mulheres) D Gema de ovo, manteiga, peixes gordurosos (atum, sardinha) Aumenta a absorção de cálcio pelo organismo Raquitismo A Gema de ovo, vegetais amarelados (cenoura, abóbora,...) Importante para a visão e para a pele Cegueira noturna e pele seca B1 Pão integral, feijão, ovos e fígado Age nos nervos e músculos Beribéri B3 Feijão, couve pão integral, fígado,... Forma as enzimas Pelagra (doença dos 3D) C Frutas cítrica (laranja, acerola,...) Estimula a produção de colágeno Escorbuto (o mal das gengivas)

29 Observações A vitamina D pode ser produzida no nosso organismo através do contato da pele com a luz solar ou pela ingestão de alguns componentes animais, como o óleo de fígado de peixe, peixes gordos e alimentos fortificados (como leite e cereais matinais) O colesterol, naturalmente presente no nosso organismo, é a matéria-prima para a produção de Vitamina D. Quando os raios solares atingem a nossa pele, o colesterol que está nela é transformado na Vitamina D pró-ativa, ou seja, uma vitamina D que ainda não funciona direito. Essa vitamina D pró-ativa vai até o fígado e depois até os rins. Os rins é que transformam a vitamina D pró-ativa na sua forma ativa, ou seja, na forma que realmente funciona.

30 Sais minerais Sal mineral Fonte Funções Observações Cálcio e fósforo
Laticínios e folhas verdes Forma ossos e dentes e atua nos nervos e músculos A falta de cálcio causa osteoporose, em que os ossos ficam fracos e quebradiços. Iodo Sal, peixe Forma os hormônios da tireóide A falta de iodo leva ao bócio e hipotireoidismo. Sódio, Cloro Sal de cozinha Controla a quantidade de água no corpo O excesso de sódio aumenta a pressão sanguínea Ferro Fígado, feijão, ovo e folhas verdes Forma a hemoglobina que transporta o O2 no sangue A falta de ferro leva a anemia.

31

32 A água Substância mais abundante nos seres vivos.
Funções biológicas da água: - Participa das reações químicas nas células. - Ajuda no transporte de substâncias. (Ex. sangue) - Ajuda na eliminação de excretas do organismo. - Dissolve muitas susbtâncias. - Regulador térmico.


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google