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PublicouRaquel Casqueira Gil Alterado mais de 8 anos atrás
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MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP 10 de julho de 2008
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SNDC SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR
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SNDC ESTRUTURA
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DPDC Procons Estaduais, Municipais e do DF; Ministério Público (Federal e Estadual); Juizados Especiais; Delegacias do Consumidor – DECONS; Defensoria Pública; Sociedade Civil. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC
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SNDC DISTRIBUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
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SISTEMA HORIZONTAL: relação de coordenação; não há subordinação. Autonomia e independência. Exercício federativo. Âmbito local. Ratio constitucional e legal: INTEGRAÇÃO dos órgãos e entidades civis. Importância da sociedade civil. SNDC:
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DPDC ESTRUTURA
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DPDC CGPRC DPDE SDE MJ CGAJCGSCCGSINDEC ESTRUTURA DO DPDC
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A VOZ DO CONSUMIDOR NO SNDC
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Passado: Nos órgãos públicos concessionários do serviço público Presente: Transformação do processo A voz do consumidor Privatização Público Regulação Privado Regulação? Público
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Órgãos Públicos – PROCONS Conceito: SINDEC – Mecanismo de controle social – mandato dos consumidores aos Procons para representação direta dos seus interesses SINDEC – Banco de dados sobre as demandas dos consumidor no Procons Integrado: –Procons das 5 regiões do país –79 Procons - 24 Estaduais (SP – Implantação) - 170 Unidades de atendimento A voz do consumidor
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A voz do consumidor Dados SINDEC Registros SINDECTotalPercentual Registros do Banco Nacional – 2004/20081.116.030100% Serviços Regulados488.04343.73% De cada 10 registros de atendimento pessoal dos Procons, 4 são relacionados aos serviços regulados O atendimento pessoal consome, no mínimo, 70% Da força de trabalho das equipes técnicas dos Procons
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A voz do consumidor Dados SINDEC
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A voz do consumidor Demandas de serviços regulados Percentual Telefonia 41.87% Cartão de crédito 24.40% Banco Comercial 16.20% Energia Elétrica 7.89% Água/Esgoto 4.54% Saúde 4.20% Transporte 0.78% Combustível 0.12% Fonte: SINDEC
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A voz do consumidor Problemas dos serviços regulados Percentual Cobrança indevida 42.40% Dúvida sobre cobrança 7.45% Cálculo da prestação 5.69% Descumprimento contratual 5.53% Fonte: SINDEC
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A voz do consumidor Fonte: SINDEC
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A voz do consumidor Fonte: SINDEC Tipos de atendimento Percentual Pronto atendimento 50.71% Abertura direta de reclamação 10.59% Notificação e encaminhamento 14.57% Outros 24.13% Metade dos registros são solucionados no primeiro atendimento Demandas simples dos consumidores não resolvidas diretamente pelas concessionárias e permissionárias
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A VOZ DO CONSUMIDOR Algumas Reflexões
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Síntese Perspectivas dos órgãos de defesa do consumidor
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Banco de dados e Registro público das demandas dos consumidores
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Maior demanda do SNDC Serviços Públicos Regulados (De cada 10 consumidores – 4 consumidores)
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Identificação dos problemas Impacto individual mas de natureza coletiva Condutas reiteradas nos últimos 5 anos
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Preocupação do SNDC Resultados para as reclamações dos consumidores Exercício concreto de controle social
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Medidas estratégicas
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Intervenção “Ex-post” Casuística e individual Coletiva e judicializada “Ex-ante” Coletiva e regulatória Contratual Normativa
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Dificuldade de representação da sociedade Inquietude: Regulação é um processo complexo Se o “eixo é consumidor e a sociedade” Método: Ter como pressuposto a resolução dos problemas concretos dos consumidores Expertise regulatória tornar preciso os pontos de conflitos Transparência das “perdas e ganhos” dos consumidores
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Dificuldade de representação da sociedade Transparência – regra estratégica Confiança Segurança jurídica
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Expectativas do SNDC Avaliação histórica do processo Novos quadros e carreiras de estado nas Agências Reguladoras Construção do relacionamento com SNDC Construção de confiança Gerenciamento de crises e conflitos Intervenções efetivas Cooperação técnica Gramática comum – Interesse público
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Medidas Relacionamento institucionalizado – permanente Instituições de “mesas de diálogo e resolução coletiva de conflitos” Cooperação para elaboração de um procedimento de Avaliação de Impacto Regulatório
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Conclusão Processo complexo – matiz política, econômica e ideológica Processo de construção Responsabilidade, compromisso e coragem moral
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Muito Obrigado! Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Secretaria de Direito Econômico Ministério da Justiça www.mj.gov.br/dpdc
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