A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educar paro o Lazer X Lazer para Educar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educar paro o Lazer X Lazer para Educar"— Transcrição da apresentação:

1 Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
CAMARGO, Luiz O. L. Educação para o Lazer. São Paulo: Moderna

2 Preconceitos sobre o Lúdico
Diversão é preocupação de rico; O trabalho é mais importante que o lúdico A diversão atrapalha o trabalho Trabalhar e difícil e divertir-se é fácil DEVEMOS COMBATER

3 Motivações para o Lúdico
Aventura Competição Vertigem Fantasia Atividades podem ter múltiplas motivações

4 Motivações para o Lúdico
Aventura Descoberta, revelação de um mistério. Viagem: novo lugar para conhece, novos costumes, nova culinária, novas pessoas. Curiosidade promove e desenvolvimento. Corrupção do lúdico Viver pela aventura, se distanciando da realidade (jogos de azar, horóscopos).

5 Motivação para o Lúdico
Competição Desejo de superação, ser melhor do que na última vez. Culinária, jardinagem, esporte. Ensina autocontrole e disciplina. Corrupção do lúdico Violência, agressividade.

6 Motivações para o Lúdico
Vertigem Capacidade de se deixar levar, perder o controle, correr o risco em segurança. Montanha-russa, video games, cinema 3D. Ensina a conhecer os limites da segurança e do risco Corrupção do Lúdico Busca de emoções mais fortes, cigarro, álcool, drogas, alta velocidade, atitudes compulsivas.

7 Motivação para o Lúdico
Fantasia Desejo de ser diferente, de ser outro, devaneio. Teatro, música, literatura. Desenvolve a criatividade, habilidade de criar desafios. Corrupção do lúdico Imitação do ídolo, alienação, paranóia, esquizofrenia.

8 Tipos de Atividades de Lazer
Maior parte do tempo livre é consumido dentro de casa Metade desse tempo ocupado pelos meios de comunicação de massa: TV, Rádio, Revista, Jornal, Filmes, Video games, Internet. Menos exposição a contatos enriquecedores. Submissão à cultura do grupo familiar, classe sociocultural (segregação cultural). Leva a momentos de solidão e isolamento.

9 Por outro lado: Lar é o alicerce de nossa identidade,
Nosso refugio, aconchego, Centro cultural onde se pode ler, conversar, receber amigos, cuidar de plantas, etc.

10 Atividades fora de casa – centro urbano
Passear pelas ruas, praças, parques, shopping, Frequentar bares e restaurantes, Ir ao cinema, teatro, livraria, museus, galerias de arte, shows, Fazer cursos, Ir a bailes, festas, Frequentar clubes, centros esportivos, academias, Frequentar reuniões sociais, igreja, partido político

11 Alerta: Quanto maior a amplitude da vida cultural dos pais, mais oportunidades terá a criança no seu presente e futuro. Tendem a estimular uso criativo do tempo livre.

12 Mudanças de Comportamento
Tempo livre facilita a independência – criação de novos modelos de relacionamento; Nova família – menos autoritária, mais democrática Pessoas vivem bem consigo mesmas; Aumento das pessoas que vivem só; Pessoas valorizam o próprio corpo; Padrão de beleza imposto pela sociedade.

13 Lazer e Sexo Roupas deixam de regular o pudor, agora promovem a exibição do corpo; Exibição do corpo desperta desejo sexual; Busca de parceiro para o sexo está presente no cotidiano; Filmes, romances, novelas exploram essa temática; Publicidade abusa do recurso ao sexo; Jovens já sabem dizer não para o sexo a qualquer custo

14 Preparo para a Aposentadoria
EVITAR QUE: Aposentadoria seja vista como castigo (workaholic); Pese a falta de identidade empresarial; Tempo livre seja tedioso; Espaço doméstico não seja agradável.

15 Necessário: Ter planejamento financeiro para desfrutar o tempo livre;
Desenvolver hobbies para ocupar o temo livre; Ter atividades rotineiras que tragam prazer; Preservar a saúde para ter disposição; Buscar pares para troca de experiências; Não atribuir a terceiros a responsabilidade de sua felicidade.

16 Política Pública de Lazer
-c_0 TjnII


Carregar ppt "Educar paro o Lazer X Lazer para Educar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google