Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBenedito Barbosa Duarte Alterado mais de 8 anos atrás
1
Distribuição de seguros através do Varejo Uma reflexão sobre inclusão social e seus desafios Vladimir Freneda Presidente da Comissão de Relações de Consumo, CNSeg
2
Inclusão financeira “Processo de efetivo acesso e uso pela população de serviços financeiros adequados às suas necessidades, contribuindo para a sua qualidade de vida” Relatório de Inclusão Financeira, Banco Central Inclusão financeira “Processo de efetivo acesso e uso pela população de serviços financeiros adequados às suas necessidades, contribuindo para a sua qualidade de vida” Relatório de Inclusão Financeira, Banco Central
3
“As pessoas que querem ingressar no sistema financeiro têm todas as condições. O que a gente precisa é ampliar um pouco esse debate para outros temas que também dizem respeito à inclusão. A inclusão não é só financeira, não é só conta-corrente, nem só crédito. É microsseguro, mercado de capitais e é previdência”. Sérgio Odilon dos Anjos Chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC) “As pessoas que querem ingressar no sistema financeiro têm todas as condições. O que a gente precisa é ampliar um pouco esse debate para outros temas que também dizem respeito à inclusão. A inclusão não é só financeira, não é só conta-corrente, nem só crédito. É microsseguro, mercado de capitais e é previdência”. Sérgio Odilon dos Anjos Chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC) “A inclusão financeira da população brasileira depende do acesso efetivo a serviços financeiros adequados às suas necessidades. Diversas barreiras, porém, podem impedir ou dificultar o uso de serviços financeiros – alto custo de produtos, falta de informação, exigência de colaterais, entre outros. Todavia, a presença de um canal de acesso é a condição mais imediata e trivial para que se possa usar esses serviços.” Relatório de Inclusão Financeira – 2011 Banco Central do Brasil “A inclusão financeira da população brasileira depende do acesso efetivo a serviços financeiros adequados às suas necessidades. Diversas barreiras, porém, podem impedir ou dificultar o uso de serviços financeiros – alto custo de produtos, falta de informação, exigência de colaterais, entre outros. Todavia, a presença de um canal de acesso é a condição mais imediata e trivial para que se possa usar esses serviços.” Relatório de Inclusão Financeira – 2011 Banco Central do Brasil “Constituem objetivos fundamentais do Brasil: (...) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” Art. 3º, alínea III, da Constituição Federal do Brasil “Constituem objetivos fundamentais do Brasil: (...) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” Art. 3º, alínea III, da Constituição Federal do Brasil
4
2.106 municípios brasileiros não possuem agências bancárias 90 milhões de brasileiros não tem acesso ao seguro e a bancarização 90 milhões de brasileiros não tem acesso ao seguro e a bancarização Relatório de Inclusão Financeira – 2011 Banco Central do Brasil Gap na distribuição bancária..
5
..abriu a oportunidade de distribuição de serviços financeiros através do varejo Grandes fatores/propulsores Capilaridade, + de 27.000 estabelecimentos varejistas*; Confiança por parte do consumidor; Marcas bem posicionadas, menor rejeição frente às instituições financeiras tradicionais; Mecanismos de oferta de crédito menos burocráticas; Significativa parte da população fora do sistema bancário tradicional. Aumento da renda e acesso a bens e produtos Busca de diversificação e receita adicional por parte dos grupos varejistas *fonte: KPMG
6
Ramos - Prestamista Fonte: KPMG, 2013 – entrevista com 30 seguradoras, % que distribuem seguros através dos canais indicados
7
Ramos - Prestamista R$, em MM Fonte: Susep
8
Ramos – Garantia Estendida Fonte: KPMG, 2013 – entrevista com 30 seguradoras, % que distribuem seguros através dos canais indicados
9
R$, em MM Ramos – Garantia Estendida Fonte: Susep
10
Ramos – Compreensivo Residencial Fonte: KPMG, 2013 – entrevista com 30 seguradoras, % que distribuem seguros através dos canais indicados
11
Ramos – Compreensivo Residencial Fonte: Susep R$, em 000
12
O amadurecimento e amplitude do mix.... Garantia Estendida Prestamista Garantia Estendida Prestamista Perda e Roubo de cartões Garantia Estendida Prestamista Perda e Roubo Acidentes Pessoais Residencial Odontológico 19982014 Assistências Capitalização Perda e Roubo de cartões Roubo e furto eletrônicos
13
Resolução 296 > Disciplina o produto Garantia Estendida Resolução 297 > Disciplina a figura do Representante Circular 480 > Disciplina o canal varejo Resolução 296 > Disciplina o produto Garantia Estendida Resolução 297 > Disciplina a figura do Representante Circular 480 > Disciplina o canal varejo...trouxe a necessidade de ajustes
14
Principais mudanças Substitui a estipulação na distribuição por canal varejo Amplia a informação ao consumidor Estabelece ramos mais sinérgicos ao canal Determina maior responsabilidade às seguradoras Aperfeiçoa mecanismos de controle Aperfeiçoa mecanismos de qualificação da força de vendas
15
Desafios e Oportunidades Produtos mais adequados às necessidades do público emergente Simplicidade na comunicação e entendimento das condições dos seguros ofertados Agilidade no pagamento dos sinistros Investimento na educação e qualificação da força de vendas Incentivo ao desenvolvimento da educação financeira Ajustes regulatórios Ampliação do microsseguro
16
“Nos mercados emergentes, a economia pode ser diferente, mas as demandas do consumidor são surpreendentemente similares. Empresas e consumidores tem mais ativos para proteger e renda disponível para comprar produtos de seguros em função de suas economias em expansão”. Joe Guastella – Líder Global da Deloitte para a indústria de seguros
17
Obrigado vladimir.freneda@assurant.com
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.