A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios."— Transcrição da apresentação:

1 Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios. Fátima – 27, 28 e 29 de Janeiro de 2012 Seminário do Verbo Divino Desafios que se levantam à formação dos professores de EMRC Tópicos para um diálogo Dimas Pedrinho

2 O perfil dos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica D. Tomaz Nunes “Numa época em que a escassez da oferta de emprego engrossa o corpo docente de pessoas pouco vocacionadas (…) será indispensável assegurar, para bem de todos, que os docentes estão motivados para a missão educativa, dão provas de equilíbrio humano e de que estão dispostos a assumir um núcleo duro de valores, atitudes e exigências éticas.”

3 Perfil do docente de EMRC: 1. Personalidade humana  Equilíbrio humano;  maturidade;  facilidade de estabelecer relações interpessoais;  sensibilidade à problemática sociocultural;  abertura de espírito  postura cívica e ética.

4 2. Personalidade docente  Propensão para a educação e o ensino;  aptidão científica (teológica, didática e pedagógica) e profissional;  compromisso na aquisição de formação permanente;  disponibilidade para assumir responsabilidades na comunidade educativa;  abertura ao estabelecimento de redes com as famílias e a comunidade envolvente;  capacidade de liderança (“guia com autoridade”).

5 3. Personalidade crente  Fé (comprometida);  testemunho de coerência e integridade de vida;  clareza e objetividade na transmissão da fé e da doutrina da Igreja;  capacidade para criar nos alunos abertura à dimensão religiosa e à busca de opções pessoais;  capacidade para ajudar a amadurecer nos alunos as interrogações de sentido para a vida.

6 Perfil do docente de EMRC D. António Marto 1. PERFIL HUMANO “Equilíbrio e a maturidade humana” (CEP, 5) dos candidatos.  Um comportamento sensato, uma personalidade equilibrada e maturidade adequada à missão a desempenhar.  “Capacidade de relação e de integração escolar” (CEP, 5).  Simpatia,  Delicadeza  Capacidade de comunicar e de criar empatia,  Atitude construtiva na comunidade.

7 2. PERFIL CRISTÃO  “Testemunho de uma vida cristã coerente e comprometida eclesialmente”  “Disposição para assumir as orientações diocesanas e nacionais  Prática dos valores evangélicos da solidariedade, da convivência e da fraternidade universal;  Uma clara opção cristã de vida;  Um estado de vida consentâneo com as normas da Igreja;  Inserção e compromisso comunitários  Participação ativa numa paróquia ou a vinculação a um movimento eclesial.

8 3. HABILITAÇÕES  Qualificação científica e pedagógica  Exigência e rigor, como requerem as demais disciplinas.  Compromisso real e comprovado de progressão na aquisição de formação. 4. CONHECIMENTOS  Conhecimento da cultura envolvente e das questões sociais atuais  Sólido conhecimento da doutrina da fé católica e do ensino moral da Igreja.

9 5. COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA  “O jeito e o gosto pela missão educativa”,  Capacidade de estabelecer objetivos pedagógicos  Elaborar planificações  Familiaridade com o programa oficial  Aptidão para selecionar os conteúdos do programa  Desenvolver métodos e projetos adequados  Colaboração na comunidade educativa.

10 Necessidades de formação, ainda sem resposta satisfatória Cristina Sá Carvalho e Jorge A. Paulo 1) Necessidades de formação ao nível da utilização da língua portuguesa. 2) Necessidades de formação ao nível da interpretação de textos. 3) Necessidades de formação ao nível da educação para a dimensão ético-moral. 4) Necessidades de formação ao nível da teologia especificamente Cristã. 5) Necessidades de formação ao nível do conhecimento das religiões não cristãs e das outras confissões cristãs 6) Necessidades de formação ao nível da arte cristã

11 7) Necessidades de formação ao nível da história do cristianismo, enquadrada na história universal. 8) Necessidades de formação ao nível da relação que os programas estabelecem com outros saberes 9) Necessidades de formação ao nível das pedagogias usadas. 10) Necessidades de formação ao nível da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 11) Necessidades de formação ao nível do uso de técnicas e utilização de materiais disponíveis no mercado.

12 Outros desafios à formação  Análise organizacional  Visão e apreciação crítica sobre as políticas educativas nacionais e internacionais.  Conhecimento geral sobre a legislação do sistema educativo  Conhecimento aprofundado da legislação específica da EMRC.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARVALHO Cristina Sá e PEREIRA Jorge Paulo. 2005. A formação de professores vocacionada para a Educação Moral e Religiosa Católica. In Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica: 89-113. Secretariado Nacional da Educação Cristã. Lisboa CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA. 2006. Educação Moral e Religiosa Católica. Um Valioso Contributo para a Formação da Personalidade. Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa. Lisboa. NUNES Tomaz Silva. 2005. O Perfil do Docente de Educação Moral e Religiosa Católica. In Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica: 83-88. Secretariado Nacional da Educação Cristã. Lisboa. MARTO António. 2008. Critérios para a admissão e recondução de docentes de Educação Moral e Religiosa Católica – para docentes da Diocese de Leiria- Fátima. In http://www.leiriafatima.pt/index.php?url=Artigo.php&recordID=1835, consultado a 24 de Janeiro de 2012.http://www.leiriafatima.pt/index.php?url=Artigo.php&recordID=1835


Carregar ppt "Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google