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ABNT CEE127: Comissão Especial de Estudos Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) ABNT CB127 (ISO TC204) Brasília, 01 de Julho de 2015 Apresentação.

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1 ABNT CEE127: Comissão Especial de Estudos Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) ABNT CB127 (ISO TC204) Brasília, 01 de Julho de 2015 Apresentação na Audiência Pública na Camara dos Deputados para a Comissão de Desenvolvimento Urbano – CDU PERSPECTIVAS E O PLANEJAMENTO RELACIONADOS À MELHORIA DO TRANSPORTE PÚBLICO NO PAÍS Ricardo Takahira - Coordenador Comissão de ITS

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3 ISO TC 204 / Sobre as normas internacionais Proposta: - Atuar no desenvolvimento normativo e na padronização da informação, comunicação e sistemas de controle para o transporte e veículos, no campo de ITS. - São consideradas como base das atividades as normas internacionais de ITS publicadas pela ISO - TC 204. - Realizar o estudo e pesquisa para o desenvolvimento científico sobre o tema, com discussão no âmbito internacional.

4 Objetivos: 1.) Apresentar e Comunicar o modelo dos grupos técnicos (Organização) para atuação ISO TC204 / ABNT CB127. 2.) Fatores de implementação do programa de trabalho da ISO/TC204 no Brasil 3.) Composição representativa de uma comissão técnica da ABNT. CEE - Comissão Especial Estudos CB127

5 http://www.iso.org/iso/iso_technical_committee?commid=54706 web site

6 Posição Brasileira retomada...

7 TC 204 / Conceito de ITS Sistemas Inteligentes de Transportes, origina-se do idioma inglês, “Intelligent Transportation Systems”, sigla “ITS”, consistem na integração de sistemas e tecnologias em telemática, Infotainment e mobilidade, através do uso e aplicações de soluções e serviços para os segmentos automotivo, indústria eletrônica, rede de transportes e seus modais.

8 TC 204 / Escopo e abrangência O escopo visa atuar na padronização da informação, comunicação e sistemas de controle para veículos inteligentes, para o transporte rodoviário, urbano, agricultura e aplicações fora de estrada, incluindo os aspectos do sistema intermodal e multimodal, informações de viagens, gerenciamento de tráfego, transporte público e comercial, serviços de emergência e comerciais, segurança e bem-estar do indivíduo.

9 TC 204 / Escopo e abrangência Fonte: ETSI - European Telecommunications Standards Institute

10 CEE127 Principais colaboradores e intervenientes Estrutura para representatividade da Comissão Existem cinco principais mercados para as suas metas: Ministérios, agências e departamentos nacionais e regionais na esfera do governo. Indústria e associações *. Produtores (P) Consumidores (C) Neutros (N) Cadeia Automotiva: Veículos Comerciais, utilitários, Passeio, Autopeças, provedores de serviço de conectividade. Empresas de telecomunicações. Desenvolvedores de sistemas para infra-estrutura, redes de telecomunicações, sistemas de transportes softwares e banco de dados. Universidades, centros de pesquisa e empresas de consultoria.

11 TC 204 / Mercados alvo para a área de ITS Existem cinco principais mercados para as suas metas: Embarcadores e concessionárias de rodovias, transporte público, ferrovias, aéreo, e infra-estrutura marítima. Trata-se predominantemente do setor público, acrescido da presença crescente do setor privado. Os fabricantes de veículos, que integram a sua tecnologia para os automóveis, caminhões e ônibus comercializados no país. Frotas e seus operadores (cargas e/ou passageiros) que utilizam os seus veículos para uma melhor gestão, cargas e da logística de transportes. Os usuários finais e os consumidores de produtos e serviços de ITS Reguladores do setor público e entidades do governo

12 http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?5365 http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/38687.html Acontecimentos Recentes e Motivadores Editais e Publicações SPTRANS / ANTT

13 Normatização do ITS quem está envolvido?

14 TC 204 / Organização

15 Grupos de trabalho / Títulos GT 1: Arquitetura GT 3: Tecnologia do banco de dados ITS GT 4: Equipamento de Identificação automática de Veículos GT 5: Coleta Eletronica GT 7: Gerenciamento de Frotas e operações GT 8: Transporte Publico e de Emergência GT 9: Informação e Controle integrado de transporte GT 10: Sistemas de Informação ao Viajante GT 11: Sistemas de Navegação e Orientação de Rotas GT 14: Sistemas de Controle e Avisos para veiculos e Estradas GT 15: Comunicação dedicada de curta distancia para aplicações de Sistemas da Informação GT 16: Comunicação/Protocolos para Grandes Areas e suas interfaces Comissão especial de estudo de ITS Ricardo Takahira Secretariado Flavia Nascimento ABNT CB 127– Coordenação Rafael Ramos / Wemerson CB 16; CB 22 cooperações Participantes: Associações, entidades de ensino, empresas privadas, órgãos públicos e demais convidados. TC 204 / Organização – Modelo dos grupos técnicos

16 https://www.jsae.or.jp/01info/its/2013_bro_e.pdf

17 O GT 1 atuará com as normas relacionadas a informação, métodos e processos a serem compartilhados no setor de ITS, em termos de uso comum, conceitos e unificação de métodos e processos descritos nos documentos da ISO. Grupo de Trabalho 1: Arquitetura

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19 Grupo de Trabalho 3: ITS database tecnology A importância da informação geográfica deu-se devido ao campo crescente de serviços de navegação de veículos, pois através dela que surge a necessidade para dar informações e instruções. Em vários serviços de ITS são utilizadas as informações geográficas, o que as tornam em particular é um item de importância crítica, para a área de serviços de navegação para veículos. Por esta razão, GT 3 tem como base de estudo os planos de interfaces padrão para a troca de informação geográfica, considerando várias situações.

20 Grupo de Trabalho 3: ITS database tecnology

21 Grupo de Trabalho 4: Identificação automática do veículo O GT 4 tem como responsabilidade a padronização dos itens relacionados a interoperabilidade de sistemas. Isso decorre da atuação na identificação automática de veículos e equipamentos, através das tecnologias disponíveis.

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23 Grupo de Trabalho 5: Tarifação eletrônica O GT 5, nomeado por Electronic Fee Collection (EFC), atua na padronização da tarifação eletrônica. Inclui as tecnologias utilizadas para cobrir todo o domínio de tarifação, instalação dos equipamentos nas estradas, cobranças de estacionamento, balsas e similares.

24 Grupo de Trabalho 5: Tarifação eletrônica

25 Ênfase foi colocada principalmente on Electronic Toll Collection (ETC). A comunicação entre veículos e equipamentos na estrada é implementado através de DSRC (Dedicated Short Range Communication) ou GNSS / CN (Global Navigation Satellite Systems / Cellular Network) utilizando GNSS e redes celulares.

26 O GT 7 atua na padronização de dados e mensagens para a identificação eletrônica e monitoração dos bens transportados, afim de facilitar a movimentação de cargas e a transferência intermodal. Trata sobre o conhecimento da carga/frete, identificação do conteúdo da carga, perfil de aplicação da arquitetura de comunicação e dos perfis de segurança eletrônica. Grupo de Trabalho 7: Gestão de frota e logística

27 A finalidade da normalização é a de criar um padrão independente do modal de transporte ou de sistemas proprietários, através da sistematização de informações trocadas entre o embarcador e os operadores logísticos para a integração nacional e internacional de transportes. Grupo de Trabalho 7: Gestão de frota e logística

28 Grupo de Trabalho 8: Transporte público e de emergência O GT 8 trabalhará na padronização das informações relacionadas com transportes públicos, e de emergência. O transporte público inclui ônibus, táxis e trens, ou seja, os meios para transporte de passageiros. O transporte público é um importante fator para a normalização devido às necessidades sociais e a crescente dependência dos automóveis para o transporte de passageiros nas grandes cidades, podendo resultar no aumento gradativo dos danos para o indivíduo e para a sociedade.

29 Grupo de Trabalho 8: Transporte público e de emergência Para emergência, o escopo de normalização inclui dados e mensagens fixas para as redes de comunicações. Especificamente, semáforos são controlados (por prolongamento do sinal verde ou acionamento das luzes vermelhas), com base nas informações de Localização dos veículos de emergência, velocidade de atendimento, destino e direção do trajeto para que os veículos de emergência possam avançar cruzamentos rapidamente. Ao mesmo tempo, são informados a outros veículo e pedestres para evitar colisões.

30 Normas GT8

31 O assunto a ser trabalhado pelo GT 9 é a normalização para a gestão de tráfego (informações e controle). Especificamente com a sistematização da informação e padronização dos sistemas de comunicação, de forma a trocar dados de uma maneira eficiente entre os centros de gestão de tráfego, os centros de operação e controle nas estradas, e entre equipamentos na estrada, a fim de disponibilizar e prover informações de gerenciamento para fora das organizações (informação ou privada). Grupo de Trabalho 9: Informações integradas de transportes, gerenciamento e controle.

32 Normas GT9

33 Grupo de Trabalho 10: Sistemas de informações ao viajante O GT 10 trabalha com sistemas de informação ao viajante. Constitui uma parte do núcleo de ITS. Atuará com itens para padronização de base de dados e mensagens fixas a fim de prover informações aos motoristas e usuários, através de meios de comunicação, tais como, emissoras de rádio, tecnologia celular e sistemas de rádio digital.

34 Normas GT10 – Sistemas Cooperativos

35 - Fatores que afetam a implementação do programa de trabalho da ISO TC 204 devem ser relatados à esta comissão para serem analisadas. - Programas de trabalho para os demais GTs devem ser submetidos à análise desta comissão. - Apresentação de sugestões podem ser encaminhadas à secretaria da Comissão Especial de Estudo de ITS. TC 204 / Fatores de implementação do programa de trabalho

36 Ferramenta LiveLink https://nsb.iso.org/ecom/livelink?func=ll&o bjId=2478053&objAction=browse&viewTy pe=1https://nsb.iso.org/ecom/livelink?func=ll&o bjId=2478053&objAction=browse&viewTy pe=1 web site

37 Página do Livelink para membros da comissão apenas...

38 http://www.ipt.br/noticias_interna.php?id_noticia=871

39 www.antp.org.br/_.../9AB9A3EB-97DC-4711-9751- 162AD361D7F0.pdf

40 ABNT CEE127 ISO TC 204 – Apresentação CDU 2015 Convite à participação: A comissão de estudos é aberta a qualquer indivíduo ou entidade da Sociedade com interesse em colaborar nos Trabalhos e Tradução das normas NBR ISO/IEC ou criação de novas NBR. Caso algumas normas não façam parte do nosso escopo no Brasil (i.e.SINIAV) a comissão já terá analisado o seu valor técnico...e emitido um parecer... Apenas o Processo de Consulta Nacional da ABNT valida a implementação, reconhecimento da existência e a possível adoção da norma.

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43 Obrigado Ricardo Takahira Coordenador da Comissão de Estudos Especiais de ITS da ABNT. CB127 ABNT ITS (ISO TC204) +55 11 988020251 Celular Email: comissao_takahira@hotmail.comcomissao_takahira@hotmail.com Contato ABNT: Rafael Ramos rafael.ramos@abnt.org.brrafael.ramos@abnt.org.br Tel. 011 3017 3670 Coordenador do Comite Técnico de Eletrosletrônica da AEA Asociação Brasileira de Engenharia Automotiva Coordenador CB03 CE69 GT4 Veiculos Hibridos Elétricos Membro CB05 TC22 Comite Automotivo Membro do Fórum Brasileiro de IoT/ Coordenador IoT Automotivo takarick@gmail.com Ricardo_takahira@hotmail.com +55 19 99221 6556 Celular Aluno Pós-Graduação - Mestrado em Tecnologia e Inovação. Unicamp – FT Limeira / FEA USP Vice Coordenador da Comissão Técnica e Simposio VHE Membro Comite Técnico Telemática e Infotainment Congresso SAE 2015 Conselheiro Técnico do Formula Electric desde 2012 Voluntário Formula Electric SAE International 2013

44 Slides Extra Eventos Fóruns correlatos

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