A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros."— Transcrição da apresentação:

1 Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros no Brasil

2 CONTEXTUALIZAÇÃO O planejamento e a oferta de transporte público urbano de passageiros no Brasil vem seguindo até o presente momento, o mesmo modelo clássico de décadas atrás, o que vem trazendo inúmeros transtornos tanto para os órgãos gestores, quanto para os operadores e os usuários, uma vez que em sua grande maioria não consegue ser eficiente o suficiente para tornar a operação mais próxima dos anseios e expectativas reais de todos os envolvidos. Em contrapartida, países mais desenvolvidos tem apresentado alternativas de oferta mais dinâmicas, seguindo modelos de demanda flexível como o Demand Responsive Transport (DRT), onde a oferta de transporte é feito por meio de um serviço dinâmico de transporte público urbano de passageiros utilizando softwares de tecnologia colaborativa. Observando, portanto este cenário e avaliando o que vem sendo executado de mais moderno em outros países ao redor do mundo, o presente projeto visa apresentar uma nova forma de se planejar o transporte público de passageiros, aproximando o planejamento à operação e tornando o processo mais dinâmico.

3 PROBLEMA e HIPÓTESES Problema Como fazer com que o planejamento do transporte público de passageiros no Brasil se aproxime dos anseios e expectativas de seus usuários? Hipóteses 1.Modelos dinâmicos de planejamento de transporte público de passageiros satisfazem melhor às expectativas dos usuários do que os modelos clássicos de planejamento por demanda estática; 2. O Brasil possui as características necessárias para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros;

4 OBJETIVOS Objetivo Geral Desenvolver metodologia para implantação de modelos dinâmicos de planejamento de transporte público de passageiros no Brasil Objetivos Específicos 1.Identificar os diferentes modelos dinâmicos de planejamento de transporte público de passageiros existentes no mundo; 2.Verificar as condições atuais do transporte público de passageiros observadas nas grandes cidades brasileiras, com respeito ao nível de maturidade dos operadores do setor, às condições da infraestrutura ofertada, ao comportamento e perfil socioeconômico da demanda atual e à obtenção de dados de transporte; 3.Avaliar o modelo dinâmico de planejamento de transporte público que melhor se adequaria às condições observadas nas cidades brasileiras

5 JUSTIFICATIVA O trabalho de planejar uma operação de transporte público no Brasil é um trabalho dispendioso e que muitas vezes ou é negligenciado ou é feito sem a devida preocupação com o principal agente envolvido, o usuário. Por este motivo, não são poucos os casos de insatisfação com o nível de serviço prestado. Tal distanciamento entre o que se planeja e o que o usuário precisa vem ao encontro da utilização no Brasil, até o presente momento, de modelos de planejamento clássicos somente, que em sua grande maioria representam um corte no tempo, portanto sendo estáticos. Neste contexto, modelos dinâmicos de planejamento de transporte, que vem sendo aplicados em outros países, aparece como uma solução possível aos gargalos identificados no Brasil na área de transporte de passageiros, uma vez que tende a aproximar o planejamento aos reais desejos de viagem dos usuários, de forma dinâmica e personalizada.

6 ESTADO DA ARTE Levantamento da Demanda Rotas possíveis Fluxo de Decisão Artigo Base

7 METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DA DISSERTAÇÃO 1.Analisar os modelos dinâmicos de planejamento de transporte implantados em outros países; 2.Entender o perfil e o comportamento da demanda existente nos países onde modelos dinâmicos de planejamento de transporte vem sendo utilizados; 3.Identificar o nível de maturidade e profissionalismo dos operadores atuais nos países onde modelos dinâmicos de planejamento de transporte vem sendo aplicados; 4.Mapear, dentre as grandes cidades brasileiras, onde este perfil e comportamento de demanda pode ser encontrado; 5.Classificar a operação existente nas cidades mapeadas quanto ao nível de maturidade e profissionalismo operacional dos operadores do serviço de transporte atual; 6.Comparar a operação classificada nas cidades mapeadas com aquela encontrada nos países onde modelos dinâmicos de planejamento de transporte estejam sendo utilizados; 7.Comparar a cobertura e capilaridade da rede viária observadas nas cidades mapeadas, com aquela existente nos países onde a aplicação de modelos dinâmicos de planejamento de transporte já é uma realidade; 8.Identificar os métodos e condições de obtenção de dados de transporte de passageiros nas cidades mapeadas e compará-los com os utilizados nos países cuja aplicação de modelos dinâmicos de planejamento de transporte esteja mais avançada; 9.Escolher o modelo dinâmico de planejamento de transporte que melhor se adequaria às condições das cidades brasileiras, com base nas informações anteriores; e 10.Desenvolver uma metodologia de implantação deste modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros para o Brasil.

8 OBRIGADA


Carregar ppt "Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google