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Educar hoje e amanhã! Como traduzir em prática educativa este apontar para o Céu! Sublinhados de P. José Fernandes Colégio S. João Bosco Associação Portuguesa.

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1 Educar hoje e amanhã! Como traduzir em prática educativa este apontar para o Céu! Sublinhados de P. José Fernandes Colégio S. João Bosco Associação Portuguesa de Escolas Católicas

2 Com S. Francisco de Sales, é urgente uma convicção antropológica com consequências educativas visíveis: «A pessoa é a perfeição do universo; o amor é a perfeição da pessoa; a caridade é a perfeição do amor». A caridade é o centro! Reflexões prévias

3 O amor representa o ponto máximo de chegada do amadurecimento de qualquer pessoa, cristã ou não. O compromisso educativo propõe-se levar a pessoa a ser capaz de se doar, a amar com amor de benevolência (=querer bem). A caridade é o centro! Reflexões prévias

4 A caridade e os seus frutos são realidades que perduram, resistem ao tempo: «A caridade jamais passará. As profecias terão o seu fim, o dom das línguas terminará e a ciência vai ser inútil… Quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá» (1 Cor 13,8-10). Isto aplica-se não só à vida, mas à nossa história e educação. A caridade é o centro! Reflexões prévias

5 A educação encontra-se hoje num contexto de mudanças rápidas. Também a geração, para a qual ela se dirige, muda rapidamente e cada educador deve enfrentar continuamente situações que, como afirmou Papa Francisco, (esta geração) «nos dá novos desafios que, às vezes, são difíceis de compreender” Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

6 No coração das mudanças do mundo que somos chamados a acolher, amar, decifrar e evangelizar, a educação católica deve contribuir para a descoberta do sentido da vida e fazer nascer novas esperanças para o hoje e para o futuro. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

7 Evangelizar educando – educar ensinando Escola = instrumento para chegar à VERDADE sobre: a natureza, o homem Deus Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

8 A raiz dos Projectos educativos é o património espiritual cristão. A escola = oportunidade para: Compreender o presente Imaginar o futuro da sociedade e da humanidade Integrar pesquisa, pensamento e vida Desenvolver os talentos em clima de cooperação e solidariedade Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

9 ?: Reformular a antropologia ed.va no sec. XXI – Questão de identidade! Antropologia da verdade e das questões (inteligência), da justiça, da coerênciaAntropologia da verdade e das questões (inteligência), da justiça, da coerência Antropologia social, comunitáriaAntropologia social, comunitária Antropologia da memória e da promessa (jovens líderes em 2050!)Antropologia da memória e da promessa (jovens líderes em 2050!) Como educamos à fé e na a fé? OraçãoComo educamos à fé e na a fé? Oração Aliança entre pais e educadoresAliança entre pais e educadores A educação fundamenta-se na partici- pação. Inteligência partilhada e inter- dependênciaA educação fundamenta-se na partici- pação. Inteligência partilhada e inter- dependência das inteligências!...

10 ?: Aprendizagem é o que fica depois de o esquecimento fazer o teu trabalho O “modo” de ensinar é mais importante do que os “conteúdos” Distinguir entre o que parece ser útil e o que é indispensável Ensino-aprendizagem = não só relação entre um objecto e uma mente, mas sobretudo relação entre pessoas Eliminar molduras de individualismo, antagonismo, frieza recíproca

11 ?: Centralidade da pessoa que aprende Oportunidade de auto-educação Desenvolvimento da criatividade Capacidade e gosto de aprender Abrir o coração e a mente à maravilha do mundo e da natureza, e à consciência e conhecimento de si e à responsabilidade pela criação à imensidade do Criador Oportunidade de experimentar “AQUILO” que se aprende

12 ?: Diversidade da pessoa que aprende – Não é fácil! – As diversidades ( psicológicas, sociais, culturais, religiosas ) = oportunidades e dom Não é fácil: Desafio aos educadores! Quem tem mais dificuldade, é mais pobre, frágil ou necessitado deve estar no centro da atenção e carinho da escola. Não pode ser tropeço / obstáculo Professores: deseja-se que respeitem as inteligências e guiem na aprendizagem significativa e profunda

13 A educação encontra-se hoje num contexto de mudanças rápidas. Também a geração, para a qual ela se dirige, muda rapidamente e cada educador deve enfrentar continuamente situações que, como afirmou Papa Francisco, (essa geração) «nos dá novos desafios que, às vezes, são difíceis de compreender” Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

14 ?: Os desafios da Escola católica!

15 No coração das mudanças do mundo que somos chamados a acolher, amar, decifrar e evangelizar, a educação católica deve contribuir para a descoberta do sentido da vida e fazer nascer novas esperanças para o hoje e para o futuro. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

16 Se examinarmos os grandes desafios educativos que se apresentam no horizonte, devemos recordar Deus que se fez homem na história dos homens, na nossa história. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

17 A escola e a universidade católica, são uma realidade de presença, de acolhimento, de proposta de fé e de acompanhamento espiritual dos jovens que o desejam; estão abertas a todas e a todos e defendem tanto a dignidade humana quanto a difusão do conhecimento com bases sociais e não de mérito. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

18 ?: Os desafios da Escola católica!

19 Devemos reformular a antropologia: uma antropologia da verdade; uma antropologia social; uma antropologia da memória e da promessa (profética); uma antropologia que faz referência a Deus. A partir dela, devemos reformular a nossa visão da educação. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

20 ?: Os desafios da Escola católica!

21 A educação não é apenas conhecimento, mas também experiência. Ela compreende o campo afectivo e emocional, tem também uma dimensão ética: saber fazer e saber o que queremos fazer, ousar transformar a sociedade e o mundo, e servir a comunidade. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

22 ?: Os desafios da Escola católica!

23 A educação fundamenta-se na participação. A inteligência partilhada e a interdependência das inteligências, o diálogo, o dom de si (o amor fraterno!), o exemplo, a cooperação, a reciprocidade são igualmente elementos importantes. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova!

24 ? ?: Os desafios da Escola católica!

25 No coração das mudanças do mundo que somos chamados a acolher, amar, decifrar e evangelizar, a educação católica deve contribuir para a descoberta do sentido da vida e fazer nascer novas esperanças para o hoje e para o futuro. Educar hoje e amanhã (Eha) Uma paixão que se renova! DESAFIOS

26 ? ?: Os desafios da Escola católica!

27 As escolas católicas sejam dirigidas por pessoas e por grupos que se inspiram no Evangelho, formados na pedagogia cristã, ligados ao projecto educativo da escola católica, e não sujeitos à sedução daquilo que está na moda, daquilo que vende melhor. A educação deverá oirentar ao serviço e ao dom gratuito de si. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO da IDENTIDADE

28 ?: Os desafios da Escola católica! ?

29 Diante do individualismo, que consome a nossa sociedade, a EC seja uma verdadeira comunidade de vida animada pelo Espírito Santo. Outro terreno é o da relação com as famílias: acolher, envolver, formar. Também solidária com os adolescentes e famílias pobres. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO da COMUNIDADE

30 ? ?: Os desafios da Escola católica!

31 O mundo espera ser orientado para os grandes valores do homem, da verdade, do bem e da beleza. Esta é a perspectiva que a EC deve assumir em relação aos jovens, através da estrada do diálogo, propondo-lhes uma visão aberta, pacífica, fascinante, do Outro e do outro. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO do DIÁLOGO

32 ?: Os desafios da Escola católica!

33 A escola confronta-se com uma realidade na qual as informações são cada vez mais amplamente disponíveis, maciças e incontroláveis. Desafio: ajudar os estudantes a construir os instrumentos críticos indispensáveis para não se deixar dominar pela força dos novos instrumentos de comunicação. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO SOC. da APRENDIZAGEM

34 ?: Os desafios da Escola católica!

35 Embora a EU, a OCDE e o BM sublinhem a razão instrumental e a competitividade, e tenham um conceito puramente funcional da educação (eco- nomia de mercado e do trabalho)… A EC sublinha a criatividade, a imagina- ção, a capacidade de assumir responsa- bilidades, a capacidade de amar o mun- do, de cultivar a justiça e a compaixão. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO da EDUCAÇÃO INTEGRAL-1

36 A EC valorize não só as competências nos âmbitos do saber e do saber fazer, mas também aquelas do viver junto com outros e crescer em humanidade. Competências de tipo reflexivo, onde se é autor responsável dos próprios actos; competências de consciência, de pensamento crítico, de acção criadora e transformadora. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO da EDUCAÇÃO INTEGRAL-2

37 ?: Os desafios da Escola católica!

38 As EC não financiadas p/ Estado não podem servir os pobres. Em Portugal só as EC com CA podem servir os pobres. As EC devem estimular o serviço de voluntariado entre os professores e outros educadores. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO das CARÊNCIAS

39 ?: Os desafios da Escola católica!

40 A educação católica é uma missão contra a corrente: Educar à liberdade de consciência; Igreja desinteressou-se da EC; Urgente: educadores com convicções religiosas; Urgente: bispos descobrir que EC é uma modalidade de evangelização (para muitos a única!) Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIOS PASTORAIS

41 ?: Os desafios da Escola católica!

42 EMRC está ameaçada; EMRC deve pres- supor reais exigências dos jovens; Cons- ciência do pluralismo religioso hoje; Umas vezes EMRC=1º anúncio outras = experiências de interioridade, oração, preparação p/ sacramentos; empenho em grupos de serviço ao outro, de amor fraterno. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO da FORMAÇÃO RELIGIOSA

43 ?: Os desafios da Escola católica!

44 EC com identidade fraca: refugia-se na indiferença; entra no fundamentalismo; contenta-se com valores ´genéricos´. EC com identidade forte: professores culturalmente abertos mas testemunhas; Educadores empenham-se com os pais e os estudantes em serviços de amor fraterno! Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIOS SOCIEDADE MULTI…

45 Num contexto cultural desse tipo, a formação dos professores é determinante e exige rigor e aprofundamento. Essa formação é urgente, se quisermos poder contar, no futuro, com professores comprometidos e preocupados com a identidade evangélica do Projecto Educativo e com a sua actuação. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO da Formação PERMANENTE

46 De facto, não se deseja que nas escolas católicas exista “uma dupla população” de professores; pelo contrário, é necessário que um corpo docente homogéneo, disponível para aceitar e partilhar uma definida identidade evangélica, e um coerente estilo de vida. Educar hoje e amanhã (Eha) DESAFIO da Formação PERMANENTE

47 A educação católica coloca-se num momento da história pessoal e é muito mais eficaz quanto mais sabe unir-se a esta história, sabe construir alianças, partilhar responsabilidades, construir comunidades educadoras. Educar hoje e amanhã (Eha) CONCLUSÕES…

48 Dentro de uma dimensão de colabora- ção educativa, o ensino não é só um processo de transmissão de conheci- mentos, mas um guia para a descoberta dos próprios talentos, para o desenvolvimento da competência profissional, a assunção de importantes responsabilidades intelectuais, sociais ou políticas na comunidade. Educar hoje e amanhã (Eha) CONCLUSÕES…

49 «Dai-lhes esperança, optimismo para o seu caminho no mundo. Ensinai-lhes a ver a beleza e a bondade da criação e do homem, que conserva sempre os vestígios do Criador. Mas sobretudo com a vossa vida, sede testemunhas daquilo que comunicais.» Francisco Educar hoje e amanhã (Eha) CONCLUSÕES…

50 Padre José Augusto Fernandes, sdb Colégio de S. João Bosco Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) Setembro de 2014


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