A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia."— Transcrição da apresentação:

1 CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia da Pesquisa

2 Afinal, o que é Conhecimento? I – Teoria do Conhecimento na Antigüidade: Podemos perceber que os Filósofos gregos deixaram algumas contribuições para a construção da noção de conhecimento: a.Estabeleceram a diferença entre conhecimento sensível e conhecimento intelectual; b. Estabeleceram diferença entre aparência e essência; c. Estabeleceram diferença entre opinião e saber; d. Estabeleceram regras da lógica pra se chegar à verdade.

3 II –Teoria do Conhecimento na Idade Média: 1. Na Patrística – Temos a tendência da conciliação do pensamento cristão ao pensamento platônico, sendo seu grande expoente Santo Agostinho. 2. Na Escolásticas - Temos a anexação da Filosofia aristotélica ao pensamento cristão, com o estreitamento da relação Fé e razão, sendo seu grande expoente São Tomás de Aquino. 3. Nominalismo – Temos o final do domínio do Pensamento Medieval, com a separação da Filosofia da teologia através do esvaziamento dos conceitos. Sendo seus expoentes Duns Scotto e Guilherme de Oclkam.

4 III – Teoria do Conhecimento na Idade Moderna: A primeira revolução Científica trouxe várias mudanças para o pensamento, dentre as quais podemos destacar a mudança da visão Teocentrista (Deus é o centro do conhecimento), para visão Antropocentrista (o homem é o centro do conhecimento). 1. O racionalismo de René Descartes – O discurso do Método: A máxima do cartesianismo “Cogito ergo sun”. 2. O empirismo: a. John Lock – a experiência b. David Hume – a Crença 3. O criticismo kantiano: O conhecimento a priori: Universal e necessário. 4. A herança iluminista: A razão.

5 IV – Teoria do Conhecimento na Idade Contemporânea: A Crise da Razão. O novo iluminismo de Habermas A razão crítica precisa: a. Fazer a crítica dos limites; b. Estabelecer princípios éticos; c. Vincular construção a raízes sociais.

6 Modos de Conhecer o Mundo Critérios de verdade Objetivação Metodologia Relação sujeito- Objeto 1. O Mito A Fé Dogmatismo – Doutrinamento e Proselitismo A experiência pessoal Dramatização do mito, ou seja, da liturgia religiosa 2. A Filosofia A razão A razão discursiva. A dialética (O discurso) Palavra diz as coisas. O mundo se manifesta p/ fenômenos 3. O Senso Comum A cultura ética e moral A Tradição cultural As crenças silenciosas (Ideologias) Relação interpessoal, ideologia = idéias dominantes. 4. A Arte A estética Esteticismo = A subjetividade do artista e do contemplador (observador) da arte. O gosto Relação pessoal, criatividade e a percepção da realidade do autor 5. A Ciência A experimentação Objetividade - Comprovação de uma determinada tese de modo objetivo A observação Relação “impessoal”, A isenção do cientista diante de sua pesquisa: O mito da neutralidade científica.

7 “Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.” Prof. Vanderlei de Barros RosasProf. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia Dito isto... Palavra Francesa “CONNAISSANCE” NASCER (NAISSANCE) + COM (COM)

8 Papel do Conhecimento O homem diferencia-se dos outros seres pela racionalidade; Capacidade de ir além da realidade imediata; Capacidade de se relacionar; Capacidade de elaborar o conhecimento; Pela linguagem o homem interpreta o mundo e se mostra nesta interpretação; O conhecimento é um processo – forma sempre nova de estar no mundo.

9 A)Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum) É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. Tipos de Conhecimento

10 B) Conhecimento Filosófico É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)

11 C) Conhecimento Teológico Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc...

12 D) Conhecimento Científico É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios.

13 Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: - É racional e objetivo. - Atém-se aos fatos. - Transcende aos fatos. - É analítico. - Requer exatidão e clareza. - É comunicável. - É verificável. - Depende de investigação metódica. - Busca e aplica leis. - É explicativo. - Pode fazer predições. - É aberto. - É útil (GALLIANO, 1979, p. 24-30).

14 MÉTODO Ordem seguida na investigação, no estudo e no esforço de atingir quaisquer objetivos; Caminho pelo qual se chega a certo resultado; Modo particular de proceder; Processo ou técnica de ensino. Alguns Conceitos

15 CIÊNCIA Estudo sistematizado, técnico metodizado e com objetivo certo. Conjunto de conhecimentos sistematizados, relativos a uma ordem de fenômenos.

16 MÉTODO CIENTÍFICO Procedimentos ordenados e disciplinas, utilizados para aquisição de informações seguras e organizadas.

17 METODOLOGIA É o caminho a ser seguido para alcançar o objetivo proposto. Envolve ações que serão selecionadas pelo pesquisador na realização do trabalho.

18 PESQUISA É o processo de busca, investigação ou procura da solução de um problema. A pesquisa busca a qualificação do ensino, baseado na relação ensino-pesquisa- realidade.

19 Pesquisa científica: é quando aplicamos o método científico ao estudo de um assunto de interesse. Conhecimento científico: são conhecimentos organizados, obtidos através da observação ou da experiência de fatos. Tem como característica: linguagem rigorosa, sistemático, objetivo, está sempre em construção.


Carregar ppt "CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google