A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE PÚBLICA                                                                              

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE PÚBLICA                                                                              "— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE PÚBLICA                                                                            

2 SAÚDE PÚBLICA Winslow, 1920 definiu saúde pública como
“Ciência e a arte de prevenir as doenças, prolongar a vida, e promover a saúde física e a eficiência através dos esforços comunitários organizados visando a sanidade do ambiente, o controlo das doenças transmissíveis, a educação das pessoas acerca de princípios de higiene pessoal, a organização dos serviços de saúde visando o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo das doenças, e o desenvolvimento de um funcionamento social que assegure a cada indivíduo um padrão de vida adequado à manutenção da saúde que garanta a cada cidadão a sua realização pessoal no direito à saúde e longevidade” (SCMIDT, 1994, cit. RIBEIRO, 1998: 161) A definição integra Protecção da saúde + Promoção da saúde e Prevenção da doença

3 CONCEITO DE SAÚDE PÚBLICA
Segundo, WINSLOW, Saúde Pública “é a arte e a Ciência de prevenir a doença , prolongar a vida, promover a saúde física e mental por meio de esforços organizados da comunidade”.

4 CONCEPÇÃO ACTUAL DA SAÚDE PÚBLICA
É A CIÊNCIA E ARTE DE ORGANIZAR E DIRIGIR OS ESFORÇOS COLECTIVOS, DESTINADOS A PROMOVER E RESTAURAR A SAÚDE DAS POPULAÇÕES

5 SAÚDE PÚBLICA Emergiu no séc. XIX FASE SANITÁRIA
combater as grandes epidemias que se desenvolveram com a revolução industrial Foco da atenção da Saúde Pública Identificar determinantes das infecções Planificar intervenções para as populações (evitando a propagação do “germe”), através de manipulações do meio ambiente ( criação de rede de esgotos, tratamento da água a consumir…) e do contacto interpessoal. FASE SANITÁRIA O Modelo Biomédico centrado na teoria do germe, como etiologia da doença (Doutrina etiológica) No diagnóstico e tratamento Reduziu a mortalidade e a morbilidade.

6 Saúde Pública Prevenção da doença Imunização Protecção da Saúde
FASE - MEDICINAPREVENTIVA Campo mais restrito do que o da Saúde Pública Prevenção da doença Imunização Rastreios Protecção da Saúde Reduziu a mortalidade e a morbilidade.

7 SAÚDE PÚBLICA Década 70, Novos desafios para a Saúde Pública
Relatório Richmond (RICHMOND, 1979, cit TEIXEIRA, 2004) e a Conferência de Alma- Ata (WHO, 1978, cit. TEIXEIRA, 2004) iniciaram a ( ? Promoção da Saúde) Foco de atenção Ausência de doenças + estado positivo de bem estar Principal objecto de estudo comportamento dos indivíduos Novos desafios para a Saúde Pública Novo padrão de morbilidade e mortalidade, ligado a factores comportamentais Longevidade, sobrepopulação, destruição ecológica, degradação do meio ambiente….

8 SAÚDE PÚBLICA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Comportamento dos indivíduos Grande Epidemia do séc. XX DIAS (2004) Centra-se na saúde e preconiza o retorno a uma perspectiva ecológica (OGDEN, 1998; RIBEIRO, 1994, 2000, cit. DIAS et al, 2004). Valoriza a promoção da saúde

9 SAÚDE PÚBLICA ACTUALMENTE Racionalização dos custos
Avaliação de desperdícios Avaliação dos resultados Co-responsabilização do cidadão pela sua saúde, proporcionar melhor serviço com vista à promoção e protecção da sua saúde. Para alguns esta medida pode ser uma restrição de custos, responsabilizando e culpabilizando o cidadão pela sua doença. (TEIXEIRA, 2004)

10 SAÚDE PÚBLICA Promoção da Saúde
“Processo de «capacitar» (enabling) as pessoas para aumentarem o controlo sobre a sua saúde, e para a melhorar”(Carta de OTAWA, 1986, cit. RIBEIRO, )

11 SAÚDE PÚBLICA A Carta de Ottawa, segundo OMS (1986) define como prioridades para a saúde: Uma política de saúde pública; Desenvolvimento de competências sociais e pessoais; Uma acção comunitária; Ambiente protegido e protector Reorganização dos serviços de saúde, tornando-os mais eficazes nas respostas a estes desafios (TEIXEIRA, 2004: 452)

12 ACÇÕES DA SAÚDE PÚBLICA
Protecção da saúde Restauração da saúde Evitar mortes prematuras

13 ACÇÕES DA SAÚDE PÚBLICA
Restauração da saúde Protecção da saúde Elevado nível de Bem-estar físico, Mental e social e De capacidade de funcionamento Morte prematura Perda da saúde Saúde positiva Prevenção secundária Prevenção primária Prevenção terciária Prevenção da doença Promoção da saúde Fonte: Adapatçaão de PIEDROLA- Medicina Preventiva e Social , 9ª ed. Universidade de Santiago de Compostela, 1990

14 Saúde Comunitária

15 Saúde Comunitária MONNIER (1980), refere que falamos em Saúde Comunitária quando os seus membros quer do ponto de vista geográfico, quer do ponto de vista social, conscientes da sua ligação de pertença a um mesmo grupo, reflectem em comum as suas necessidades prioritárias e participam colectiva e activamente nas acções que contribuem para elevar o seu nível de saúde.

16 Introduz: Saúde Comunitária
A responsabilidade e participação da comunidade na planificação, administração, gestão e controlo das acções que levam ao óptimo estado de saúde. Comunidade em acção (a acção colectiva ou esforço comunitário conjunto Benefícios na saúde)

17 Saúde Comunitária Introduz: A noção Empowerment Comunitário
pessoas a reflectir sobre os problemas sociais, contribuindo para a tomada de decisão, o desenvolvimento da consciência crítica e o aumento da intervenção sobre a realidade (RAUERBUM & ROOTMAN, 1998; HILLS, 2000)

18 Saúde Comunitária Medicina da Comunidade Surgiu da inquietação de alguns departamentos Universitários de Inglaterra e América do Norte Integra acção do governo / conhecimentos da Saúde Pública + comunidade

19 Saúde Comunitária Perspectiva Comunitária sobre a saúde
Afirmada no final da década 70 Conferência Internacional Sobre Cuidados Primários de Saúde - Declaração de Alma – Ata, 1978 Saúde direito humano fundamental e meta social Mundial que exige vontade Política, participação e organização da população e responsabilidade e autodeterminação das pessoas

20 Bibliografia CARDOSO, Salvador Massano – Notas e Técnicas Epidemiológicas. Coimbra, Faculdade de Medicina, 2001 HILLS, M. – Workshop for teachers of Health promotion. VI Brazilian Congress on Colective Health. Abrasca-ENSP -CPHA , Rio de Janeiro, 2000 MONNIER, J.; DESCHAMPS, J. R. & MANCIAUX, M. – Santé publique, santé de la communauté. Villeurbane: SIMEP, 1980. PIEDROLA- Medicina Preventiva e Social , 9ª ed. Universidade de Santiago de Compostela, 1990. RAERBUN J. & ROOTMAN I. – People – Centred Health Promotion. John Witey & Sons, Toronto, ON, 1998.


Carregar ppt "SAÚDE PÚBLICA                                                                              "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google