Carregar apresentação
1
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Facilitadora: Claudia Pedral Ipiaú – Ba Agost/13
2
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
3
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
4
INCLUIR-SE PARA INCLUIR
A INCLUSÃO TRAZ PARA NOSSA CONSCIENCIA ALGUNS PONTOS IMPORTANTES: 1- Termos consciência de quem somos -PROFISSIONAL X CONHECIMENTO PESSOA X EMPATIA
5
INCLUIR-SE PARA INCLUIR
2- SENTIMENTO DE INCLUSÃO X PRECONCEITO 3- QUEM É A CRIANÇA DEFICIENTE?
6
CONHECER PARA INCLUIR SOBRE CONCEITO:
Deficiência: perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incapacidade: restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como conseqüência direta ou é resposta do indivíduo a uma deficiência psicológica, física, sensorial ou outra. Desvantagem: prejuízo para o indivíduo, resultante de uma deficiência ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais
7
CONHECER PARA INCLUIR SOBRE CLASSIFICAÇÃO 1 - DEFICIÊNCIA MENTAL
- Síndromes - Lesões cerebrais - Má formação congênita - Alterações genéticas
8
CONHECER PARA INCLUIR DEFICIÊNCIA VISUAL - Baixa visão - Cegueira
DEFICIÊNCIA AUDITIVA - Surdo
9
CONHECER PARA INCLUIR - Paralisia Cerebral DEFICIÊNCIA FÍSICA
- Lesões Cerebrais - Má formação genética - Traumas ortopédicos
10
CONHECER PARA INCLUIR TRANSTORNOS
TID – TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO - Transtornos de modo geral - Autismo - Asperge - Síndrome de Reth
11
CONHECER PARA INCLUIR DÉFICITS COGNITIVOS - TDAH
- Distúrbio da atenção - Dislexia - Dificuldade de aprendizagem - Distúrbios psicomotores
12
MAS...COMO SABER?
13
MAS...COMO SABER? NÃO A MEDICALIZAÇÃO NÃO A DIGNOSTICAÇÃO
O QUE POSSO OBSERVAR? NÃO A MEDICALIZAÇÃO NÃO A DIGNOSTICAÇÃO
14
MAS...COMO SABER? 1- AOS 2 / 3 ANOS
A ausência total de linguagem / fala Apatia Falta de integração com o meio Agitação motora Não atende a ordens simples Não explora brinquedos
15
MAS...COMO SABER? AOS 4 / 5 ANOS
Linguagem com omissões, supressões, trocas, gagueiras. Apatia Falta de interação com o meio social Ausência de troca com o meio Agitação motora Não atende e compreende ordens simples/complexas baixa de criatividade Empobrecimento com manuseio de brinquedos Não responde a estímulos cognitivos : cores iniciais e formas; conceitos básicos Inicio do processo alfabético – sem resposta positiva Motricidade atípica Comportamentos atípicos agressividade
16
MAS...COMO SABER? 6 anos - Todos os elementos anteriores
- Ausência de apropriação a conteúdos pedagógicos. - Desenhos empobrecidos – garatujas - Dificuldades para e na alfabetização
17
MAS...COMO SABER? PARA O FUNDAMENTAL 1 E FUNDAMENTAL 2
Todas as anteriores em estágios avançados Não estar alfabetizado Baixa estima Comportamentos agressivos ou inibidos
18
Deficientes???
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.