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XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE TURÍSTICA A IMPORTÂNCIA DOS GRANDES EVENTOS PARA O TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LOCAL Caio Luiz de Carvalho.

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1 XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE TURÍSTICA A IMPORTÂNCIA DOS GRANDES EVENTOS PARA O TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LOCAL Caio Luiz de Carvalho

2 INDÚSTRIA DE VIAGENS & TURISMO Hotelaria, Agências de Viagens e Turismo, Locadoras, Restaurantes, Transportadoras, diversão e outros serviços relacionados. Turismo e Eventos: impacto econômico e social ECONOMIA DE VIAGENS & TURISMO Serviços gráficos, energia, financeiros, equipamentos, alimentos, segurança, administração, construção civil e naval, bebidas, fabricação de aeronaves, madeira, mineração, produtos químicos, têxteis, combustíveis, plásticos, saneamento, decorações, produtos metálicos, arquitetos, resorts, atacadistas, lavanderia, informática e mais... 52 SETORES DA ECONOMIA

3 INFRAESTRUTURA EDITORAS ESPETÁCULOS ORGANIZADORES DE EVENTOS LOCADORAS DE AUTOS ARTESANATO LOCAL GALERIAS DE ARTE MUSEUS INVESTIDORES HOSPEDAGEM MÍDIA COMÉRCIO TRANSPORTES/PETRÓLEO AGÊNCIAS DE VIAGENS E OPERADORAS GUIAS E RECEPTIVO CIAS. AÉREAS SETOR DE ESPORTES BANCOS/ CARTÕES DE CRÉDITO FEIRAS GASTRONOMIA MERCADO INFORMAL TRADUTORES E INTÉRPRETES PREFEITURAS TURISMO CULTURAEVENTOS NATUREZA O negócio do entretenimento

4 A cidade recebe, por ano, mais de 11 milhões de turistas Desses, 1,7 milhões são estrangeiros Cerca de 52% dos turistas vêm a negócios ou eventos São mais de 500 mil empregos A atividade movimenta cerca de R$ 9 bilhões e 52 setores da economia São 90 mil eventos por ano ou 1 a cada 6 minutos São Paulo é sede de 75% das grandes feiras de negócios do país Turismo de negócios e eventos na cidade de São Paulo

5 Turismo de negócios e eventos na cidade de São Paulo Grandes feiras e eventos do país que têm sede na cidade:  Automec  Beauty Fair  Bienal do Livro  Casa Cor  Ciosp Odontologia  Couromoda  Equipotel  Feicon  Francal  Fórmula Indy  GP Brasil de Fórmula 1  Hospitalar  Mostra Internacional de Cinema  Parada LGBTT  Salão do Automóvel  São Paulo Fashion Week  Virada Cultural  Reveillon  Natal

6 2011: Jogos Mundiais Militares 2013:Copa das Confederações (FIFA) 2014:Copa do Mundo (FIFA) 2015: Convenção Mundial do Rotary 2016: Olimpíadas 2020: EXPO Mundial Agenda extra invejável de eventos no País (2011-2020) Alguns deles:

7 Turismo de Eventos A melhor relação custo/benefício  Equilibra sazonalidade  Poucos decidem o destino de muitos  O turista de eventos gasta mais  Precisa comprovar despesas  Descobre o destino turístico  Volta como turista tradicional  Torna-se propagandista do destino

8 Salão do Automóvel 2010 50 anos depois 750 mil pessoas Público do evento 322 mil pessoas (43%) visitantes de outras cidades R$ 1.365,00 Gasto médio no período (2,8 dias) R$ 160 milhões Receita gerada pelo evento 95% Taxas médias de ocupação hoteleira no período do evento R$ 15 milhões Arrecadação de ISS – Grupo 13 no mês do evento

9 Projeções de receita turística Na cidade de São Paulo, em bilhões TOTAL DOMÉSTICOS INTERNACIONAIS Fonte: SPTURIS/FIPE

10 O megaevento esportivo e o seu legado  A análise sobre um megaevento esportivo deverá sempre trazer junto a necessidade de saber o que ocorrerá com os investimentos milionários em instalações esportivas novas e melhoradas.  Fundamental é a análise econômica e social de quanto esses gastos em torno das novas instalações e a atividade econômica gerada por essas instalações terão impacto duradouro e sustentável sobre o local e sobre a economia regional.

11 Impacto dos grandes eventos esportivos mundiais Áreas Economia / Desenvolvimento Cultura Social Turismo Infraestrutura básica Mobilidade Comércio Recuperação urbana Efeito multiplicador (aquecimento da economia) Capacidade de fazer Troca de experiências Nova percepção/inserção Auto estima Capacitação Espírito de voluntariado Novos empregos Projeção internacional Melhora do receptivo Maior demanda Novos equipamentos Novos eventos

12 Reposicionamento político de países  Moscow Olympics in 1980  Seoul Olympics in 1988  Kuala Lumpur Commonwealth Games in 1998  Qatar Asian Games in 2006  Beijing Olympics in 2008  Sochi (Russia) Winter Olympics in 2014

13 Reposicionamento econômico de países  Barcelona Olympics in 1992  Sydney Olympics in 2000  Manchester Commonwealth Games in 2002  Glasgow Commonwealth Games in 2014  Prague Olympic Bid for 2016  Potential Delhi Olympic Bid for 2020

14 Modelo de financiamento dos Jogos Olímpicos – 1972 a 2000 Fonte: Soldberg & Preuss 2007

15 Jogos Olímpicos: infraestrutura nas cidades olímpicas

16 Jogos Olímpicos: estimativa de gastos

17 Jogos Olímpicos no dia seguinte: gastos perigosos

18 Jogos Olímpicos: efeitos intangíveis  A decisão sobre a organização de megaeventos não deve se ater só a fatores econômicos.  Eles tem o potencial também de gerar uma série de benefícios sociais intangíveis.  Os ingleses criaram a metodologia de avaliação contingencial para avaliar o retorno que os Jogos Olímpicos de Londres 2012 trarão.

19 Jogos Olímpicos: efeitos intangíveis

20 Impacto dos grandes eventos: Copa e Olimpíadas http://www.deloitte.com.br/publicacoes/2007/Pesquisa_IBRI.pdf

21 Impacto dos grandes eventos: Copa e Olimpíadas Fonte: Pesquisa “Brasil, bola da vez” – Deloitte/Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) – 2010. Perspectivas dos investidores para os megaeventos esportivos

22 Impacto dos grandes eventos: Copa e Olimpíadas Fonte: Pesquisa “Brasil, bola da vez” – Deloitte/Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) – 2010. Impactos indiretos por setor, segundo investidores

23 Impacto dos grandes eventos: Copa e Olimpíadas Fonte: Pesquisa “Brasil, bola da vez” – Deloitte/Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) – 2010. Maiores dúvidas dos investidores

24 Impacto dos grandes eventos: Copa e Olimpíadas

25 Copa do Mundo da FIFA *Estimativa

26 Copas do Mundo Alemanha 2006 64 Jogos 3.353.335 Espectadores nos estádios (média 52.401 torcedores/jogo) 18 milhões Espectadores nas praças das cidades que sediaram os jogos (Fan Fests, promoção da FIFA) 25 a 30 bilhões Espectadores pela televisão em 240 países

27 Copas do Mundo Brasil 2014 O verdadeiro resultado de uma Copa  Acelera obras de infraestrutura básica necessárias;  Melhor infraestrutura esportiva;  Incremento da base tributária;  Melhor fluxo turístico;  Incremento e melhor qualidade do setor de serviços;  Aumento da oferta de empregos;  Fortalecimento da marca Brasil e marcas locais;  Capacitação e qualificação de pessoal;  Auto estima-Fator “Feel Good”  Benefícios educacionais;  Experiência cultural;  Inserção no imaginário mundial (fortalecimento da imagem);  Evento que contamina o país, não apenas cidades-sedes

28 Copas do Mundo Brasil 2014 Oportunidades estão fora dos estádios! E já a partir de 2010...  Transportes  Comunicação  Restaurantes  Hotéis  Aluguel de residência  Operadoras turísticas  Organizadores de eventos  Empresas de TI  Equipamentos para eventos  Casas de shows  Bares  Comércio em geral  Rede hospitalar  Empresas de segurança  Operadoras de telefonia celular  Táxis  Cartões de crédito  Vendas nas vilas de hospitalidade  Fan Fests  Baladas customizadas  Consultorias  Voluntariado  Universidades  Escolas de idiomas  Industria de bebidas  Taxis aéreos  Artistas  Ateliês

29 Copas do Mundo Brasil 2014 Oportunidades estão fora dos estádios! E já a partir de 2010...  Cidades vizinhas  Empresas multinacionais com interesse em suas seleções  Games e softwares para venda aos visitantes  Moda  Design  Áudio visual  Estagiários de diversas áreas com conhecimento de idiomas  Cursos de qualificação profissional  Qualificações para a aviação civil  Qualificações para a gastronomia...

30 Copas do Mundo Brasil 2014 12 Cidades-sedes

31 Copas do Mundo Brasil 2014 12 Cidades-sedes

32 Copas do Mundo Brasil 2014

33 Copas do Mundo Brasil 2014: difícil prever o futuro Estruturação de um Negócio Hoteleiro Conhecimento do mercadoalvo Identificação de oportunidade de negócio FASE II Planejamento Financeiro Estruturação dofunding Montagem do Business Model FASE VII Implantação do produto FASE VIII Conceituação preliminar do produto Análise preliminar de viabilidade FASE III Operação FASE IX Idéia Inicial FASE I Busca da área Escolha das parcerias para desenvolvimento Amadurecimento do conceito do produto FASE IV Detalhamento do produto Análise de viabilidade econômica Orçamentos preliminares FASE V Formalização das parcerias Compra da área Estudos e projetos detalhados Orçamento definitivo FASE VI Project Management Estruturação do Negócio* Diogo Canteras / HVS Asset Management Hotel: 1 ano projeto/análise + 2/3 anos de construção = 3 a 4 anos Hoje em São Paulo, que tem oferta de 39 mil quartos, não temos um único hotel em construção No Rio de Janeiro, com oferta de 19 mil quartos até 2014, o previsto hoje é agregar apenas mais 2.500 quartos Hotelaria é um negócio de longo-prazo!!!

34 –Baixa perspectiva de evolução da oferta. O Mercado das Grandes Capitais Perspectivas de aumento da oferta (até 2013)

35 Uma Copa do Mundo deixa o país mais feliz. Mas sem planejamento e certeza dos legados,...um país mais pobre ! *Por Simon Kuper (colunista do Financial Times e autor do livro Soccernomics, lançado em junho de 2010).

36 Quando um país recebe o mundial, os ganhos não cobrem sequer os gastos com estádios. Mas o grau de felicidade da população aumenta. E isso também pode ser medido em números. É o desconhecido mundo do ganho intangível!

37 MUITO OBRIGADO caio@spturis.com / @CaioCarvalhoSp


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