A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos no âmbito do Processo Administrativo Tributário do Estado de SP Adolpho Bergamini Advogado. Juiz Presidente da 2ª Câmara Julgadora do Tribunal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos no âmbito do Processo Administrativo Tributário do Estado de SP Adolpho Bergamini Advogado. Juiz Presidente da 2ª Câmara Julgadora do Tribunal."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos no âmbito do Processo Administrativo Tributário do Estado de SP Adolpho Bergamini Advogado. Juiz Presidente da 2ª Câmara Julgadora do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo. Especialista em Direito Tributário pela PUC/SP. Professor de Direito Tributário e Aduaneiro na Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (FAZESP), GVlaw, Escola Paulista de Direito (EPD), FISCOSOFT, FUNDACE-FEA/USP, FUCAPE/ES. Ex-professor de Direito Tributário na FECAP, FAAP e Uniban. Autor e coordenador de obras doutrinárias dedicadas ao Direito Tributário, “ICMS”, “RICMS/SP Comentado e Anotado”, entre outras. Coordenador da Revista de Tributos Indiretos do Fiscosoft. Membro do Comitê Técnico da Revista de Estudos Tributários da IOB e do Conselho Editorial da Revista de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário do IEM/IOB.

2 Previsão normativa do Processo Administrativo Tributário no Estado de São Paulo:  Constituição Federal: Artigos 5º, inc. XXXIV, LIV, LV, LVI e LXXVIII, 37, caput e inc. XXII;  Código Tributário Nacional: Artigos 142, 145, 146, 151, inc. III, 156, inc. IX, 194 a 200;  Constituição Estado de SP: Artigos 4º e 111;  Lei Estadual nº 13.457/2009;  Decreto Estadual nº 54.486/2009 (Regulamento do PAT);  Regulamento do ICMS: Decreto nº 45.490/2000, artigos 532 a 537 (art. 536 – Recurso Hierárquico), artigo 564-A;  Regimento interno TIT: Lei nº 13.457/2009, referendado através da Portaria 141/2009. Regras Gerais

3  Regula o processo decorrente da defesa do contribuinte contra o lançamento de ofício relativo aos tributos estaduais de SP.  Não regula: (i) pedidos de compensação ou restituição de tributos; (ii) pedidos de reconhecimento de imunidade, isenção, não incidência e utilização de benefícios fiscais e regimes especiais; (iii) autorização para aproveitamento ou transferência de créditos; (iv) consulta fiscal. Âmbito de aplicação do PAT

4  Regra geral (salvo outro prazo expresso): 05 dias;  Prazos são contínuos, excluindo-se o dia de início e incluindo-se o de vencimento;  Dia de início é o primeiro dia útil após intimação;  Se vencimento recair em dia não útil, prorroga-se o prazo. Prazos - Geral

5  Para recursos e contrarrazões do contribuinte: 30 dias;  Para recursos e contrarrazões da Fazenda: 60 dias;  Mínimo de antecedência para o contribuinte tomar ciência da inclusão em pauta, para realização de S.O.: 5 dias corridos;  Recurso de ofício – prazo para manifestação da Rep. Fiscal : 60 dias;  Questão relevante: o que acontece se Rep. Fiscal perder este prazo?  Recurso de ofício – prazo para contrarrazões do contribuinte: 30 dias;  Recurso voluntário – prazo para contrarrazões da Rep. Fiscal: 60 dias;  Recurso ordinário – prazo para interposição pelo contribuinte: 30 dias;  Recurso ordinário – prazo para contrarrazões da Rep. Fiscal: 60 dias;  Recurso especial – prazo para interposição e contrarrazões pelo contribuinte: 30 dias;  Recurso especial – prazo para interposição e contrarrazões pela Rep. Fiscal : 60 dias;  Recurso genérico/Hierárquico (artigo 90, Lei nº 13.457/2009): 30 dias; Prazos Recursais

6  Pedido de reforma de julgado – prazo da Fazenda: 60 dias;  Resposta do contribuinte ao pedido de reforma de julgado da Fazenda: 30 dias;  Pedido de retificação de julgado do contribuinte: 30 dias; Prazos Recursais (continuação):

7  (i) Débito fiscal de até 5.000 UFESPs: 01/01/2014 a 31/12/2014 – R$ 20,14 - Comunicado DA-75/13, de 18-12-2013 (5.000 UFESPs= R$ 100.700,00)  (i.1) decisão contra a Fazenda: (i.1.1) Recurso de Ofício; (i.1.2) Representação se manifesta em 60 dias; (i.1.3) o processo é encaminhado à DTJ; (i.1.4) o contribuinte apresenta contrarrazões em 30 dias; e (i.1.5) a DTJ julga;  (i.2) decisão a favor da Fazenda: (i.2.1) Recurso Voluntário em 30 dias; (i.2.2) o processo é encaminhado à DTJ; (i.2.3) a Representação se manifesta em 60 dias; e (i.2.4) a DTJ julga;  (i.3) decisão parcial: (i.3.1) primeiros procedimentos (i.1.1), (i.1.2) e (i.1.3); (i.3.2) prazo para Recurso Voluntário do contribuinte corre junto com prazo para contrarrazoar Recurso de Ofício (i.1.4); o (i.3.3) se contribuinte interpuser Recurso Voluntário, a Representação se manifesta em 60 dias (i.2.3); e (i.3.4) a DTJ julga. Recursos contra Decisão de 1ª Instância

8  (ii) Débito fiscal acima de 5.000 UFESPs:  (ii.1) decisão contra a Fazenda: (ii.1.1) Recurso de Ofício; (ii.1.2) a Representação se manifesta em 60 dias; (ii.1.3) o processo é encaminhado à DTJ; (ii.1.4) contribuinte contrarrazoa em 30 dias; e (ii.1.5) o processo é encaminhado à Câmara Julgadora - TIT;  (ii.2) decisão a favor da Fazenda: (ii.2.1) Recurso Ordinário em 30 dias; (ii.2.2) o processo é encaminhado à DTJ para juízo de admissibilidade; (ii.2.3) a Representação se manifesta em 60 dias; e (ii.2.4) o processo é encaminhado à Câmara Julgadora - TIT;  (ii.3) decisão parcial: (ii.3.1) primeiros procedimentos (ii.1.1), (ii.1.2) e (ii.1.3); (ii.3.2) o prazo para Recurso Ordinário corre junto com o prazo para contrarrazoar o Recurso de Ofício (ii.1.4); (ii.3.3) se contribuinte interpuser Recurso Ordinário, a Representação se manifesta em 60 dias (ii.2.3); e (ii.3.4) o processo é encaminhado à Câmara Julgadora - TIT. Recursos contra Decisão de 1ª Instância (Cont...)

9 Recursos contra Decisão de 1ª Instância (Cont...)  Recurso Ordinário: (art. 47 – Lei 13.457/2009)  Formalidades da interposição: deve ser interposto por petição contendo nome e qualificação do recorrente, a identificação do processo e o pedido de nova decisão, com os respectivos fundamentos de fato e de direito. o IMPORTANTE: pedido de sustentação oral deve ser formalizado no momento da interposição, sob pena de preclusão.  O juízo de admissibilidade: Delegado Tributário de Julgamento. o Se admitido: encaminhamento à Representação Fiscal para parecer em 60 dias. Com ou sem manifestação, autos são remetidos ao TIT para distribuição ao juiz relator, que tem 30 dias para elaborar voto.  Efeito: recurso ordinário tem efeito devolutivo.

10 Recursos contra Decisão de 1ª Instância (Cont...)  Recurso Ordinário (continuação):  Produção de provas: pode? Artigo 19 - As provas deverão ser apresentadas juntamente com o auto de infração e com a defesa, salvo por motivo de força maior ou ocorrência de fato superveniente. Parágrafo único - Nas situações excepcionadas no “caput” deste artigo, que devem ser cabalmente demonstradas, será ouvida a parte contrária.  Questão relevante: o que é motivo de força maior?

11 Recursos – Questões relevantes  Superação de vícios do AIIM e julgamento de recursos: Artigo 13 - Estando o processo em fase de julgamento, os erros de fato e os de capitulação da infração ou da penalidade serão corrigidos pelo órgão de julgamento, de ofício ou em razão de defesa ou recurso, não sendo causa de decretação de nulidade. § 1º - Quando da correção resultar penalidade de valor equivalente ou menos gravoso, será ressalvada ao interessado, expressamente, a possibilidade de efetuar o pagamento do débito fiscal no prazo de 30 (trinta) dias, contados da intimação, com desconto igual ao que poderia ter usufruído no decurso do prazo previsto para a apresentação da defesa. § 2º - A redução do débito fiscal exigido por meio de auto de infração, efetuada em decorrência de prova produzida nos autos, não caracteriza erro de fato. Artigo 14 - O órgão de julgamento mandará suprir as irregularidades existentes no auto de infração, quando não puder efetuar a correção de ofício. § 1º - As irregularidades que tiverem causado prejuízo à defesa, devidamente identificado e justificado, só acarretarão a nulidade dos atos que não puderem ser supridos ou retificados. § 2º - Saneadas as irregularidades pela autoridade competente e tendo havido prejuízo à defesa, será devolvido ao autuado o prazo de 30 (trinta) dias para pagamento do débito fiscal com o desconto previsto à época da lavratura do auto de infração, ou para apresentação da defesa, relativamente aos itens retificados.

12  Pedido de sustentação oral: deve ser no momento da interposição do recurso ordinário, ou especial, bem como nas contrarrazões aos recursos da Fazenda  Prazo para elaboração de voto pelo relator: 30 dias  Prazo para elaboração de voto vista: 15 dias  Pedidos de vista: somente é permitida uma vista  Retorno de diligência: há obrigação de o contribuinte se manifestar? Recursos – Questões relevantes (cont.)

13  Recurso Hierárquico/Inominado:  Da decisão proferida por autoridade administrativa em matéria fiscal estranha à competência dos órgãos de julgamento previstos na Lei 13.547/2009 caberá recurso, uma única vez, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar da notificação do despacho, para a autoridade imediatamente superior à que houver proferido a decisão. Procedimento Administrativo não Contencioso


Carregar ppt "Recursos no âmbito do Processo Administrativo Tributário do Estado de SP Adolpho Bergamini Advogado. Juiz Presidente da 2ª Câmara Julgadora do Tribunal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google