Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWalter Carmona Guterres Alterado mais de 8 anos atrás
1
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento
2
APRESENTAÇÃO: O Plano Nacional de Educação, amplamente debatido e aprovado em 25 de junho de 2014, por meio da Lei 13.005, estabelece metas e estratégias para a educação para as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. Levando em conta a singularidade de cada ente da federação, as especificidades de projeção, adequação e de aplicabilidade, essas devem constar nos respectivos planos de 2015 até 2025, portanto para a próxima década.
3
O Ministério da Educação em recente levantamento, constatou que apenas Maranhão e Mato Grosso elaboraram seus planos sendo que os demais 25, inclusive São Paulo, não se quer haviam iniciado tal discussão. Entre os municípios, a situação é ainda mais preocupante. Dos 5.564, apenas 1.600 afirmavam ter planos municipais, porem esses, se confundiam com planos de governo para uma gestão de quatro anos.
5
Dados sobre a População: População estimada em 2014: 259.053 População em 2010: 240.230 Área da unidade territorial (km²): 70,389 Densidade demográfica: 3.412,89 Código do Município: 3515004 Gentílico: Embuense das Artes Prefeito: Francisco Nascimento de Brito Fonte: IBGE 2014 Secretário de Educação: Paulo Vicente dos Reis DIAGNÓSTICO
12
Tabela 3 –Distribuição da população por faixa etária e gênero
15
Dados sobre a infância e adolescência: Segundo dados do IBGE/Censo 2010, Embu das Artes apresentava uma população de 240.230 habitantes, sendo 83.555 com idade de 0 a 19 anos, portanto 34,78% da população. Idade Tabela 1- IBGE/Censo 2010
16
METAS - PNE Meta 1 – Educação Infantil Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
17
INDICADORES
18
INDICADORES
19
Como participar na construção do PME?
20
Durante o mês de Abril Conferências Livres Nas escolas, Câmara Municipal, Ongs (Associação amigos de Bairros), Equipamentos públicos, empresas, Associações Religiosas...
21
Plataforma de Consulta, Construção e Acompanhamento : educacaoembudasartes.org Murais, caixas de sugestões, questionários, plenárias, Grupos de Estudo (GT), O debate nas ruas: a construção do diagnóstico, o levantamento e a consolidação das propostas.
22
O diagnóstico da situação educacional local e o uso de metodologias participativas junto às escolas. Comunicação e mobilização para as redes de ensino e para a população em geral. O debate público na mídia sobre a importância do planejamento público.
23
Em cada uma das etapas e modalidades da educação, pode-se abordar quatro grandes eixos: Condições de Acesso – ampliação da oferta e estímulo à manifestação da demanda por direito à educação Insumos – condições objetivas de realização do trabalho pedagógico (infraestrutura, condições de trabalho dos profissionais de educação, financiamento etc) Processos – ações continuadas e articulação entre as políticas públicas (formação continuada, gestão democrática, avaliação educacional etc) Equidade – superação de desigualdades/discriminações (no território, de renda, de gênero, étnico-racial, orientação sexual, presença de deficiência etc)
24
Referências: Plano Diretor Embu das Artes Plano Municipal da Infância e Juventude IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#indicadores Acesso em 4/03/15 http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#indicadores Sead - http://produtos.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php Acesso em 11/02/15 http://produtos.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php MEC - http://pne.mec.gov.br/ Acesso em 09/02/15 http://pne.mec.gov.br/
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.