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Brasil Império José Murilo de Carvalho. Introdução  A grande diferença verificada na evolução das colônias espanholas e portuguesas  Político: manutenção.

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1 Brasil Império José Murilo de Carvalho

2 Introdução  A grande diferença verificada na evolução das colônias espanholas e portuguesas  Político: manutenção da unidade política na América Portuguesa e fragmentação na América Espanhola

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5 Explicações  Estilo de administração das colônias?  Vinda da família real para o Brasil?  Razões econômicas?

6 Modelo explicativo  “As possibilidades de êxito para impor uma ordem nacional estiveram condicionados tanto pela ‘situação de mercado’, regida pelo grupo que controlava as exportações – monopólio dos portos, domínio do setor produtivo fundamental, etc -, como pela capacidade de alguns setores das classes dominantes consolidar um sistema político de domínio” Cardoso e Faleto

7 Abordagem teórica Atribuir a influência à atuação de elites políticas significa apenas negar o determinismo de fatores não-políticos, sobretudo econômicos, nas decisões políticas

8 Origem e formação de elites políticas  “quanto maior o êxito e a nitidez da revolução burguesa, tanto menor o peso do Estado como regulador da vida social e, portanto, tanto menor o peso do funcionalismo público”  Portugal : revolução burguesa abortada, predomínio do elemento burocrático  Nos EUA o emprego público era um mau negócio: além de ser malvisto pela população as oportunidades do mercado eram muito maiores e mais compensadoras do que as da burocracia

9 José Murilo de Carvalho  “a manutenção da unidade política da ex-colônia foi em grande medida consequência do tipo de elite política existente à época da Independência”  “Essa elite se caracterizava sobretudo pela homogeneidade ideológica e de treinamento”  “Essa homogeneidade era fornecida sobretudo pela socialização da elite (educação,ocupação,carreira política)”

10 Ideologia homogênea  Formação jurídica  Universidade de Coimbra  Pernambuco e São Paulo

11 Iluminismo em Portugal?  Portugal: lenda negra  Inquisição portuguesa  Estrangeirados  Imprensa portuguesa  Proibição de livros e pensamentos revolucionários (Rousseau)

12 Universidade de Coimbra  Criada em 1290  Juristas de Bolonha  1537 até 1759 domínio dos jesuítas  Escolástica  Iluminismo Católico  Luiz Antônio Verney

13 Uma ilha de letrados num mar de analfabetos  O governo português nunca permitiu a instalação de estabelecimentos de ensino superior nas colônias  Capitania de Minas Gerais 1768  Um dos mais fortes vínculos que sustentava a dependência das colônias era a necessidade de vir estudar em Portugal (Universidade de Coimbra)

14 Analfabetismo  De acordo com o Censo de 1872, somente 16,85% da população entre seis e 15 anos frequentava a escola  30 anos mais tarde, em 1920, os analfabetos representavam 76% da população total  menos de 12.000 alunos matriculados nas escolas secundárias numa população livre de 8.490.910 habitantes

15 América Espanhola  A Espanha permitiu desde o início a criação de Universidades em suas colônias  Em 1551 Universidade do México e do Peru, mais tarde Cuba(Havana), Nicarágua (león), Panamá (Panamá), Colômbia (Bogotá), Venezuela (Caracas,Mérida), Equador (Quito), Peru (lima, Cuzco, Huamanga), Bolívia (Charcas), Chile (Santiago), Argentina (Córdoba)  Até o final do período colonial umas 150.000 pessoas formaram-se nas Universidades da América Espanhola

16 No Brasil  1828 Curso de Direito em Olinda e em São Paulo  Escola Militar em 1810 – matemática e engenharia  Escola de Medicina do Rio de Janeiro e Salvador (1813 e 1815)  Escola de Minas em Ouro Preto (1876)

17 Local de Educação Superior dos Ministros (1822-1889) 1822-31 1831-40 1840-53 Coimbra 71,80% 66,68% 45% Outro* 28,20% 16,67% - -------------------------------------------------------- * indica quase sempre formação em escolas militares de Portugal ou do Brasil

18 Bacharelismo  Segundo relatório de um ministro do império: “A experiência tem demonstrado que a existência de dois Cursos Jurídicos dá um número de pessoas habilitadas muito superior ao que as necessidades do país exigem”

19 Cidadania “O domínio de funcionários públicos na elite política significava na verdade que os representantes da sociedade eram ao mesmo tempo representantes do Estado”

20 Unificação da Elite  Educação Superior  Coimbra  Formação Jurídica  “a elite era uma ilha de letrados num mar de analfabetos”

21 A caminho do clube  Longas carreiras políticas  Faziam circular os administradores por vários postos e regiões  Evitavam que os funcionários se identificassem com os interesses das colônias e desenvolvessem idéias subversivas  Alguns chegavam a administrar 8 províncias diferentes

22 Numero de Presidentes de Província e tempo médio no cargo, 1824-1889 1824-31 1831-40 1840-89 Presidentes 60 114 748 Efetivos Tempo 2 1,3 1,2 no cargo

23 Manutenção da Unidade  “Num país geograficamente tão diversificado e tão pouco integrado, onde pressões regionalistas se faziam sentir com frequência, a ampla circulação geográfica da liderança tinha um efeito unificador poderoso”  Durante os 67 anos de duração do Império, o total de 526 cargos foram preenchidos por apenas 342 pessoas

24 Comparação com o Império Chinês  Os mandarins chineses se preparavam durante 35 anos para um exame que durava 160 dias  O Império Brasileiro durou 67 anos, só a dinastia Ching durou mais de 250 anos e o sistema de exame chinês durou em torno de 1300 anos  O sistema competitivo de exames era um meio excelente para doutrinar os plebeus ambiciosos e obrigar os filhos talentosos de funcionários e famílias burocráticas nobres a submeterem-se a uma formação ideológica profissional extraordinariamente completa


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