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Profa. Bruna Panzarini Aula 8- Planejamento Estratégico Professora Bruna Panzarini.

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1 Profa. Bruna Panzarini Aula 8- Planejamento Estratégico Professora Bruna Panzarini

2 Profa. Bruna Panzarini Níveis de gestão estratégica Os níveis de gestão estratégica referem-se ás grandes empresas que são multi produtoras; Produzem diversos produtos e ou prestam uma variedade de serviços; Isto é: empresas diversificadas que possuem diversos negócios situados, em ramos diferentes de atividade

3 Profa. Bruna Panzarini Gestão Estratégica da divisão Grandes empresas possuem vários negócios ou seja ao longo da história adotaram estratégias de diversificação. Um exemplo brasileiro Itausa S/A ; possui negócios no ramo financeiro Itaú que engloba banco, seguradora, corretora s, credito imobiliário e ainda bancos como Banco Francês e Brasileiro, Banco do Estado do Paraná, Banerj, Bemge e Unibanco.

4 Profa. Bruna Panzarini Gestão Estratégica da divisão Além dessas empresas do ramo financeiro, o grupo Itaú ainda controla Itautec, a Philco, a Deca metais e louças, a Duratex.

5 Profa. Bruna Panzarini Gestão Estratégica da divisão Todas essas empresas asseguram a Itausa nos ramos de material de construção, produção de hardware e software, eletrônicos de consumo, reflorestamento e produção de compensados de madeira e química.

6 Profa. Bruna Panzarini Gestão Estratégica da divisão Modelo organizacional Corporação Holding unidade de negocios áreas funcionais unidade de negócios áreas funcionais

7 Profa. Bruna Panzarini Gestão Estratégica da divisão A maneira como o Banco Itaú e a Deca pensam suas estratégias de negócios não é a mesma que a Itausa vê sua estratégia. Enquanto cada empresa vê seu negócio, a corporação Itausa vê sua estratégia como a gestão de um conjunto ou de uma carteira –portfólio de negócios.

8 Profa. Bruna Panzarini Razões para Adoção de Estratégias de Diversificação  Aumento do tamanho Uma das principais razões para adoção da diversificação é o desejo em crescer.  Aproveitar as oportunidades A busca de oportunidades deve ser preocupação constante de todos os empresários e executivos.

9 Profa. Bruna Panzarini Estratégias de Verticalização A verticalização é a forma menos imaginativa de diversificar. Consiste, simplesmente, em internalizar alguns fornecedores pelo desejo de incorporar ao próprio negócios, os lucros desses mesmos fornecedores.

10 Profa. Bruna Panzarini Estratégias de Verticalização Essa foi a forma de diversificação predominante adotada por empresas americanas na primeira metade do século XX. EX General Motors algumas divisões eram incorporação de fornecedores.

11 Profa. Bruna Panzarini Estratégias de Verticalização fora de moda Foi percebido que ter uma cadeia de fornecedores confiáveis os quais pudesse desenvolver boa parceria era melhor do que detê-los.

12 Profa. Bruna Panzarini Estratégias de Verticalização fora de moda Além do mais estratégias de verticalização não são redutoras de risco. Ao contrário, caso o negócio entrar em crise, toda a cadeia de negócios verticalizados acabariam por seguir o mesmo.

13 Profa. Bruna Panzarini Lições sobre estratégias de Diversificação A diversificação é portanto percebida como forma de reduzir riscos pela operação de diversos negócios. Como se costuma dizer não se devem colocar todos os ovos na mesma cesta.

14 Profa. Bruna Panzarini Lições sobre estratégias de Diversificação Sem a adoção de estratégia de diversificação, a maior parte das grandes empresas hoje existentes seria inexplicável.

15 Profa. Bruna Panzarini Formas de Diversificação Formas relacionadas aproveitando as Sinergias Esse modelo ocorre quando os negócios se amparam mutuamente, adicionando vantagens uns aos outros.

16 Profa. Bruna Panzarini Formas de Diversificação Formas relacionadas aproveitando as Sinergias Ex :Avon aproveita a competência desenvolvida por meio da venda pessoal, acabou por adicionar aos tradicionais cosméticos, bijuterias, lingerie e utensílios domésticos.

17 Profa. Bruna Panzarini Formas de Diversificação Formas de diversificação não Relacionadas Ocorrem quando não existe, na verdade, nenhuma relação entre as diversas atividades de uma empresas. Ex Itausa: Deca, Banco Itau, Itautec,Duratex.

18 Profa. Bruna Panzarini Formas de Diversificação Formas de Diversificação dispersas chegando a conglomeração. Trata-se de um agregado de negócios que não tem, entre eles, absolutamente qualquer relação necessária. Ex: ITT telecomunicações, hotelaria, fabricação de helicópteros militares e negócios financeiros.

19 Profa. Bruna Panzarini Terceirização Um exemplo é a Procter & Gamble terceirizou a fabricação de uma quantidade enorme de produtos porque fabricá-los não constituía mais um grande problema. Todos dependiam de tecnologias de domínio público e podiam ser manufaturados, em ramos onde as barreiras de entrada eram muito baixas.

20 Profa. Bruna Panzarini Terceirização Contudo a P&G manteve a marca. O brand management era visto como competência essencial pela empresa, não a manufatura.

21 Profa. Bruna Panzarini Dependências de Recursos Fusões, aquisições, joint ventures, alianças estratégicas e franquias são consideradas estratégias para gerenciar a dependência de recursos de uma corporação

22 Profa. Bruna Panzarini Dependências de Recursos Mas o que é dependência de recursos? Toda organização precisa de recursos para sobreviver. Recursos podem ser insumos, redes de distribuição, tecnologia, pessoas.

23 Profa. Bruna Panzarini Fusões e Aquisições Fusões e aquisições podem ocorrer sob várias formas Uma fusão é a criação de uma nova empresa a partir dos ativos e demais aportes de duas empresas. As duas em tese desaparecem e surge uma terceira inclusive com outras razões sociais.

24 Profa. Bruna Panzarini Fusões e Aquisições Fusões exemplos: Americanas e Submarino- B2W Sadia e Perdigão – BR Foods

25 Profa. Bruna Panzarini Fusões e Aquisições = Entretanto o que ocorre normalmente no mundo dos negócios são as aquisições Aquisições exemplos: Gol – Varig Gerdau – Villares

26 Profa. Bruna Panzarini Fusões e Aquisições Grandes negociações, ou seja as aquisições tendem a transformar os ramos em oligopólio ou seja poucas empresas porém grandes.

27 Profa. Bruna Panzarini Joint Venture Consistem em um procedimento pelo qual duas ou mais empresas criam um negócio em que são parceiras ou sócias em proporções iguais, isto é capital equivalente.

28 Profa. Bruna Panzarini Joint Venture Exemplo: Claro, Embratel, Net – criando Combo Multi Citicorp, Unibanco e Banco Itau - Credicard Administradora

29 Profa. Bruna Panzarini Aliança Estratégica Uma estratégia cooperativa para firmar parceria entre firmas que combinam seus recursos, suas capacidades e suas competências essenciais a fim de desenvolver, fabricar e distribuir produtos e serviços. Supermercados Rede Bom Lugar Materiais Construção Redemac - Sul Brasil

30 Profa. Bruna Panzarini Franquias A franqueadora oferece a expertise do negócio, enquanto a franqueada realiza os investimentos necessários em ativos fixos único e exclusivamente daquele negócio. Cacau Show Mc Donald’s Casa do Pão de queijo


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