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Professor Marcel Matias
GÊNEROS ÉPICO E LÍRICO Professor Marcel Matias
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GÊNEROS LITERÁRIOS Padrões de composição artística.
Três gêneros: épico, lírico e dramático. Aristóteles foi o primeiro estudioso a tentar organizar a produção literária em gêneros a partir da observação do conteúdo e da forma da obra. Mimese e catarse.
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GÊNERO ÉPICO Os longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado em estilo solene, grandioso, são chamados de épicos ou epopeias. Epopeias clássicas ou primárias: Ilíada (guerra entre gregos e troianos) e Odisseia (retorno de Ulisses para a Grécia após a Guerra de Troia), de Homero, do século VIII a.C. Epopeias de imitação ou secundárias: Eneida, de Virgílio, dos anos 30 a 19 a.C.; Os lusíadas (1556), de Luís de Camões.
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Do épico ao romanesco Poema épico se transforma em romance a partir do século XVIII. Narrativa moderna: herói problemático. Dom Quixote (1605), de Miguel de Cervantes.
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Dom Quixote na música brasileira
Engenheiros do Hawaii:
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GÊNERO LÍRICO Expressão de sentimentos e emoções pessoais.
Sujeito lírico enuncia o poema. O eu-lírico (ou eu-poemático) manifesta a expressão do mundo interior, fala de sentimentos, emoções, estados de espírito. Lira, instrumento musical de cordas que acompanhava a recitação do poema. Formas da lírica: elegia (acontecimento triste); écloga (poema pastoril); ode (homenagem); soneto.
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Recursos poéticos Ritmo: alternância entre acentos (sílabas átonas e tônicas) e pausas. Metro: contagem de sílabas poéticas de um verso. Rima: semelhança de sons no final, no meio ou no início do verso.
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Aspectos estruturais da poesia
Estrofe: dístico, terceto, quarteto (quadra), quinteto, sexteto (sextilha), septilha, oitava, novena, décima. Metrificação: redondilha menor (5 sílabas); redondilha maior (7); decassílabo (10); dodecassílabo, alexandrino (12); versos livres. Rimas: pobres e ricas. Disposição das rimas: paralelas (AABB); intercaladas (ABBA); alternadas (ABAB); rima interna ou encadeada; misturadas; versos brancos.
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Poesia lírica na música brasileira
Fagner:
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Fanatismo / Florbela Espanca
Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida. Meus olhos andam cegos de te ver. Não és sequer razão do meu viver Pois que tu és já toda a minha vida! Não vejo nada assim enlouquecida... Passo no mundo, meu Amor, a ler No mist'rioso livro do teu ser A mesma história tantas vezes lida!... "Tudo no mundo é frágil, tudo passa... Quando me dizem isto, toda a graça Duma boca divina fala em mim! E, olhos postos em ti, digo de rastros: "Ah! podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus: princípio e fim!..."
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Atividade Selecione um soneto e realize uma análise estrutural deste, observando o tipo de estrofe, a metrificação e o esquema de rimas.
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