Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSérgio Barateiro Neto Alterado mais de 8 anos atrás
1
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem comprar bens e serviços, evitando a economia de escambo. Como meio de troca, ela intermedia todas as transações econômicas, tanto de bens e serviços, quanto de fatores de produção (é usada para pagar salários, lucros, juros e aluguéis). Somente se tiver aceitação generalizada, ela pode cumprir essa função. O governo impõe o uso da moeda nacional em todas as transações – daí dizer-se que a moeda possui curso forçado. Unidade de Conta: O padrão de medida que as pessoas usam para anunciar preços e registrar débitos. Como unidade de conta, a moeda é usada em todos os cálculos de preços, rentabilidade e comparações de valores. Quando queremos medir e registrar valor econômico, usamos a moeda como unidade de conta. Reserva de Valor: Algo que as pessoas podem usar para transferir poder de compra do presente para o futuro. Como reserva de valor, ela permite guardar valores ao ser poupada, isto é, não utilizada imediatamente no consumo. Guardar moeda significa guardar valor para consumo ou investimento futuro.
2
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 2.O que distingue a moeda de outros ativos da economia? As três funções (meio de troca, unidade de conta, reserva de valor) juntas distinguem a moeda dos demais ativos da economia, 3.O que é Moeda-Mercadoria e Moeda de Curso Forçado? Que tipo de Moeda usamos? Moeda-mercadoria: moeda que toma a forma de uma mercadoria com valor intrínseco, ou seja, significa que o item teria valor mesmo que não fosse usada como moeda. Exemplos: ouro, cigarros. Moeda de curso forçado (Fiat Money): moeda sem valor intrínseco. Isso significa que o instrumento utilizado é moeda por decreto governamental. A aceitação da moeda de curso forçado depende tanto das expectativas e convenções sociais quanto ao decreto governamental. É a moeda que usamos.
3
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 4.Defina Estoque de Moeda e Moeda Corrente. Estoque de moeda: A quantidade de moeda em circulação na economia. Moeda Corrente: As notas e moedas de metal em poder do público 5.O que são Depósitos à Vista e por que devem ser incluídos no estoque de moeda? Depósitos a Vista: Saldos em conta corrente aos quais os depositantes têm acesso mediante a emissão de um cheque. O estoque de moeda inclui não apenas a moeda corrente, mas também os depósitos efetuados em bancos e outras instituições financeiras que possam ser facilmente acessados e usados para comprar bens e serviços.
4
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 6.O que são Meios de Pagamento? Meios de Pagamento (Oferta de Moeda): Consiste na soma da moeda em poder do público e dos depósitos à vista nos bancos comerciais. 7.Defina Liquidez Liquidez: A maior facilidade de um título ou um ativo, de ser convertido em moeda, é denominada liquidez. 8.O que é Base Monetária? Base Monetária: Consiste na moeda em circulação e nos encaixes bancários, isto é, o total da moeda em poder do público e no caixa dos bancos (moeda em circulação), mais os depósitos dos bancos junto à autoridade monetária (no caso brasileiro, esta é o Banco Central). Esses depósitos são, em parte voluntários, e em parte obrigatórios.
5
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 9.O que são Reservas Bancárias? Reservas Bancárias: depósitos recebidos pelos bancos, mas que não são emprestados. 10.O que é Politica Monetária? Política Monetária: Estabelecimento da oferta de moeda pelos formuladores de políticas do Banco Central. O objetivo de estabilizar o valor (ou poder aquisitivo) da moeda nacional é perseguido pelo governo através da política monetária
6
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 11.Quais são e como funcionam os principais instrumentos da Política Monetária? Emissões: seu volume e limites são definidos pelo CMN e sua execução está a cargo do Banco Central. O governo deve emitir moeda para acompanhar o crescimento dos negócios. Quando se observa excesso de moeda e o governo tenciona reduzir seu volume ou aumentá-lo sem novas emissões, os demais instrumentos entram em ação. Compulsório/Reservas exigidas: regulamentação que diz respeito ao montante mínimo de reservas que os bancos devem manter sobre seus depósitos – são depósitos obrigatórios dos bancos comerciais junto ao Banco Central, de um percentual dos depósitos à vista de seus correntistas. O objetivo é evitar que os bancos utilizem o dinheiro desses depósitos no crédito, ampliando os meios de pagamento. O governo varia a porcentagem dos depósitos cujo recolhimento é obrigatório e com isso amplia ou reduz o crédito privado ao consumo e ao investimento (o compulsório rende juros abaixo do mercado).
7
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 11.Quais são e como funcionam os principais instrumentos da Política Monetária? Taxa de Redesconto: taxa de juros sobre os empréstimos que o BaCen concede aos bancos – redesconto: é um empréstimo de última instância do Banco Central aos bancos comerciais que se encontram descobertos ao final de suas operações diárias. Aumentando ou reduzindo a taxa desse empréstimo, o BaCen estimula ou desestimula a ousadia dos bancos comerciais na concessão de crédito (maior ousadia implica em maior risco de terminar descoberto e ter de recorrer ao redesconto). Taxa de juros: ao fixar os juros que pagará pelos seus próprios títulos, o governo (através do Banco Central) estabelece um piso no mercado de crédito. Ninguém lançará títulos a taxas mais baixas que as dos títulos públicos, pois estes são muito mais garantidos e os aplicadores recusarão taxas mais baixas. Como os empréstimos em geral são garantidos por títulos lançados pelas instituições financeiras (depósitos a prazo, etc), estas precisam competir com o governo na captação de recursos de aplicadores para obterem os fundos que utilizarão no crédito, na outra ponta. Juros altos desestimulam os tomadores de crédito e esfriam os negócios, dificultando a prática de aumentos de preços.
8
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 11.Quais são e como funcionam os principais instrumentos da Política Monetária? Operações de mercado aberto (open market): o governo negocia seus títulos com objetivos ligados à política monetária. Se desejar reduzir os meios de pagamento, vende títulos ao mercado e esteriliza os recursos obtidos (não os utiliza em despesas ou em crédito, impedindo-os de voltar ao fluxo monetário); se desejar aumentar os meios de pagamento, recomprará seus próprios títulos.
9
Bibliografia MANKIW, N. G. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2000 VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. São Paulo: Atlas, 2004.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.