A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERAPIA DO SORRISO Rir é o melhor remédio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERAPIA DO SORRISO Rir é o melhor remédio."— Transcrição da apresentação:

1 TERAPIA DO SORRISO Rir é o melhor remédio

2 GRUPO ANA VIRGINIA JUSSARA JORDANIA LOURRAINE TAVARES LORENA TACIANA
PATRICIA Disciplina: Informática aplicada a saúde Professor: Rodrigo

3 INTRODUÇÃO O Humor permite que o individuo explore fatos que poderia ser dificultoso revelar de forma aberta e consciente,com isso permitindo a liberação da energia investida no problema podendo então ser utilizada em outros pontos da recuperação física. O humor facilita, ajuda a vencer a timidez e a superar dificuldades. Acredita-se que o estado emocional dos doentes influencia o estado de saúde. Sendo assim a risoterapia pode ser utilizada como um instrumento para lidar com conflitos e manter o equilíbrio físico e emocional.

4 Terapia do riso ou risoterapia é um método terapeutico, que possibilita o resgate do nosso otimismo, do bem estar, do bom humor.

5 HISTÓRIA Origem do riso;
Hipócrates, já utilizava animações e brincadeiras; Freud, melhora a saúde física e mental; Risoterapia.

6 O que é a terapia do riso? A terapia do riso ou a risoterapia é um método terapêutico existente desde a década de 60. Foi propagado pelo médico americano Hunter Adams chamado de "Patch Adams", que desde a sua época de estudante já implantava este método em hospitais e escolas. Ele observou o baixo estado de alegria e de humor em seus doentes. Então, resolveu introduzir a terapia do riso, de atitudes e hábitos nocivos enraizados na personalidade para viver com amor e felicidade; envolvendo auto-estima, amor próprio e o bom humor.

7 Por que rir faz bem à saúde?
O riso é um grande estimulador, suficiente para mandar uma ordem para o seu cérebro, a nível do hipotálamo, e sintetizar as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas, que são substâncias analgésicas similares as morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior. Estas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que te dá um certo bom humor.

8 Dentro desta escala haveria um benefício maior entre rir, sorrir, dar uma risada ou uma gargalhada?
Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. Não havendo assim uma escala para cada uma destas situações. Porque você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor. O que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de betas endorfinas.

9  O processo de cura sempre se dá pela produção de betas endorfinas no cérebro?
O processo de cura está ligado às betas endorfinas porque elas melhoram a circulação, a pressão arterial, relaxam os vasos, melhoram as defesas orgânicas contra infeções e alérgias.

10 A relação do riso com os movimentos da musculatura da face
O movimento da musculatura facial emite uma ordem para o cérebro produzir as endorfinas.

11 A importância Minimizar a dor e auxiliar na recuperação do paciente;
O sorriso é a expressão facial que denota um riso. Assim o riso é o ato de rir,demonstrar alegria e contentamento do espírito; O sorriso se incorpora dentro da comunicação não verbal, pois não se faz necessário o uso da fala, e sim, de gestos, expressões para a transmissão de ideias, pensamentos.

12 Rir ajuda a combater o infarto e doenças coronárias
Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Não só a nível cardíaco como a nível cerebral. Porque o riso permite um relaxamento que ajuda a normalizar a respiração arterial. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, estariam amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo uma descarga de endorfinas.

13 CUIDADO!!! Pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, rígidas (inclusive consigo mesmas) e autoritárias vivem num processo de tensão muito maior e esta tensão propicia uma descarga muito maior de adrenalina e conseqüentemente uma pré-disposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os derrames.

14 Quais são os órgãos beneficiados?
Fígado, coração e o aparelho digestivo são os mais beneficiados. As emoções negativas afetam o organismo. A inveja afeta o fígado, O ciúme pode afetar os órgãos do peito e do coração, O autoritarismo pode afetar o fígado e os rins; e provocar a formação de tumores e câncer.

15 RISOTERAPIA Para melhor elucidação do processo de risoterapia, existem hipóteses que a conceituam como uma terapia bilateral, que envolve a comunicação consigo mesmo e com o outro; Ela é benéfica para quem dá e para quem recebe, porque se estabelece o compartilhamento dos melhores sentimentos entre o locutor e o interlocutor, reforça que esse movimento tem resultados terapêuticos surpreendentes, apesar de o mesmo não ter; fundamentação cientifica. Ainda se pode ressaltar que a risada é capaz de atuar como um complemento na conquista do bem-estar físico e psíquico do ser humano.

16 TIPOS DE RISOS Sorriso aberto; Sorriso verdadeiro; Sorriso largo;
Sorriso constante.

17 DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Conte piadas sadias. -AME-SE, ESTIMI-SE, VALORIZE-SE E SEJA VOCÊ MESMO DÊ DEZ ABRAÇOS, DEZ BEIJOS E DEZ SORRISO SPOR DIA.

18 CONCLUSÃO Rir é saber viver superando os problemas, doenças, medos e outros sintomas negativos. É aprender a lidar com os conflitos internos e externos com amor. É aprender a viver com total intensidade no aqui e agora.

19 REFERÊNCIA FUNES,MARIANA. O PODER DO RISO/MARINA FUNES;TRADUÇÃO: Inês A.Lohbauer. São Paulo: Gruand, p.; 14 cm. EDUARDO, LOMBERT. TERAPIA DO RISO, A: A CURA PELA ALEGRIA. 8ª ed, SãoPaulo SP.


Carregar ppt "TERAPIA DO SORRISO Rir é o melhor remédio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google