A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo: Qualidade e organização da produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo: Qualidade e organização da produção"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo: Qualidade e organização da produção
Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Franca de Xira Serviço de Formação Profissional de Alverca Módulo: Qualidade e organização da produção

2 Introdução Enquadramento Histórico; Descrição do sistema;
Objetivos do sistema Kanban; Kanban de produção; Pré-requisitos Para o Kanban;

3 Introdução Vantagens do sistema Kanban;
Desvantagens do sistema Kanban; Comparação com outro sistema de organização de produção; Conclusão; Webgrafia.

4 Enquadramento Histórico
Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”, metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida como Sistema Toyota de Produção. conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série.

5 Enquadramento Histórico
Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”. Enquadramento Histórico

6 Enquadramento Histórico
A utilização de um sistema Kanban permite um controlo detalhado da produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”. A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.

7 Descrição do sistema O kanban é um método de adaptação às alterações devido as variações da procura de produtos, sendo que os processos devem produzir os produtos necessários, no tempo e quantidade necessárias. A primeira necessidade para a produção no tempo exato é conhecer as características de todo o processo produtivo sobre o tempo e quantidades necessidade em cada período de trabalho.

8 OBJETIVOS DO SISTEMA KANBAN
Minimizar o inventário no processo e nos stokes de produtos concluídos; Minimizar a incerteza dos materiais em método, levando assim a uma simplificação do seu controlo; Reduzir o "lead time" de produção; Evitar a transmissão de incertezas ampliadas de procura ou do volume de produção entre processos; Descentralizar o controlo da fábrica, fornecendo aos operadores e supervisores da área, tarefas no controlo de produção e de stock;

9 OBJETIVOS DO SISTEMA KANBAN
Permitir uma maior capacidade reativa do setor produtivo à mudança da procura; Reduzir os defeitos através da diminuição dos lotes de fabricação; Permitir o controlo visual ao longo das etapas de fabricação; Fornecer os materiais sincronizadamente, em tempo e quantidade, conforme sua necessidade, no local certo.

10 KANBAN DE PRODUÇÃO Este cartão determina o tipo e a quantidade que o processo anterior deve produzir; O kanban de produção é usado apenas no centro de produção que produz a peça, e usualmente contém as seguintes informações: Descrição da peça, com a identificação do código e nome desta;

11 KANBAN DE PRODUÇÃO Descrição do processo e do centro de trabalho onde a peça é fabricada; Capacidade de avaliação, indica quantas peças devem ser produzidas para esta quantificação; Local para stokes, indicando o local onde as peças devem ser colocadas depois de fabricadas.

12 Cartão de produção

13 PRÉ-REQUISITOS PARA O KANBAN
Repetibilidade da produção; Lotes de tamanhos reduzidos, os menores possíveis; Pequenos tempos de preparação de máquinas e troca de ferramentas; Fluxos bem definidos de materiais, com disposição funcional das máquinas; quantificação padronizada para cada tipo de peça;

14 PRÉ-REQUISITOS PARA O KANBAN
Produtos com índices de qualidade o mais próximos a cem por cento; Mão-de-obra treinada e motivada para trabalhar em equipa para atingir objetivos e metas do sistema; Estabilidade do projeto de produtos, isto é, são aceitadas poucas mudanças; Manutenção preventiva para evitar paragens não programadas das máquinas.

15 Vantagens do sistema Kanban
Limite de stock máximo; Circulação rápida de informação entre os setores; Rapidez no processo de reposição de stock; Facilidade no controlo de stock;

16 Vantagens do sistema Kanban
Burocracia eliminada com os sistemas de programação de stock; Não existe nenhuma incompatibilidade no uso do sistema Kanban juntamente com outros sistemas; Controla visualmente tudo o que esta acontecer na produção.

17 Desvantagens do sistema Kanban
Apenas se aplica em empresas com produção em série ou contínua; Instabilidade dos tempos de processamentos; Não padronização das operações; O sistema Kanban requer que a qualidade dos produtos seja próxima de 100%; Demanda instável e grande variedade de itens.

18 Comparação com outro sistema de organização de produção
Tanto o sistema Just-in-Time quanto o sistema Kanban, foram criados para aperfeiçoar as organizações; Tais sistemas diminuem custos, desperdícios e melhoram muito a qualidade dos produtos; Podem ser definidos como sistemas flexíveis e muito eficientes para um bom controlo de stock.

19 Conclusão Ótimo método de melhoria da qualidade e redução de custos;
Simples e envolve pouco investimento; Utilizado para poucos empregados, sendo que cada um é responsável pela qualidade de seus serviços.

20 Conclusão • Uma empresa que utiliza o método Kanban, sofre modificações nos seus setores,para que seja atingido o objetivo dos clientes, e para receber produtos com qualidade, no momento certo e com baixo custo. • Pôde-se concluir a importância e eficiência do Kanban no sistema de produção das indústrias, estando satisfeitas com o método que adotou para controlar processos obtendo lucro.

21 Webgrafia http://www.significados.com.br/kanban


Carregar ppt "Módulo: Qualidade e organização da produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google