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PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA DO RIO GRANDE DO SUL PSLI RS. 2008 – 2030.

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1 PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA DO RIO GRANDE DO SUL PSLI RS. 2008 – 2030

2 Rio Grande do Sul RIO GRANDE DO SUL  População: 10,9 milhões de habitantes  PIB: R$ 175,2 Bilhões INFRA-ESTRUTURA Transportes  Malha Rodoviária: 158 mil Km  Pavimentada: 12,8 Km  Duplicada: 396 Km  Hidrovias: 740 Km  Ferrovias: 3,2 mil Km  Aeroportos: 17 Energia Elétrica  Geração Média : 1.118 MW  Demanda Máxima: 4.850 MW  Geração Máxima: 2.952 MW Infra-estrutura Importação: 61%

3 Considerações  Crescimento sustentado superior a média nacional. Impactos Impactos  Colocar o RS no patamar de desenvolvimento do primeiro mundo. Referências Referências  Assegurar uma infra-estrutura e uma logística inovadoras e eficientes. Desafios Desafios  Programar os investimentos necessários para as demandas de infra-estrutura. Investimentos Investimentos  Objetivos de longo prazo transcendem as metas de um governo. PSLI

4 Considerações Plantas de Celulose e Papel: R$ 12 bilhões Investimentos em andamento

5 Considerações Pólo Naval: R$ 2 bilhões Investimentos em andamento

6 Considerações Indústria Leiteira: R$ 630 milhões Investimentos em andamento

7 Considerações Energia: R$ 7,8 bilhões Investimentos em andamento

8 Considerações Investimentos em andamento Investimentos em Andamento: R$ 28 bilhões Empregos Diretos: 49.000

9 Impactos PNLT Impactos na Renda - PIB per capita (R$)

10 Impactos Toneladas transportadas no RS (milhões) Número de fretes / dia Carga transportada no RS

11 Impactos Fonte: DENATRAN Aumento da Frota: trânsito mais complicado para todos

12 Impactos O MAPA DA ESCLEROSE

13 Impactos  Melhorias estruturais: 10% de melhorias estruturais aumentam em 0,5% o PIB.  Equilíbrio entre os modais: 10% de transferência do modal rodoviário para hidroviário ou ferroviário aumentam em 0,3% o PIB.

14 Impactos Consumo de energia, Brasil

15 Impactos MW - Médio 1400 MW Demanda e oferta total de energia, Brasil

16 BANCO MUNDIAL Referências Índice de Performance Logística (LPI)* *LPI Logistics Performance Index Componentes do índice

17 BANCO MUNDIAL Índice de Performance Logística (LPI) Componentes do índice  Eficiência na liberação aduaneira.  Qualidade de transporte e infra-estrutura de TI para a logística.  Facilidade de conseguir fretes internacionais.  Custo da logística doméstica – transportes.  Histórico de fretes que alcançaram o destino.  Custo direto do frete.  Competência no fornecimento de serviços necessários aos operadores logísticos.  Performance do processo de liberação para importação e exportação.  Quantidade de práticas que podem afetar a performance da logística.

18 Referências Distribuições de transportes no Brasil

19 Desafios Redução do custo logístico

20 Desafios Futura (2017) Atual

21 Desafios Estradas com segurança para os motoristas 21.119 Acidentes em 2007 em rodovias no RS 12.798 Feridos 765 Mortos Custo para o Brasil de dez/06 a mar/07: R$ 1,5 bilhão, desperdiçado em Perda de produtividade; Atendimento médico de urgência; Ocupação de leitos hospitalares; Danos à propriedade pública e privada. Base CRBM / PRF / IPEA Reduzir o número de acidentes nas estradas

22 Desafios Fonte: Banco Mundial Índice de Mortes nas Estradas - por 1.000 km de Rodovia 10 a 70 vezes maior Reduzir o número de mortes nas estradas

23 Investimentos TOTAL: R$ 13,5 bilhões Investimentos necessários em infra-estrutura de transportes até 2017

24 Duplica RS - Rodovias Investimentos Necessários INVESTIMENTO: R$ 2,9 bilhões 133 km 515 km 242 km 61 km 170 km 249 un. 57 un. 19 un. 15 un. 44 un. Implantação Duplicação 3ª e 4ª Faixas Ruas laterais Acostamentos Interseções Pontes Passarelas Postos de pesagem Viadutos 1.121 km

25 Investimentos Necessários TOTAL DE INVESTIMENTOS – R$ 4,303 Bilhões Duplica RS

26 Investimentos Necessários Acessos Municipais CONCLUÍDOS PROGRAMADOS – R$ 1030 milhões

27 Malha Federal - Principais Obras  Construção:  BR-448: Sapucaia do Sul – BR-290  BR-153: Barros Cassal – Herveiras – Vera Cruz  Duplicação:  BR-101: Osório - Palhoça  BR-116: Porto Alegre – Pelotas – 219,4 km  BR-290: Eldorado do Sul – Pantano Grande  BR-386:Estrela – Tabaí e Lajeado – Soledade  BR-392: Pelotas – Rio Grande  BR-392: RSC-471 – Pelotas INVESTIMENTO: R$ 2,7 bilhões Investimentos Necessários

28  Adequação de capacidade:  BR-116: Porto Alegre – Nova Petrópolis  BR-158/392: Cruz Alta – Santa Maria – Canguçu – Pelotas  BR-158: Santa Maria – Rosário do Sul  BR-285: Carazinho – Entre Ijuis  BR-287: São Vicente do Sul – Santa Maria  BR-290: Pantano Grande – Uruguaiana  BR-386: Canoas – Tabaí – 4 para 6 faixas  BR-386: Soledade – Frederico Westphalen INVESTIMENTO: R$ 1,5 bilhão Malha Federal - Principais Obras Investimentos Necessários

29  Porto de Rio Grande:  Ampliação dos molhes de proteção  Dragagem para 60 pés e retificação dos canais de acesso  Berço para movimentação de contêineres  Construção de Novo Berço no TECON  Modernização da sinalização náutica  Modernização da estrutura do cais público  Porto de Porto Alegre:  Dragagem de aprofundamento dos canais de acesso  Hidrovia da Laguna dos Patos:  Dragagem Continuada por 5 anos e modernização da sinalização  Rio Taquari:  Dragagem e manutenção da eclusa de Bom Retiro  Hidrovia do Mercosul  Santa Vitória do Palmar – Estrela Portos e Hidrovias - Principais Obras INVESTIMENTO: R$ 700 milhões Investimentos Necessários

30  Construção:  Ramal Ferroviário General Luz – Pelotas (280 km)  Remodelação:  Linha Cacequi - Rio Grande  Linha Porto Alegre - Uruguaiana  Linha Cruz Alta - Santo Ângelo e Ramal Santa Rosa  Linha Cruz Alta - Pinhal  Linha Passo Fundo - Cruz Alta  Linha Entroncamento (Cacequi) - Livramento  Reativação:  Acesso ao Porto de Porto Alegre - Interligação linha tronco ALL Ferrovias - Principais Obras do PNLT INVESTIMENTO: R$ 3,6 bilhões Investimentos Necessários

31  Ampliação da pista:  Porto Alegre  Construção:  Vacaria  Santiago  Recapeamento da pista:  Santo Ângelo  Erechim Aeroportos - Principais Obras  Estudos e projetos:  Alegrete / Rosário do Sul  Cachoeira do Sul  Investimentos operacionais  Santa Rosa  Erechim  Santo Ângelo  Passo Fundo  Caxias do Sul  Rio Grande INVESTIMENTO: R$ 303 milhões Investimentos Necessários

32 ESTADUAIS AEROPORTOS FERROVIAS FEDERAIS – ADEQ. CAPACIDADE FEDERAIS – DUPLICAÇÃO

33 PSLI RS. 2008 - 2030 PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA DO RIO GRANDE DO SUL

34 PSLI RS O Plano de Soluções Logísticas e de Infra-estrutura será um trabalho destinado ao planejamento das ações públicas e privadas para orientar, com metas e indicadores, as intervenções necessárias ao desenvolvimento e melhoria da infra-estrutura* e da competitividade logística do Estado do Rio Grande do Sul, até o ano de 2030. características Transportes Rodovias Hidrovias Ferrovias Portos Aeroportos Energia Geração Transmissão Distribuição Comunicação Fixa Móvel T.I

35 PSLI RS O PSLI RS deverá:  ser de caráter orientador de longo prazo.  universalizar e alinhar as informações.  estruturar num horizonte de tempo as propostas.  apresentar o processo para a realização das soluções.  permitir a atualização e divulgação periódica.  ser integrador expressar a visão de futuro.  ser uma política de Estado. características

36 O PSLI RS deverá indicar soluções para:  Desenvolver a infra-estrutura necessária ao crescimento econômico  Melhorar o equilíbrio da matriz de transporte  Aumentar a segurança rodoviária  Aumentar a competitividade logística PSLI RS Objetivos

37  Desenvolver a infra-estrutura necessária ao crescimento econômico Ano2008201020202030 Transporte (Km - melhorias)1004008001.500  Melhorar o equilíbrio da matriz modal (%) Ano2008201020202030 Rodoviário 85,3 78,0 65,0 60,0 Ferroviário 8,8 15,0 19,0 23,0 Hidroviário 3,6 5,5 9,0 15,0  Aumentar a segurança rodoviária (acidentes e mortes por 1.000 Km) Ano2008201020202030 Diminuir o número de acidentes1.5601.000 500 250 Diminuir o número de mortes 57 45 30 15  Aumentar a competitividade logística (% PIB)Aumentar a competitividade logística Ano2008201020202030 Diminuir o custo logístico 19,0 16,0 9,0 6,0 PSLI RS Indicadores sugeridos

38 Objetivos propostos 1.Desenvolver a infra-estrutura necessária ao crescimento econômico 2.Melhorar o equilíbrio da matriz modal 3.Aumentar a segurança rodoviária 4.Aumentar a competitividade logística Metas para os objetivos Metas a alcançar ao final do Plano Estratégico de Soluções de Infra-estrutura e Logística do Rio Grande do do Sul. Indicadores para os objetivos Referências para acompanhamento através de anos intermediários. Ações para alcançar os objetivos  São as intervenções propostas para infra-estrutura e logística referenciadas no Inventário de Preliminar de Propostas.  O Inventário de Preliminar Propostas deverá ser avaliado e complementado pelo Fórum Democrático.  As propostas do Inventário deverão contribuir para a realização dos objetivos definidos pelo Fórum Democrático. PSLI RS Estrutura do Trabalho

39 Aumentar a competitividade logística  Diminuir o custo logístico das 14 principais cadeias produtivas*.  Diminuir o custo do Km rodado do caminhão.  Diminuir o custo do Km rodado do transporte de passageiros. *soja, milho, arroz, trigo e derivados, carvão, sider ú rgicos, cimento, fertilizantes, produtos petroqu í micos de 2 ª gera ç ão, carnes, combust í veis, produtos de origem florestal, especialmente madeira, ind ú stria metal-mecânica e fumo PSLI RS Indicadores

40 Secretarias de Estado  Agricultura, Pecuária e Abastecimento  Ciência e Tecnologia  Desenvolvimento e Assuntos Internacionais  Fazenda  Geral de Governo  Habitação e Saneamento  Infra-Estrutura e Logística  Irrigação e Usos Múltiplos da Água  Meio Ambiente  Planejamento e Gestão  Procuradoria Geral do Estado Instituições de Desenvolvimento Gerencial, Ensino e Pesquisa  MBC – Movimento Brasil Competitivo  PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Competitividade  IPELOG - Instituto de Pesquisas Logísticas  INTELOG – Inteligência em Gestão Logística  PÓLO RS / Agenda 2020  Universidades PSLI RS Instituições

41 Instituições da Sociedade  AGCR – Associação Gaúcha de Concessionárias de Rodovias  FARSUL – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul  FEDERASUL – Federação da Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul  FECOMÉRCIO – Federação do Comércio de Bens e de Serviços no Estado do Rio Grande do Sul  FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul  OCERGS – Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul  SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul  SICEPOT – Sindicato da Indústria da Construção de Estradas Pavimentação e Obras de Terraplanagem  SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil  SULPETRO – Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul  SINDICATOS DE TRABALHADORES PSLI RS Instituições

42  ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários  ABES - Associação brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental  ABTP – Associação Brasileira de Terminais Portuários  COPERGS – Comitê de Operação e Planejamento Elétrico do Rio Grande do Sul  RTI – Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal Instituições Federais  ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres  ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil  ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários  ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica  ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações  DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes  INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária  SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS PSLI RS Instituições

43  AGERGS – Agência Estadual de Regulação do Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul  ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL  COREDES – Conselhos Regionais de Desenvolvimento  DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem  FAMURS – Federação das Associações de Municípios PSLI RS Instituições

44 PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA DO RIO GRANDE DO SUL PSLI RS. 2008 – 2030


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