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PublicouAlfredo Lemos Azeredo Alterado mais de 8 anos atrás
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PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA DO RIO GRANDE DO SUL PSLI RS. 2008 – 2030
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Rio Grande do Sul RIO GRANDE DO SUL População: 10,9 milhões de habitantes PIB: R$ 175,2 Bilhões INFRA-ESTRUTURA Transportes Malha Rodoviária: 158 mil Km Pavimentada: 12,8 Km Duplicada: 396 Km Hidrovias: 740 Km Ferrovias: 3,2 mil Km Aeroportos: 17 Energia Elétrica Geração Média : 1.118 MW Demanda Máxima: 4.850 MW Geração Máxima: 2.952 MW Infra-estrutura Importação: 61%
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Considerações Crescimento sustentado superior a média nacional. Impactos Impactos Colocar o RS no patamar de desenvolvimento do primeiro mundo. Referências Referências Assegurar uma infra-estrutura e uma logística inovadoras e eficientes. Desafios Desafios Programar os investimentos necessários para as demandas de infra-estrutura. Investimentos Investimentos Objetivos de longo prazo transcendem as metas de um governo. PSLI
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Considerações Plantas de Celulose e Papel: R$ 12 bilhões Investimentos em andamento
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Considerações Pólo Naval: R$ 2 bilhões Investimentos em andamento
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Considerações Indústria Leiteira: R$ 630 milhões Investimentos em andamento
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Considerações Energia: R$ 7,8 bilhões Investimentos em andamento
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Considerações Investimentos em andamento Investimentos em Andamento: R$ 28 bilhões Empregos Diretos: 49.000
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Impactos PNLT Impactos na Renda - PIB per capita (R$)
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Impactos Toneladas transportadas no RS (milhões) Número de fretes / dia Carga transportada no RS
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Impactos Fonte: DENATRAN Aumento da Frota: trânsito mais complicado para todos
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Impactos O MAPA DA ESCLEROSE
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Impactos Melhorias estruturais: 10% de melhorias estruturais aumentam em 0,5% o PIB. Equilíbrio entre os modais: 10% de transferência do modal rodoviário para hidroviário ou ferroviário aumentam em 0,3% o PIB.
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Impactos Consumo de energia, Brasil
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Impactos MW - Médio 1400 MW Demanda e oferta total de energia, Brasil
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BANCO MUNDIAL Referências Índice de Performance Logística (LPI)* *LPI Logistics Performance Index Componentes do índice
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BANCO MUNDIAL Índice de Performance Logística (LPI) Componentes do índice Eficiência na liberação aduaneira. Qualidade de transporte e infra-estrutura de TI para a logística. Facilidade de conseguir fretes internacionais. Custo da logística doméstica – transportes. Histórico de fretes que alcançaram o destino. Custo direto do frete. Competência no fornecimento de serviços necessários aos operadores logísticos. Performance do processo de liberação para importação e exportação. Quantidade de práticas que podem afetar a performance da logística.
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Referências Distribuições de transportes no Brasil
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Desafios Redução do custo logístico
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Desafios Futura (2017) Atual
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Desafios Estradas com segurança para os motoristas 21.119 Acidentes em 2007 em rodovias no RS 12.798 Feridos 765 Mortos Custo para o Brasil de dez/06 a mar/07: R$ 1,5 bilhão, desperdiçado em Perda de produtividade; Atendimento médico de urgência; Ocupação de leitos hospitalares; Danos à propriedade pública e privada. Base CRBM / PRF / IPEA Reduzir o número de acidentes nas estradas
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Desafios Fonte: Banco Mundial Índice de Mortes nas Estradas - por 1.000 km de Rodovia 10 a 70 vezes maior Reduzir o número de mortes nas estradas
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Investimentos TOTAL: R$ 13,5 bilhões Investimentos necessários em infra-estrutura de transportes até 2017
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Duplica RS - Rodovias Investimentos Necessários INVESTIMENTO: R$ 2,9 bilhões 133 km 515 km 242 km 61 km 170 km 249 un. 57 un. 19 un. 15 un. 44 un. Implantação Duplicação 3ª e 4ª Faixas Ruas laterais Acostamentos Interseções Pontes Passarelas Postos de pesagem Viadutos 1.121 km
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Investimentos Necessários TOTAL DE INVESTIMENTOS – R$ 4,303 Bilhões Duplica RS
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Investimentos Necessários Acessos Municipais CONCLUÍDOS PROGRAMADOS – R$ 1030 milhões
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Malha Federal - Principais Obras Construção: BR-448: Sapucaia do Sul – BR-290 BR-153: Barros Cassal – Herveiras – Vera Cruz Duplicação: BR-101: Osório - Palhoça BR-116: Porto Alegre – Pelotas – 219,4 km BR-290: Eldorado do Sul – Pantano Grande BR-386:Estrela – Tabaí e Lajeado – Soledade BR-392: Pelotas – Rio Grande BR-392: RSC-471 – Pelotas INVESTIMENTO: R$ 2,7 bilhões Investimentos Necessários
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Adequação de capacidade: BR-116: Porto Alegre – Nova Petrópolis BR-158/392: Cruz Alta – Santa Maria – Canguçu – Pelotas BR-158: Santa Maria – Rosário do Sul BR-285: Carazinho – Entre Ijuis BR-287: São Vicente do Sul – Santa Maria BR-290: Pantano Grande – Uruguaiana BR-386: Canoas – Tabaí – 4 para 6 faixas BR-386: Soledade – Frederico Westphalen INVESTIMENTO: R$ 1,5 bilhão Malha Federal - Principais Obras Investimentos Necessários
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Porto de Rio Grande: Ampliação dos molhes de proteção Dragagem para 60 pés e retificação dos canais de acesso Berço para movimentação de contêineres Construção de Novo Berço no TECON Modernização da sinalização náutica Modernização da estrutura do cais público Porto de Porto Alegre: Dragagem de aprofundamento dos canais de acesso Hidrovia da Laguna dos Patos: Dragagem Continuada por 5 anos e modernização da sinalização Rio Taquari: Dragagem e manutenção da eclusa de Bom Retiro Hidrovia do Mercosul Santa Vitória do Palmar – Estrela Portos e Hidrovias - Principais Obras INVESTIMENTO: R$ 700 milhões Investimentos Necessários
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Construção: Ramal Ferroviário General Luz – Pelotas (280 km) Remodelação: Linha Cacequi - Rio Grande Linha Porto Alegre - Uruguaiana Linha Cruz Alta - Santo Ângelo e Ramal Santa Rosa Linha Cruz Alta - Pinhal Linha Passo Fundo - Cruz Alta Linha Entroncamento (Cacequi) - Livramento Reativação: Acesso ao Porto de Porto Alegre - Interligação linha tronco ALL Ferrovias - Principais Obras do PNLT INVESTIMENTO: R$ 3,6 bilhões Investimentos Necessários
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Ampliação da pista: Porto Alegre Construção: Vacaria Santiago Recapeamento da pista: Santo Ângelo Erechim Aeroportos - Principais Obras Estudos e projetos: Alegrete / Rosário do Sul Cachoeira do Sul Investimentos operacionais Santa Rosa Erechim Santo Ângelo Passo Fundo Caxias do Sul Rio Grande INVESTIMENTO: R$ 303 milhões Investimentos Necessários
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ESTADUAIS AEROPORTOS FERROVIAS FEDERAIS – ADEQ. CAPACIDADE FEDERAIS – DUPLICAÇÃO
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PSLI RS. 2008 - 2030 PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA DO RIO GRANDE DO SUL
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PSLI RS O Plano de Soluções Logísticas e de Infra-estrutura será um trabalho destinado ao planejamento das ações públicas e privadas para orientar, com metas e indicadores, as intervenções necessárias ao desenvolvimento e melhoria da infra-estrutura* e da competitividade logística do Estado do Rio Grande do Sul, até o ano de 2030. características Transportes Rodovias Hidrovias Ferrovias Portos Aeroportos Energia Geração Transmissão Distribuição Comunicação Fixa Móvel T.I
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PSLI RS O PSLI RS deverá: ser de caráter orientador de longo prazo. universalizar e alinhar as informações. estruturar num horizonte de tempo as propostas. apresentar o processo para a realização das soluções. permitir a atualização e divulgação periódica. ser integrador expressar a visão de futuro. ser uma política de Estado. características
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O PSLI RS deverá indicar soluções para: Desenvolver a infra-estrutura necessária ao crescimento econômico Melhorar o equilíbrio da matriz de transporte Aumentar a segurança rodoviária Aumentar a competitividade logística PSLI RS Objetivos
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Desenvolver a infra-estrutura necessária ao crescimento econômico Ano2008201020202030 Transporte (Km - melhorias)1004008001.500 Melhorar o equilíbrio da matriz modal (%) Ano2008201020202030 Rodoviário 85,3 78,0 65,0 60,0 Ferroviário 8,8 15,0 19,0 23,0 Hidroviário 3,6 5,5 9,0 15,0 Aumentar a segurança rodoviária (acidentes e mortes por 1.000 Km) Ano2008201020202030 Diminuir o número de acidentes1.5601.000 500 250 Diminuir o número de mortes 57 45 30 15 Aumentar a competitividade logística (% PIB)Aumentar a competitividade logística Ano2008201020202030 Diminuir o custo logístico 19,0 16,0 9,0 6,0 PSLI RS Indicadores sugeridos
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Objetivos propostos 1.Desenvolver a infra-estrutura necessária ao crescimento econômico 2.Melhorar o equilíbrio da matriz modal 3.Aumentar a segurança rodoviária 4.Aumentar a competitividade logística Metas para os objetivos Metas a alcançar ao final do Plano Estratégico de Soluções de Infra-estrutura e Logística do Rio Grande do do Sul. Indicadores para os objetivos Referências para acompanhamento através de anos intermediários. Ações para alcançar os objetivos São as intervenções propostas para infra-estrutura e logística referenciadas no Inventário de Preliminar de Propostas. O Inventário de Preliminar Propostas deverá ser avaliado e complementado pelo Fórum Democrático. As propostas do Inventário deverão contribuir para a realização dos objetivos definidos pelo Fórum Democrático. PSLI RS Estrutura do Trabalho
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Aumentar a competitividade logística Diminuir o custo logístico das 14 principais cadeias produtivas*. Diminuir o custo do Km rodado do caminhão. Diminuir o custo do Km rodado do transporte de passageiros. *soja, milho, arroz, trigo e derivados, carvão, sider ú rgicos, cimento, fertilizantes, produtos petroqu í micos de 2 ª gera ç ão, carnes, combust í veis, produtos de origem florestal, especialmente madeira, ind ú stria metal-mecânica e fumo PSLI RS Indicadores
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Secretarias de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ciência e Tecnologia Desenvolvimento e Assuntos Internacionais Fazenda Geral de Governo Habitação e Saneamento Infra-Estrutura e Logística Irrigação e Usos Múltiplos da Água Meio Ambiente Planejamento e Gestão Procuradoria Geral do Estado Instituições de Desenvolvimento Gerencial, Ensino e Pesquisa MBC – Movimento Brasil Competitivo PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Competitividade IPELOG - Instituto de Pesquisas Logísticas INTELOG – Inteligência em Gestão Logística PÓLO RS / Agenda 2020 Universidades PSLI RS Instituições
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Instituições da Sociedade AGCR – Associação Gaúcha de Concessionárias de Rodovias FARSUL – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul FEDERASUL – Federação da Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul FECOMÉRCIO – Federação do Comércio de Bens e de Serviços no Estado do Rio Grande do Sul FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul OCERGS – Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul SICEPOT – Sindicato da Indústria da Construção de Estradas Pavimentação e Obras de Terraplanagem SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil SULPETRO – Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul SINDICATOS DE TRABALHADORES PSLI RS Instituições
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ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários ABES - Associação brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABTP – Associação Brasileira de Terminais Portuários COPERGS – Comitê de Operação e Planejamento Elétrico do Rio Grande do Sul RTI – Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal Instituições Federais ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS PSLI RS Instituições
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AGERGS – Agência Estadual de Regulação do Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL COREDES – Conselhos Regionais de Desenvolvimento DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem FAMURS – Federação das Associações de Municípios PSLI RS Instituições
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PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA DO RIO GRANDE DO SUL PSLI RS. 2008 – 2030
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