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Rap Nacional e as Práticas Discursivas Identitárias Rosana Martins.

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Apresentação em tema: "Rap Nacional e as Práticas Discursivas Identitárias Rosana Martins."— Transcrição da apresentação:

1 Rap Nacional e as Práticas Discursivas Identitárias Rosana Martins

2 Cientista Social formada pela USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora Doutora do Unicentro Belas Artes de São Paulo. Pós-doutoranda e Professora Visitante do Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP Autora dos livros: Hip-Hop. O estilo que ninguém segura (Esetec, 2006); Admirável Mundo MTV Brasil (Saraiva, 2006); Direitos Humanos Segurança Pública & Comunicação (Acadepol, 2007).

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4 O Surgimento De acordo com Tricia Rose (1994), o hip-hop surge a partir das experiências e práticas de jovens em desvantagem econômica, que participam de uma cultura distinta da ordem dominante, marcadas por práticas integradas, incluindo a dança, música, arte visual, tendo como objetivo criar um espaço de interação e comunicação dos grupos marginalizados pelos quais pudessem rever o significado de ser jovem e negro.

5 O Hip-Hop O termo hip-hop designa um conjunto cultural vasto que vem de quarto elementos artísticos: MC (mestre de cerimônia) ou Rapper MC (mestre de cerimônia) ou Rapper - a pessoa que leva a mensagem poética-lírica à multidão e que pode acrescentar às técnicas do freestyling ou livre improviso; O beat-box O beat-box - que são sons reproduzidos pelas próprias cordas vocais dos rappers cuja característica de percussão é semelhante ao efeito de um toca- discos ao acompanhar o MC; https://www.youtube.com/watch?v=pg1qLJ_6-LE O DJ (disc-jóquei) O DJ (disc-jóquei) - aquele que coloca a música para dançar; O break O break - para aqueles que se expressam por meio de movimentos da dança; https://www.youtube.com/watch?v=Dc7qQWbrL4I E também o grafite, a arte visual.

6 Mensagem do Rap A construção poético-musical do rap no Brasil tem se esforçado na tentativa de denunciar e buscar soluções para fatores que tendem a paralisar a pretensão de progresso neste país tais como: Pobreza, Violência urbana, Violência policial, Discriminação racial, O resgate da auto-estima dos afro-brasileiros, As altas taxas de desemprego, Desigualdade na distribuição da renda, Uso das drogas, Falência da rede educacional, Chacinas, dentre outros. É nessa visão opressiva que o Rap Nacional vem retratando a realidade social numa luta pela consolidação das bases democráticas.

7 O Exemplo Sabotage Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido pelo seu nome artístico Sabotage, foi um compositor, cantor e ator brasileiro. conhecido como rei do rap nacional, nasceu na Zona Sul de São Paulo, onde, depois de ter sido assaltante e gerente de tráfico, encontrou a saída no rap, entrando na música e percebendo o seu verdadeiro dom. Sabotage era o próprio compositor e cantor de suas músicas. Em toda sua carreira, compôs dezenas de trabalhos e alguns deles se tornaram uma espécie de hino para expor a árdua opressão que a classe dominada sente perante a dominante. Para muitos, Sabotage é uma rica expressão da constante luta que o pobre enfrenta diariamente para viver dignamente. Ele morreu com 4 tiros pelas costas em 24 de janeiro de 2003.

8 Sabotage Em depoimentos à Revista MTV de agosto de 2002, o rapper alegou: "Moro na favela desde os 2 anos e, dos 8 aos 19, andei no crime que nem louco. Saí por causa de Deus, porque polícia não intimidava, tapa na orelha só deixa a criança mais nervosa". https://www.youtube.com/watch?v= 0z55pSGWSxo

9 Atitude + Voz Ativa = Protesto + Poesia O Rap Nacional além de marcar sua importância na contestação voltada à problemática urbana sugere um novo espaço de reflexão e denúncia. Trata-se de um grito de indignação, de um grito de revolta pela perda do direito de se ter direitos, numa ameaça à sociedade democrática em oposição ao ideário de igualdade; transformações que ocorrem frente à dinâmica de urbanização e da retração do mercado de trabalho urbano.

10 Atitude + Voz Ativa = Protesto + Poesia O autêntico Rap Nacional é aquele cuja construção musical surge como tendo uma direta conexão com o social expressado por uma comunidade de “manos”. O boy é visto nas narrativas do rap paulistano como mantenedor dos poderes controladores da vida.

11 Atitude + Voz Ativa = Protesto + Poesia A identificação da juventude dos bairros periféricos com as músicas tem sido imediata porque narram situações reais por eles vividas. Esses movimentos se constituem ao mesmo tempo a partir da experiência cotidiana, do desencontro entre demandas sociais e instituições políticas, e da defesa de identidades coletivas, na busca de formas próprias de comunicação.

12 “O caráter racionalizador do capitalismo manifesta-se diretamente na dominação absoluta do dinheiro como função calculativa regulando a relação social e individual e na busca do dinheiro como um fim em si - esse ideal cognitivo concebe o mundo como um imenso problema aritmético, coisas como um sistema de números, um símbolo da autoalienação humana na medida em que reduz todas as qualidades humanas a valores quantitativos de troca. Cada vez mais, encontra-se em processamento o campo da objetividade do mundo cuja identidade do ser continuamente perde a sua capacidade de compreender o estranhamento e de lidar com ele.” Rosana Martins.

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