A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do."— Transcrição da apresentação:

1 Alfabetização e /ou letramento?

2 O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do letramento no Brasil, do illettrisme, na França, da literacia, em Portugal, para nomear fenômenos distintos daquele denominado alfabetização (...) “

3 O que é letramento? O pressuposto dessa discussão nos outros países foi a constatação de que embora a população estivesse toda sendo alfabetizada, crescia o iletrismo, ou seja, a falta de uso adequado da linguagem escrita em contextos sociais de trabalho, lazer, etc.

4 O letramento no Brasil No Brasil, onde parte da população não consegue sequer atingir com êxito a alfabetização, o conceito de letramento acabou se misturando com o de alfabetização, gerando confusões e problemas. Como resultado desse processo, o ensino sistemático das relações entre fonemas e letras, passou a ser visto como algo secundário.

5 Questão para refletir: O que seria a “desinvenção” da alfabetização? Desinvenção seria a perda da especificidade da alfabetização: deixar de ensinar de modo sistemático as relações entre fonemas e letras

6 Questão para refletir: O que seria a “Re-invenção” da alfabetização? Por que é necessário? Por que é perigoso? Retomada da especificidade da alfabetização – necessário Volta mecânica aos métodos tradicionais - perigoso

7 Questões problematizadoras 1.Quais as principais diferenças entre alfabetização e letramento? 2.Como se poderia alfabetizar e promover o letramento ao mesmo tempo?

8 Alfabetização e Letramento ALFABETIZAÇÃO A Linguagem Escrita é objeto de estudo sistemático Focada nas relações grafema- fonema Requer o domínio dos processos de codificação e decodificação É um processo finito, que ocorre basicamente na escola LETRAMENTO A Linguagem Escrita é um instrumento em contextos sociais Focado na leitura e produção de textos Requer o domínio do uso social da escrita É um processo permanente que ocorre ao longo da vida e em todas as instâncias da prática social

9 Alfabetização E letramento UNIDADE DIALÉTICA: A inserção autônoma nas práticas de letramento acontece se o indivíduo está alfabetizado. Do mesmo modo, a alfabetização somente se realiza de fato a partir do momento em que o aprendiz se torna capaz de ler e escrever textos em situações reais da prática social.

10 Como o letramento tem se inserido na prática da alfabetização Os métodos tradicionais e as cartilhas enfatizavam a alfabetização (o letramento era visto como uma etapa posterior), porém de modo mecânico As propostas construtivistas enfatizam o letramento e consideram a alfabetização como um processo de construção de hipóteses sobre a escrita que ocorre ao longo da escolarização

11 Atividade tradicional : Muitos foram (e ainda são) alfabetizados assim...... mas se tornam letrados por esforço próprio, apoio familiar, necessidades da vida social, etc... Assegurar a alfabetização, ainda que mecânica, permite o caminho para o letramento. A recíproca não é verdadeira. Por isso não se pode condenar essas práticas e materiais.

12 Atividade construtivista

13 Partir de um texto, mas destacar uma palavra para o estudo das relações entre fonemas e letras TEXTOFRASEPALAVRASÍLABALETRASFONEMAS LETRASFONEMAS

14 Explicar as relações entre fonemas e letras e assegurar sua memorização Recorrer a processos de decomposição (separação em sílabas, letras e fonemas) e recomposição (formação de palavras e frases) com fonemas, letras e sílabas. Usar recursos mnemotécnicos (famílias silábicas, musiquinhas, associação com imagens, etc.)

15 Organizar uma sequência de palavras-chaves (geradoras) Cada palavra-chave permite apresentar e trabalhar com um conjunto determinado de relações entre fonemas e letras, além de problemas reais da prática social. Com uma sequência de palavras (de 18 a 22) de grande relevância e significado para os alunos é possível cobrir as principais regras do sistema alfabético-ortográfico, permitindo um acompanhamento e avaliação do processo.


Carregar ppt "Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google