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Câmara dos Deputados - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública: Mercado de Etanol Combustível 1º de junho de 2011.

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1 Câmara dos Deputados - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública: Mercado de Etanol Combustível 1º de junho de 2011 Alisio J. M. Vaz Presidente Executivo

2 2 11 empresas associadas (78% do mercado) 18.500 postos de serviços com as marcas das associadas 120 locais de armazenamento p/ distribuição de combustíveis Associadas atuando em todas as Unidades Federativas Sindicom em Números: O SINDICOM Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes Fundado em 1941, sede no Rio de Janeiro – 70 anos Sócio fundador do ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial COMBUSTÍVEIS & LUBRIFICANTES COMBUSTÍVEIS & LUBRIFICANTES COMBUSTÍVEIS LUBRIFICANTES Fórum para discussão dos assuntos comuns às associadas: Regulatórios, legais, fiscais, operacionais, segurança, ambientais, etc. Fórum para discussão dos assuntos comuns às associadas: Regulatórios, legais, fiscais, operacionais, segurança, ambientais, etc.

3 3 211 DISTRIBUIDORAS 150 ativas (aprox.) Distribuição 38.148 POSTOS 21.487 com bandeira (56,3%) 370 T.R.R. Revenda Transportador Revendedor Retalhista (Diesel, Óleos combs., Lubes) 15 REFINARIAS Gasolina A: regular, premium Diesel: S1800, S500, S50 Óleos Combustíveis Querosenes; Gasolina de Aviação 3 PETROQUÍMICAS Gasolina A 427 USINAS de ETANOL Hidratado (93%) Anidro (99,5%) 68 PROD. DE BIODIESEL 1 FORMULADOR Gasolina A IMPORTADORES (6 em 2010) Diesel e Gasolina A Produção Agência Regulatória: ANP – Agência Nacional do Petróleo Estrutura do Setor de Combustíveis Fonte: ANP

4 4  71 cidades com base de distribuição  +500 bases de distribuição Fontes: ANP/SINDICOM Logística de Distribuição

5 5 * Estimativa = Potencial Mercado de Combustíveis OBS: No acumulado de 2010, combustíveis Renováveis equivalem a 22,9% do total do mercado de distribuição de combustíveis. 107,4 bilhões de litros (2010 vs 2009: + 8,7%) Share Sindicom (%) Faturamento 2010* - Faturamento R$ 210 bilhões - Tributos R$ 64 bilhões Federais R$ 25 bilhões Estaduais R$ 39 bilhões Etanol Anidro 6,6% do total (23,7% na Gas. C ) Biodiesel B100 2,3% do total (5,0% no Diesel Total) Fontes: ANP

6 6 R$ 2,32R$ 2,89R$ 2,01 24% 22% 38% Composição dos Preços – Média Brasil Valores com base no Levantamento de Preços da ANP (24/04/2011 a 30/04/2011); em www.anp.gov.br Preços Esalq (18 a 20/04/2011) em www.cepea.esalq.usp.br Alíquota Pis / Cofins: Decreto nº6.573 de 19 de Setembro de 2008 (Através da Lei 1.727/2008) PMPF: Com base em Ato Cotepe Nº 08, de 20 de Abril de 2011

7 7 A Última Entressafra de Cana A última entressafra da cana (Dez 2010 a Abr 2011) foi caracterizada por reduzidos estoques disponíveis de etanol anidro, mas suficientes para atender a demanda prevista Consumidor prolongou uso de Etanol Hidratado além do esperado (preço > 70% da gasolina), pressionando os estoques Baixos estoques levaram a aumento de preços (anidro aumentou 121% em 2011, hidratado + 47%) Estoques reduzidos resultaram em menor flexibilidade logística –Produto concentrado em poucas usinas –Gargalos na retirada do etanol nas usinas –Eventuais atrasos no atendimento de pedidos dos postos Esforço de distribuidoras e produtores assegurou o pleno abastecimento do mercado –Consumidor não teve dificuldade em abastecer –Gasolina e etanol foram importados para atender demanda

8 8 Frota X Consumo de Etanol Hidratado Fonte: ANP e Anfavea

9 9 Evolução do Preço do Hidratado

10 10 Evolução do Preço do Anidro

11 11 Variação %: Preços Etanol Hidratado – SP Fonte: ANP e Esalq

12 12 Variação %: Preços Gasolina C – SP Fonte: ANP e Esalq

13 13 Formação de Preços do Etanol: SP e DF

14 14 ETANOL: PERSPECTIVAS E PAPEL DA ANP

15 15 Considerações e Contexto Cenário atual –A produção de etanol não vem crescendo na mesma proporção que a frota de automóveis, gerando aumento no consumo de gasolina e dificuldades para o abastecimento do mercado –A volatilidade de preços do etanol vem aumentando, com forte elevação na última entressafra e grande repercussão / desgaste junto à sociedade –Os produtores desejam maior previsibilidade da demanda por etanol –Quem define a demanda é o consumidor!! Distribuidoras não têm condição de prever o comportamento do consumidor. –O comportamento do consumidor ao optar entre etanol ou gasolina não tem apresentado um padrão claro de previsibilidade, exigindo grande esforço e agilidade de produtores e distribuidoras –O novo papel da ANP, juntamente com as expectativas do Governo, precisa ser avaliado com todos os agentes do mercado, de forma a estimular a produção e assegurar abastecimento,sem sobressaltos

16 16 Avaliações e Propostas 1.Aumento da Produção de Etanol –Investimentos são necessários em cana e em usinas –Medidas de intervenção tendem a inibir investimentos –Enquanto a produção de etanol não crescer, o Anidro (Gasolina) será o produto que assegurará o pleno abastecimento –Conclusão: Governo e Produtores devem buscar formas de estimular a produção

17 17 Avaliações e Propostas 2.Contratação entre Produtores e Distribuidoras –Principais distribuidoras contratam para toda a safra, com base em suas projeções de demanda. Estima-se que: Anidro tem cerca de 75% do volume contratado Hidratado tem cerca de 50% contratado –As demandas efetivas por hidratado e gasolina podem variar em função de: Percepção do consumidor!!! (preço, preferências, informações etc.) Preço = Função de oferta x demanda –Parcela de compras no spot (não contratado) é importante para: Agilidade no atendimento do mercado: flutuações de demanda, necessidades pontuais, default de contrato etc. Compatibilizar oferta x demanda de hidratado e anidro (imprevisibilidade da demanda) Precificação de contratos (fechamento de contrato baseia-se no spot)

18 18 Avaliações e Propostas 3.Preço da Gasolina –Preço da gasolina nas refinarias não acompanha realidade do preço do petróleo –Consumidor está sujeito às oscilações de preço do etanol mas “protegido” para a gasolina –Combustível de “menor impacto ambiental” fica em situação desigual com derivado de petróleo –Gasolina tem seu consumo estimulado –Política de Governo para biocombustíveis aparenta incoerência –Avaliar: preço da Gasolina A ser revisto mensalmente, da mesma forma que Nafta, Querosene de Aviação e Óleos Combustíveis

19 19 Avaliações e Propostas 4.Atuação da ANP –Papel ampliado da agência não pode inibir o investidor privado –Art. 174 da C.F.: “...Estado exercerá...planejamento...indicativo para o setor privado” – ANP deve exercer papel de referência para o mercado, orientando para busca eficiente e otimizada do equilíbrio oferta x demanda Hoje, cada agente tem suas projeções, gerando visões e expectativas diferentes Órgãos de estado em outros países exercem este papel, ex: Deptos de Energia e de Agricultura dos EUA –Iniciativas possíveis/desejadas Projeção da oferta por safra Projeção da demanda: hidratado e anidro Acompanhamento das vendas, contratações e estoques, por usina e distribuidora Interação e reuniões com agentes Publicidade aos agentes de todas as projeções Reavaliação periódica (mensal/quinzenal) das projeções Apontar eventuais pontos de risco e necessidades de atuação dos agentes

20 Maio 2011 alisio@sindicom.com.br


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