A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Administração Financeira Agosto de 2011 Unidade III – Administração do Ativo e do Passivo Circulantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Administração Financeira Agosto de 2011 Unidade III – Administração do Ativo e do Passivo Circulantes."— Transcrição da apresentação:

1 1 Administração Financeira Agosto de 2011 Unidade III – Administração do Ativo e do Passivo Circulantes

2 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira REVISÃO

3 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FINANÇAS É a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor de suas ações.

4 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA São as tarefas do administrador financeiro na empresa. O administrador financeiro deve gerir os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa (financeiras e não financeiras, privadas e públicas, grandes e pequenas, com ou sem fins lucrativos)

5 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira ALAVANCAGEM É o produto do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar o retorno para os proprietários da empresa.

6 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira 1- ALAVANCAGEM OPERACIONAL Possibilidade do uso de custos operacionais fixos para ampliar os efeitos de variações de vendas sobre o lucro da empresa antes de juros e IR.

7 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira 2- ALAVANCAGEM FINANCEIRA Possibilidade do uso de custos financeiros fixos para ampliar o efeito de variações do lucro antes de juros e IR sobre o lucro por ação.

8 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira 3- ALAVANCAGEM TOTAL É o efeito combinado entre alavancagem operacional e alavancagem financeira.

9 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL Consiste no nível de vendas necessário para cobrir os custos operacionais. É quando o LAJIR é igual a zero.

10 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira

11 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO Corresponde a uma parcela de capital aplicada pela empresa em seu ciclo operacional, caracteristicamente de curto prazo, ao qual assume diversas formas ao longo de seu processo produtivo e de venda.

12 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FLUXO DE CAIXA O Fluxo de Caixa é um instrumento gerencial que permite ao empreendedor projetar, para determinado período, suas disponibilidades e conhecer antecipadamente suas necessidades, mediante o correto controle e acompanhamento das entradas e saídas de recursos financeiros.

13 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira UNIDADE III ADMINISTRAÇÃO DO ATIVO E DO PASSIVO CIRCULANTES

14 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CICLO OPERACIONAL É definido como o montante de tempo que vai do ponto em que a empresa coloca material no processo de produção até o momento da arrecadação de dinheiro da venda do produto acabado. CO= IME + PMC

15 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Exemplo de CO A IDF Industria S/A, uma produtora de pratos e talheres descartáveis, vende todas as suas mercadorias a crédito. As condições de crédito exigem que os clientes paguem de 60 dias a partir da venda. Em média, a empresa leva 85 dias para fabricar, armazenar e finalmente vender um produto determinado. Em outras palavras, a idade média do estoque da empresa (IME) é de 85 dias. CO= 85 dias + 70 dias = 155 dias.

16 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CICLO FINANCEIRO É o número total de dias no ciclo operacional menos o período médio de pagamento (PMP) para insumos de produção que representa o fluxo de caixa (CC). CC= CO – PMP = IME + PMC - PMP

17 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira EXEMPLO DE CICLO CAIXA As condições de crédito par as compras de matérias primas para a empresa exigem o pagamento de 40 dias, sendo que os empregados são pagos a cada 15 dias. O período médio mensurado de pagamento calculado para as matérias primas e trabalho são de 35 dias, os quais representam o período médio de pagamento (PMP). Substituindo o ciclo operacional (CO) de 155 dias da IDF S/A, achado no exemplo anterior e seu período médio de pagamento de 35 dias (PMP), na Equação. CC = CP – PMP = 155 – 35 = 120 dias

18 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Período médio de pagamento (PMP) 35 DIAS Pagamento duplicatas a pagar Saída de caixa Tempo (dias) Ciclo de Caixa (CC) 120 dias (155-35) Compra de matéria-prima a prazo Idade Média do Estoque (IME) 85 DIAS Venda a prazo do produto acabado Ciclo operacional (CO) 155 DIAS (85+70) Período médio de cobrança (PMC) 70 DIAS 85 dias 155 dias 35 dias Cobrança de duplicatas a receber Entrada de caixa Figura 3.1 – CCO e CC ---  Ciclos Operacionais e de Caixa da IDF S/A

19 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira GERENCIANDO O CICLO DE CAIXA OU FINANCEIRO  Ciclo de caixa positivo:significa que a empresa deve usar formas negociadas de financiamento.  Ciclo de caixa negativo:significa que o período médio de pagamento (PMP) excede o ciclo operacional (CO).

20 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CICLO DE CAIXA POSITIVO A precisa ir em busca de estratégias que minimizem o ciclo de caixa sem perder em vendas ou prejudicar crédito no mercado.

21 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CICLO DE CAIXA NEGATIVO A empresa deve ser beneficiada, pois pode ser capaz de usar financiamentos espontâneos para dar apoio a aspectos dos negócios que não apenas o ciclo operacional.

22 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR CICLO CAIXA  Girar o estoque o mais rápido possível.  Cobrar as duplicatas a receber mais rapidamente possível.  Efetuar pagamento das duplicatas a paga o mais tarde possível.

23 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FLOAT: RECURSOS EM TRÂNSITO Float se refere aos recursos que foram remetidos pelo pagador (a empresa ou indivíduo efetuando o pagamento), mas não estão ainda em uma forma disponível ao beneficiário (a empresa ou indivíduo recebendo o pagamento).

24 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira O float também existe quando o recebedor recebe recursos em uma forma que pode ser usada, mas esses fundos ainda não foram retirados da conta do pagador. Atrasos nos sistema de cobrança e pagamentos resultantes do transporte e processamento de cheques são responsáveis pelo float.

25 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira TIPOS DE FLOAT  Float de cobrança.  Float de pagamento.

26 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FLOAT DE COBRANÇA Float de Cobrança resulta do atraso entre o momento em que o pagador deduz um pagamento da sua conta bancária e o momento em que o credor efetivamente recebe esses recursos de forma que possa usa-los.

27 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FLOAT DE PAGAMENTO Float de pagamento resulta do lapso entre o momento em que o pagador deduz um pagamento da sua conta bancária (efetua o pagamento) e momento em que os recursos são efetivamente retirados de sua conta. Float de pagamentos é experimentado pelo pagador e é um atraso na retira efetiva dos recursos.

28 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira 9 Cheque emitido e enviado pela companhia pagadora Float postal ( 3 dias ) Cheque recebido pela companhia credora Entradas feitas no livro contábil e cheque depositado Float de processamento ( 2 dias ) Float de compensação ( 4 dias ) Cheque compensado Float total (9 dias) 035 Tempo (dias) Figura 3.2

29 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira DUPLICATAS A RECEBER : POLÍTICAS DE CRÉDITO E COBRANÇA

30 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira DUPLICATAS A RECEBER Duplicatas a receber representam a concessão de crédito da empresa para seus clientes.

31 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Para o fabricante médio, duplicatas a receber compõem em torno de 37% dos ativos circulantes e em torno de 16% do total de ativos. Para a maioria dos fabricantes, conceder crédito aos clientes é uma parcela do custo de fazer negócios.

32 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira VANTAGENS DE CONCEDER CRÉDITO  A empresa torna-se mais competitiva;  Maior possibilidade de fidelizar clientes;  Atrai maior número de clientes;  Aumentar suas vendas;  Aumentar o lucro.

33 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira DESVANTAGENS DE CONCEDER CRÉDITO  Mantem o caixa imobilizado em duplicatas a receber e notas promissórias;  A empresa perde dinheiro no tempo;  Corre o risco de não recebimento (inadimplência);  Problemas relacionados ao capital de giro;

34 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Como controlar duplicatas e NP´s a receber?  Política de crédito.  Seleção de crédito.  Padrões de crédito  Tempos de crédito. Políticas de crédito

35 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira POLÍTICAS DE CRÉDITO

36 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira OS CINCO C´s DE CRÉDITO Analistas de crédito muitas vezes usam os cinco Cs de crédito para dar o enfoque para sua análise sobre as dimensões-chave da capacidade de crédito de um requerente.

37 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira OS CINCO C´s DE CRÉDITO  Caráter.  Capacidade.  Capital.  Colateral.  Condições.

38 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CARÁTER: O registro histórico do requerente em cumprir obrigações passadas – financeiro, contratual e moral. A história de pagamentos passados, assim como quaisquer processos legais em andamento ou já julgados contra o requerente, serão usados.

39 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CAPACIDADE: A capacidade do requerente de ressarcir o crédito pedido. Análises de demonstrações financeiras, com particular ênfase na liquidez e no endividamento, são usadas para avaliar a capacidade do requerente.

40 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CAPITAL: A força financeira do requerente, como refletida por sua posição patrimonial. Uma análise da dívida do requerente, relativamente a sua liquidez e às suas taxas de lucratividade, são freqüentemente usadas para avaliar o capital.

41 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira COLATERAL: Colateral (garantia real) – o montante de ativos que o requerente tem disponíveis para o uso em dar garantia ao crédito. Quanto maior for o montante de ativos disponíveis, maior a chance que uma empresa tem de reaver seus recursos se o requerente falta com sua obrigação.

42 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira CONDIÇÕES: Condições econômicas e empresariais gerais, assim como circunstâncias especiais, são consideradas ao se avaliar condições de crédito.

43 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira INFORMAÇÕES DE CRÉDITO:  Demonstrações Financeiras;  Consultas SERASA, Grupo de comercial regional;  Certidões negativas;  Verificações bancárias.

44 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FACTORIG

45 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FACTORING OU FOMENTO EMPRESARIAL Envolvem a compra de crédito, antecipação de recursos não-financeiros (matéria-prima) e prestação de serviços convencionais ou diferenciados, conjugados ou separadamente, a título oneroso entre dois empresários, faturizador e faturizado.

46 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Factoring é um termo inglês de origem francesa, que remonta ao latim face. Factor é aquele que faz.

47 Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira FUNÇÕES DESEMPENHADAS  Compra de crédito;  Prestações de serviços convencionais e diferenciados;  Antecipação de recursos não financeiros.


Carregar ppt "1 Administração Financeira Agosto de 2011 Unidade III – Administração do Ativo e do Passivo Circulantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google