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PARTILHA DO EMIS/SIGE DA SADC ÁFRICA DO SUL 17 de Novembro de 2014 Solveig van Vreden.

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1 PARTILHA DO EMIS/SIGE DA SADC ÁFRICA DO SUL 17 de Novembro de 2014 Solveig van Vreden

2 UTILIZANDO OS DADOS DO LURITS O Sistema de Informação e Rastreio de Registo das Unidades dos Alunos (LURITS) é o Sistema Nacional com base na rede de Internet que recebe os dados das escolas através dos sistemas administrativos escolares LURITS É UMA DAS 10 PRIORIDADES DO GOVERNO PARA A EDUCAÇÃO O USO DO LURITS PARA ORIGINAR DADOS DE REPORTAGEM SOBRE O DESEMPENHO DO SECTOR DE EDUCAÇÃO EM 2015 e mais além Tem o apoio das decisões tomadas pelo Concelho dos Ministros de Educação, a 22 de Nov. 2012 & 19 de Set. 2013:  O Sistema de Administração Escolar/SA-SAMS deve ser obrigatório  O Número de Identificação do Aluno deve tornar-se obrigatório no SA-SAMS/LURITS  A submissão de informação exacta de EMIS/SIGE deve ser incluída como condição para as escolas receberem a sua afectação de fundos  Os DPEs devem providenciar um plano de acção para a actuação a tomar contra directores de escola que forem apanhados a inflaccionar os números de alunos  Deve ajudar a garantir que o sistema de LURITS seja preenchido, através de insistir que os pais providenciem números de ID quando matriculam os seus filhos  Não devem ser aceites quaisquer relatórios escolares que não aqueles produzidos pela Escola Sistema Administrativo com infra-estrutura adequada nas escolas 2

3 UTILIZANDO OS DADOS DO LURITS Quais são as implicações destas decisões? Substituir dados agregados de pesquisa EMIS/SIGE pela utilização de Sistemas de Software Acreditados do SA-SAMS e LURITS (LASS) só para Fornecer dados a nível das unidades ao LURITS para o Relato, a Planificação e a Monitoria de desempenho do sistema Educativo O FINANCIAMENTO das Escolas Públicas & Independentes está baseado nos dados POR ALUNO, por isso, não podemos continuar a usar os dados agregados de auto-reportagem Todas as Escolas (Públicas & Independentes), os Alunos (Públicos & Independentes) e Dados Afins devem, por isso, ser registados e os seus dados devem ser actualizados nos sistemas de administração escolar para carregar electronicamente no LURITS quatro vezes por ano. Os dados do LURITS são enviados de volta para as escolas através de providenciá-las com números de LURITS, carregamentos efectuados com êxito, erros e omissões e relatórios de rejeição. As escolas devem corrigir os dados nos seus sistemas 3

4 O FORNECIMENTO DOS DADOS AO LURITS A FONTE de dados do LURITS são os Sistemas de Administração Escolar – os Sistemas de Software Acreditados do SA-SAMS (LASS) Porque o ponto forte do LURITS reside no rastreamento de movimento dos alunos e os professores, as Escolas devem assegurar que estão a seguir os procedimentos correctos a todo o momento: O que é crítico por agora é a TRANSFERÊNCIA e o ARQUIVO dos alunos que vão deixar a escola, em preparação para 2015 Por isso, as escolas devem garantir que todos os ALUNOS serão ACTUALIZADOS, CORRIGIDOS & PROMOVIDOS e, de seguida, Carregados no LURITS antes do final do ano lectivo de 2014 A partir de 2015: Actualizações TRIMESTRAIS por ex. – T1 até 31 de Março de 2015 4

5 5 2014 Alunos: 30 de Out. Públicas & Independentes Ordinárias ProvínciaIndependentes-25%Públicas-97%Aluno Activo Total Cabo Oriental1 1141 707 3281 708 442 Estado Livre559 948 Gauteng70 9941699 9151 770 909 Kwazulu-Natal20 4912 493 198 2 513 689 Limpopo4 4391 599 4451 603 884 Mpumalanga1 8961 000 5551 002 451 Noroeste1 620605 241606 861 Cabo Setentrional197 693 Cabo Ocidental46 8071 010 9331 057 740 Grande Total 147 36110 874 25611 021 617

6 6 2014 Escolas: 30 de Out. Públicaú & Independentes Ordinária s ProvínciaPúblicas: 99 %Independentes: 23 %Total Cabo Oriental 1 6803772 057 Estado Livre 5 52845 532 Gauteng 5610 Kwazulu-Natal 1 3770 Limpopo 5 732485 780 Mpumalanga 1 46341 467 Noroeste 2 0421252 167 Cabo Setentrional 1 80741 811 Cabo Ocidental 4 018104 028 Nacional 24 20857224 780

7 7 Para efeitos de planificação e reportagem, TODAS AS ESCOLAS devem, por isso, providenciar dados/indicadores mínimos. A. Actualmente: O mínimo são os requisitos da Pesquisa Anual/SNAP do EMIS/SIGE: Informação básica sobre a escola Modo de carregar no LURITS: - Carregar directamente do LASS e Armazens de Província. - Carregar lotes das bases de dados do SA-SAMS em CDs B.Actividades Planeadas: Foi iniciado o processo onde todas as escolas irão carregar directamente nos Armazens de Província Normalizados. Assim, os Armazens de Província irão: Ter que cumprir com os CAMPOS MÍNIMOS OBRIGATÓRIOS. As Províncias Individuais irão acrescentar dados adicionais específicos de cada Província. Ter que se sujeitar às MESMAS REGRAS DE VALIDAÇÃO como o LURITS, a ANA e os Exames, garantindo o fluxo ininterrupto das Escolas para o Armazem de Província e, a partir daí, para outros sistemas nacionais. Assim, os sistemas SA-SAMS e LASS tambem devem cumprir com as mesmas regras de validação e garantir que as Escolas e os Distritos providenciem DADOS DE QUALIDADE a todos os Sistemas PROVIDENCIANDO DADOS AO LURITS

8 8 O processo de emenda da Política Nacional de Informação de Educação (NEIP) & O desenvolvimento de Regulamentos & Garantias de Qualidade (GQ) dos processos do LURITS de modo a abordar a migração: De pesquisas manuais de dados agregados Para dados electrónicos de registo de unidades por parte dos sistemas de administração escolar que providenciam dados ao LURITS Através de se marcarem requisitos mínimos dos dados, Garantias de Qualidade e outros processos de cumprimento requeridos pelas escolas, os distritos e as províncias para abordar os alunos rejeitados ou registados temporariamente como alunos Provisórios. Isto irá garantir que todos os alunos e dados afim possam ser carregados com êxito no LURITS IMPLICAÇÕES DE POLÍTICAS

9 GARANTIA DE QUALIDADE: ANA 2014 9 2014 O registo do uso pelos alunos, ANA, “obrigou” ao uso dos Sistemas de Software Acreditados do SA-SAMS e LURITS (LASS) nalgumas Províncias, para o fornecimento de dados ao LURITS dentro de um tempo relativamente curto Mas tambem “expôs as escolas” a dados que careciam de qualidade conforme foram recebidos de algumas escolas 2015 e mais alem Todas as Províncias devem providenciar o registo e as notas ANA e NSC dos alunos através do SA-SAMS ou LASS ao LURITS

10 10 Revisor Geral da África do Sul (AGSA) AUDITORIA Assinados os Planos Comerciais Provinciais de EMIS/SIGE Entrega de Prioridades Chave de EMIS/SIGE : a)Distribuição de e Formação em SA-SAMS b)Auditoria de Qualidade dos Dados c)Armazens & d) IC (Inteligência Comercial) / GIS (Plataformas) e)Gestão LURITS & Administradores de Sistema LURITS A auditoria das Escolas, Distritos e Províncias dos dados nos seus Sistemas de Administração Escolar, comparando os registos de admissão e frequência, certidões de nascimento dos alunos etc. importados para o LURITS, irá melhorar a Totalidade & Qualidade dos dados recebidos Auditorias do LURITS: Garantir a Segurança do Sistema LURITS e os seus Dados GARANTIA DE QUALIDADE: AUDITORIA

11 GARANTIA DE QUALIDADE : RISCOS 11 GARANTIA DE QUALIDADE: Informação Correcta enviada para a Pessoa Certa na Altura Mais Indicada CUMPRIMENTO DE PRAZOS POR PARTE DAS ESCOLAS, OS DISTRITOS & AS PROVÍNCIAS As escolas guardam até à última da hora para captar/actualizar todos os seus dados – cometem-se erros. As escolas devem actualizar a informação numa base diária nos seus Sistemas de Administração Escolar DADOS INCOMPLETOS, IMPRECISOS E DESACTUALIZADOS DAS ESCOLAS O uso de correcções antigas, dados incompletos e inexactos etc. A escola é a FONTE de todos os dados, mas as Escolas muitas das vezes não vêem o significado dos dados precisos – os dados são “EXPOSTOS” quando chegam ao LURITS – onde não é possível corrigí-los. Assim, os dados incompletos e incorrectos têm que ser devolvidos às escolas para que se efectuem as correcções – isto estende e atrasa a disponibilidade dos dados precisos e completos nos Armazens de Província e o LURITS

12 A REJEIÇÃO DOS DADOS PELO LURITS - Não se seguir os procedimentos correctos para dados que Garantem a Qualidade aos Níveis Escolar, Distrital & Provincial - As regras de validação não são as mesmas para os sistemas que fornecem os dados uns aos outros O exemplo mais abaixo indica que a maior parte dos valores são capturados de forma incorrecta no SA-SAMS. Note a maneira como a Data de Nascimento do/a Professor é capturada 12 GARANTIA DE QUALIDADE : RISCOS


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