A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração

2 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Custos Conjunto dos esforços ou dispêndios realizados pelo comprador na obtenção de um produto ou serviço. Podem ser: monetários, temporais, psicológicos, comportamentais( físico)

3 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Tipos de custos: Custos monetários; :.( A quantidade de dinheiro que os clientes pagam para receber produtos e serviços)); Custos temporais; :.( O tempo gasto comprando produtos e serviços); Custos psicológicos:.( Energia e a tensão envolvidas em fazer compras e aceitar os riscos dos produtos); dissonância cognitiva Custos comportamentais; (energia física que os clientes despedem para comprar produtos e serviços)

4 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Mercado Consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Kotler, 2000.

5 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo MACROAMBIENTE

6 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fornecedores Demográfico Econômico Canais de marketing Concorrentes Públicos Tecnológico Natural Político legal Sócio-cultural Consumidores Fornecedores Rivalidade Ameaça de entrada Compradores

7 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Análise ambiental- a prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar o mercado, incluindo demanda por bens e serviços. Conteúdo- A análise ambiental envolve a busca de mudanças que levem a oportunidades ou ameaças a uma organização. Análise Ambiental

8 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ambiente Econômico A economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos.

9 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ciclo de Negócios- O padrão do nível de atividade comercial, que atravessa as etapas de prosperidade, recessão e recuperação Ciclo De Negócio

10 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Tempo Nível de atividade comercial Prosperidade Recessão Recuperação Prosperidade Recessão Ciclo De Negócio

11 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Prosperidade- > consumo > emprego Inflação- < consumo < emprego Recessão- < consumo < emprego Recuperação- aumento considerável de consumo aumento considerável de emprego Ciclo De Negócio

12 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Renda dos consumidores- A renda individual das famílias influência a probabilidade de os consumidores comprarem produtos ou não. Renda

13 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Renda Bruta- A quantia total de moeda ganha em um ano por um indivíduo. Ajuda os Profissionais a dividir o mercado em vários grupos de renda. Renda Disponível- É o dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento dos impostos. Obs: a alíquota do imposto afeta diretamente a renda disponível Renda discricionária- O dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento de impostos e despesas essenciais. Tipos de Renda

14 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ambiente Natural São os recursos naturais disponíveis para organização ou por ela afetados. Ar, água, minerais, planta,animais.

15 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Disponibilidade de recursos- demarketing- estratégia de marketing usada para reduzir o consumo de um produto. Responsabilidade com o ambiente natural- marketing verde- atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade. Ambiente Natural

16 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo FATORES SOCIAIS

17 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ambiente Social – As pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos.

18 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Tendências Demográficas Demografia- O estudo das características de uma população. Ex: idade, etnia, índice de natalidade, índice de mortalidade, estado civil, instrução, crenças religiosas, imigração. Objetivo- Os profissionais usam a demografia para analisar mercados, aprender sobre os clientes e criar valor para eles.

19 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Diversidade da População A população brasileira é bem variada além de idade, sexo, níveis de renda e instrução. DADOS 13,5 milhões de idosos com 60 anos – 1999 27 milhões de idosos com 60 anos – 2020 Fonte: IBGE

20 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Antigamente- pai que trabalha/ mãe do lar/ muitos filhos. Atualmente- pai que trabalha/ mãe que trabalha/ poucos filhos. Elevado índice de separação. Aumento considerável de mães solteiras. Aumento de mais de uma família. União de homossexuais (cruzeirenses) Composição da Família

21 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo DADOS São Paulo- 34 milhões de habitantes Onde 264,4 mil Bahia 163,5 mil Minas Gerais 123,8 mil Pernambuco ESTRATÉGIA- Marketing regional Distribuição Geográfica

22 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Tendências Globais As características demográficas dos países são importantes para os profissionais de estratégias globais. Ex: Cemil X China

23 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Responsabilidade Social Preocupação com as conseqüências sociais dos atos de uma pessoa ou instituição, na medida em que eles podem afetar os interesses dos outros. Cases: Joseph Criliey – Bar Mac dia feliz Fundação Roberto Marinho

24 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ações Relacionadas a Causas Ações projetadas para promover uma causa ou um problema específico. Ex: Fome Zero Câncer de Mama

25 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Questões Éticas Princípios e valores morais que governam a forma como o indivíduo ou grupo conduz suas atividades. Obs: variam de acordo com cada pessoa e cada cultura

26 Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo PRODUTO- Ser duráveis ou não? Oferecer algum perigo a natureza ou ser humano PREÇO- É legal fazer acordo com os concorrentes DISTRIBUIÇÃO- É ético um supermercado exigir que um fornecedor pague pelo espaço na prateleira? É ético fazer venda casada? PROMOÇÃO- Anunciar produtos que não possuem Anúncios voltados para crianças Questões Éticas


Carregar ppt "Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google