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APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014.

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1 APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014 Carlos Alberto Ávila Araújo Belo Horizonte, 16 de junho de 2014

2 1. Antes do início, a escolha pela CI O projeto com as FIC – o doutorado Enebd, 2002 Enancib, 2003 – diretoria Disciplinas na biblioteconomia, 2003 e 2004 A ciência da informação como ciência social. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n.3, p. 21-27, 2003. Os dois concursos em 2005

3 1.1. As primeiras produções ARAUJO, C. A. A.. Correntes teóricas de estudo da comunicação. Verso e Reverso, v. 11,n46, p. 33-44, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Sobre os conteúdos das mensagens na comunicação. Alceu, v. 7,n.14, p. 5-16, 2007. ARAUJO, C. A. A.. A comunicação e suas interfaces. Comunicação & Inovação, v. 8,n.14, p. 8-14, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Análise da pesquisa em comunicação segundo o critério do âmbito relacional. Communicare, v. 7,n.1, p. 31-44, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Problematizando o conceito de meio de comunicação. E-COM, v. 1, p. 16-44, 2007. ARAUJO, C. A. A.. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 8, n.3, p. 127-142, 2006. ARAUJO, C. A. A.. Fundamentos teóricos da classificação. Encontros Bibli, v. 22, p. 117-140, 2006. ARAUJO, C. A. A.. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12,n.1, p. 11-32, 2006.

4 2. O início: usuários da informação “Dimensões socioculturais em estudos de usuários da informação” Abordagem de usos (objetiva) e cognitivista (subjetiva) – campo para construção de uma perspectiva intersubjetiva Paradigmas da CI: físico, cognitivo e social Diálogo com etnometodologia, interacionismo simbólico, construção social da realidade e o conceito de cultura

5 Método de trabalho na disciplina Projeto de pesquisa: Modelos teóricos utilizados em estudos de usuários da informação ARAÚJO, C. A. Á. Estudos de usuários: uma abordagem na linha ICS. In: CABRAL, A. M. R.; REIS, A. S. (Orgs.). Informação, cultura e sociedade: interlocuções e perspectivas. Belo Horizonte: Novatus, 2007, p. 81-100.

6 Orientação de mestrado: Ronaldo Alves da Silva. As práticas informacionais das profissionais do sexo da zona boêmia de Belo Horizonte. ARAUJO, C. A. A.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; JILOCHKIN, A. N. Mapeamento temático dos estudos de usuários da informação: uma análise dos artigos publicados no periódico Ciência da Informação. In: VIII Cinform, 2008, Salvador. ARAUJO, C. A. A. Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos. In: IX Enancib, 2008, São Paulo. ARAÚJO, C. A. Á. Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil. Em Questão, v. 15, p. 11-26, 2009.

7 2.1. Desdobramentos posteriores ARAUJO, C. A. A. Estudos de usuários conforme o paradigma social da Ciência da Informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & informação, v. 15,n.2, p. 23-39, 2010. ARAUJO, C. A. A. Abordagem interacionista de estudos de usuários da informação. PontodeAcesso, v. 4, p. 2-32, 2010. ARAUJO, C. A. A. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade: estudos, v. 22,n.1, p. 145-159, 2012. ARAUJO, C. A. A. Perspectivas contemporâneas de estudos de usuários da informação: diálogos com estudos de usuários de arquivos, bibliotecas e museus. In: Helen de Castro Silva Casarin. (Org.). Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014, v. 1, p. 19-46. ARAUJO, C. A. A. Usuários da informação: construção de conceitos e perspectivas de estudo. In: Miguel Ángel Rendón Rojas. (Org.). El ser, conocer e hacer en bibliotecología / ciencia de la información / documentación. México: UNAM/IIBI, 2014, v. 1, p. 29-58. Palestras, cursos e aulas magnas: UEL, Dia do bibliotecário, SNBU

8 2.2. Outras publicações PINTO, F. V. M. ; ARAUJO, C. A. A.. Contribuição ao campo de usuários da informação: em busca dos paradoxos das práticas informacionais. Transinformação, v. 24, p. 219-226, 2012. SEPÚLVEDA, M.I.M. ; ARAUJO, C. A. A.. Realização de estudos de usuários na prática profissional bibliotecária: estudo de caso do sistema de bibliotecas da UFMG. Revista ACB, v. 17, p. 269-287, 2012. AKAICHI, T.; MANABE, V. M. M. L.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. Comportamento informacional no uso de sistemas de informação: o caso do SICOR. Biblos, v. 27, p. 31-46, 2013. BERTI, I. C. L. W.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Informação & Informação, v. 19, p. 225- 248, 2014. ARAUJO, C. A. A. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em Questão, v. 19, p. 213-238, 2013. ARANTES, F. M. ; LOPES, F. C. ; BARTALO, L. ; BORTOLIN, S. ; ARAUJO, C. A. A.. O comportamento informacional nos canais informais de comunicação por meio d a oralidade. Encontros Bibli, v. 18, p. 265-282, 2013. LAGE, S. R. M.; SANTANA, P.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. O comportamento informacional no estágio curricular. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p. 102-122, 2014.

9 UsuárioComportame nto SI (Atributos) PerfilBuscaCompletude SexoUsoExatidão IdadeAvaliaçãoFacilidade EscolaridadeFrequênciaTempo ProfissãoIdioma Barreiras K (S) + Δ I = K (S + ΔS)

10 3. Epistemologia da CI O primeiro programa: caracterizações, correntes teóricas, paradigmas O primeiro trabalho com os alunos ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. A ciência da informação na visão dos professores da ECI/UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12,n.2, p. 03-22, 2007. ARAUJO, C. A. A.; ROLIM, E. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G. A Ciência da Informação na visão dos professores e pesquisadores brasileiros. Informação & Sociedade: Estudos, v. 17,n.2, p. 110- 127, 2007.

11 3.1. Repercussões ARAUJO, C. A. A.; ROLIM, E. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G. Percepções de pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação sobre algumas de suas temáticas. In: XXII CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2007, Brasília. Anais do XXII CBBD. Brasília-DF, 2007. ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. Estudo sobre as concepções da Ciência da Informação do corpo docente da ECI/UFMG. In: XXII CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2007, Brasília. Anais do XXII CBBD. Brasília, 2007. ARAUJO, C. A. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G.. ROLIM, E. A. Percepções de pesquisadores brasileiros da ciência da informação sobre sua área. In: VII Cinform - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, 2007, Salvador. Anais do VII Cinform. Salvador, 2007. ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. Análise das concepções de ciência da informação do corpo docente da ECI/UFMG. In: VII Cinform - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, 2007, Salvador. Anais do VII Cinform. Salvador, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Diversidade na visão dos docentes da Ciência da Informação sobre sua área. In: VIII Enancib - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador. Anais do VIII Enancib. Salvador: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.

12 3.2. O trabalho com os autores ARAUJO, C. A. A.; SILVA, J.C.P. ; COUTINHO, L. F.; SOUZA, P. B. A contribuição de F. W. Lancaster para a ciência da informação no Brasil. PontodeAcesso, v. 3, p. 132-146, 2009. ARAUJO, C. A. A. Teoria crítica da informação no Brasil: a contribuição de Armand Mattelart. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde, v. 3, p. 112-119, 2009. ARAUJO, C. A. A.; PEREIRA, G.A.; FERNANDES, J.R. A contribuição de B. Dervin para a ciência da informação no Brasil. Encontros Bibli, v. 14, p. 57- 72, 2009. PINHEIRO, A.C.; SILVA, G.R.; ARAUJO, C. A. A. A contribuição de Tefko Saracevic para a ciência da informação no Brasil. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 1, n.2, p. 1-13, 2011. ARAUJO, C. A. A.; BRAGA, R.M.O.; VIEIRA, W.O. A contribuição de C. Kuhlthau para a ciência da informação no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 7, p. 185-198, 2010. ARAUJO, C. A. A. ; LAGE, D.F.S. ; SOUZA, R.M.F. ; ASSIS, R.A.. A contribuição de J.H. Shera para a ciência da informação no Brasil. Revista ACB, v. 15,n.2, p. 71-89, 2010.

13 3.3. A consolidação ARAUJO, C. A. A.. O conceito de informação na ciência da informação. Informação & Sociedade: estudos, v. 20, p. 95-105, 2010. SILVA, A. K. A.; LIMA, I. F.; ARAÚJO, C. A. Á. Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG. Ciência da Informação, v. 38, p. 31-44, 2009. ARAUJO, C. A. A.. Correntes teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, v. 38, p. 192-204, 2009. ARAUJO, C. A. A.. Teoria Matemática da Comunicação e a questão da interdisciplinaridade. Revista Cesumar, v. 16,n.2, p. 889-915, 2011. SANTOS, L.G.; ARAÚJO, C. A. Á. Adoção e incorporação de teorias das Ciências Sociais pela Ciência da Informação na perspectiva dos conceitos trabalhados por Gernot Wersig. Informação & Sociedade: estudos, v. 21, n. 2, p. 35-47, 2011. FERNANDES, W.R.; CENDÓN, B. V.; ARAUJO, C. A. A. Information Science and its correlated areas: a case study at the Federal University of Minas Gerais. Brazilian journal of information science, v. 5,n.1, p. 03-35, 2011. ARAÚJO, C. A. Á. O que é Ciência da Informação? Informação & Informação, v. 19, p. 1-30, 2014.

14 Capurro, 1991Representacional, E-M-R CognitivoPragmático Rendón Rojas, 1996SintáticoSemânticoPragmático Saracevic, 1999Restrito (sinal)Amplo (compreensão) Mais amplo (tarefa e contexto) Ørom, 2000FísicoCognitivoAlternativo (semiótico) Fernández Molina e Moya Anegón, 2002 PositivistaCognitivoSociológico Silva e Ribeiro, 2002 Mensurável, reprodutível e transmissível Pregnância simbólica Estruturada pela ação e integrada num contexto Salaün e Arsenault, 2009 FormaConteúdoMeio (uso social)

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18 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECI MENTO ESTUDOS MÉTRICOS USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO REPRESEN TAÇÃO E ORGANIZAÇÃO MODELO FÍSICO Gestão de recursos informacionais Leis de Lotka, Bradford, Zipf Estudos de uso, perfis, avaliação de Sis Desiguladade dos fluxos Sistemas universais, LDs, princípios gerais MODELO COGNITIVO Gestão do conhecimento, tácito/explítico Razões de citação Comporta mento informacional Ação cultural, empodera mento SRIs orientados para busca, facetas MODELO INTERSUBJETI VO Cultura organizacional, compartilhame nto, orientação Redes de pesquisa, mapas de conhecimento Práticas informacionais, mediação, competências Geopolítica, sociedade da informação Ontologias, folksonomias, indexação social

19 4. As demais atividades Representante da ECI no CEPE Membro titular do colegiado de graduação em biblioteconomia Membro suplente na congregação da ECI Membro do GEBE O início das atividades no PPGCI Editor adjunto da revista PCI

20 5. Biblioteca escolar Pesquisas: “Aprendizagem pela busca e uso da informação: a influência de habilidades informacionais” e “Educação no século XXI: a biblioteca escolar como recurso para aprendizagem e inclusão social” CAMPELLO, B. S.; ABREU, V. L. F. G.; CALDEIRA, P. T.; BARBOSA, R. R.; CARVALHO, M.C.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; VIANNA, M. M.; FIALHO, J.F.; ALVARENGA, M. Parâmetros para bibliotecas escolares brasileiras: fundamentos de sua elaboração. Informação & Sociedade: estudos, v. 21,n2, p. 105-120, 2011. CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAUJO, C. A. Á.; CARVALHO, M.C.; RODRIGUES, M. E. F.; SOARES, L. V. O. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli, v. 18, p. 123-156, 2013. CAMPELLO, B. S.; ABREU, V. L. F. G.; CALDEIRA, P. T.; BARBOSA, R. R.; VIANNA, M. M.; CARVALHO, M.C.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; FIALHO, J.F.; ALVARENGA, M. Biblioteca escolar como espaço de produção de conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: GEBE - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar; CFB - Conselho Federal de Biblioteconomia, 2010. CAMPELLO, B. S.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; VIANNA, M. M.; CARVALHO, M.C.; CALDEIRA, P. T.; ABREU, V. L. F. G. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

21 6. Um novo interesse Em 2007 e 2008, membro da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Arquivologia Em 2008 e 2009, membro da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Museologia 2010 a 2011 – Pós-doutorado na Universidade do Porto: estudo das realidades de Portugal, Espanha e França

22 6.1. Publicações ARAUJO, C. A. A. Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: relações teóricas e institucionais. Encontros Bibli, v. 16, p. 110-130, 2011. ARAUJO, C. A. A.; MARQUES, A. A. C.; VANZ, S. A. S. Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia integradas na Ciência da Informação: as experiências da UFMG, UnB e UFRGS. PontodeAcesso, v. 5, n.1, p. 85-108, 2011. ARAUJO, C. A. A. Condições teóricas para a integração epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, p. 19-41, 2011. ARAUJO, C. A. A.; CALDEIRA, P. T.; NASSIF, M. E. O curso de graduação em Museologia da ECI/UFMG: concepção e projeto pedagógico. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n.1, p. 282-307, 2010. ARAUJO, C. A. A. Ciência da Informação como campo integrador para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Informação & Informação, v. 15, p. 173-189, 2010. CENDÓN, B. V.; ARAÚJO, C. A. Á.; LOURENÇO, C.A.; ALVARENGA, L.; DUMONT, L. M. M.; OLIVEIRA, M.; NASSIF, M. E.; SOUZA, R. R.Cursos de graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais: propostas de expansão e flexibilização. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n.3, p. 223-240, 2008.

23 RAMOS, J.A.A.; ARAUJO, C. A. A. As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p. 59-80, 2014. ARAUJO, C. A. A. O pensamento crítico na arquivologia, na biblioteconomia e na museologia. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 5, p. 27-46, 2014. TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A.; JULIAO, L. Formação em Museologia no Brasil: análise da influência acadêmico-institucional. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 3, p. 193-206, 2014. ARAUJO, C. A. A. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em Questão, v. 19, p. 213-238, 2013. TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A.O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências. Encontros Bibli, v. 18, p. 83-102, 2013. ARAUJO, C. A. A. Correntes teóricas da arquivologia. Encontros Bibli, v. 18, p. 61-82, 2013. ARAUJO, C. A. A. Correntes teóricas da biblioteconomia. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 9, p. 41-58, 2013. ARAUJO, C. A. A. Museologia e ciência da informação: diálogos possíveis. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 2, p. 10-27, 2013. ARAUJO, C. A. A. Museologia: correntes teóricas e consolidação científica. Museologia e Patrimônio, v. 5, p. 31-54, 2012. TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A. Proximidades conceituais entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Biblionline, v. 8, p. 27-36, 2012. TANUS, G.F.S.C.; RENAULT, L.V.; ARAUJO, C. A. A. O conceito de documento em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 8, p. 158-174, 2012.

24 De re diplomática, de Dom Jean Mabbilon, publicada em 1681, que contém “os primeiros elementos da doutrina arquivística” (FONSECA, 2005, p. 31) Advis pour dresser une bibliothèque, de Gabriel Naudé, publicada em 1627, que marca a “transição da biblioteconomia empírica para a moderna prática bibliotecária” (FONSECA, 1979, p. 11) Museographia, de Gaspar Neickel, de 1727, com conselhos e normas sobre a exposição dos objetos em museus, a maneira de conservá- los e seu estudo (HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, 1998, p. 23).

25 PERSPECTIVA FUNCIONALISTA - Eficácia, arquivos correntes – Jenkinson, Casanova - Avaliação, teoria do valor – Muller, Brooks, Schellenberg - Records management, Warren - Dinamização de arquivos – Alberch i Fugueras - Public Library Movements, Horace, Mann - Referência, Green - Chicago, Butler, Shera, funções na sociedade - Cinco leis, Ranganathan; outros: Thompson, Urquhart - Library Media Centers - “Museum education”, Flower, Gilman, Coleman, Dana, Goode, iniciativas práticas (ex: Toledo) - Museu imaginário, Malraux – Centro Pompidou - Comunicação, Cameron - “Nova museologia” (Vergo, etc) - Tipologia de museus PERSPECTIVA CRÍTICA - Critérios arquivísticos – Bautier, etc - Políticas nacionais de informação (Unesco) - “Mal estar” – Derrida, Colombo - Arquivística pós-moderna – Cook, Caswell, Schwartz - Ação cultural, gosto popular - Bibliotecas como “centro de cultura” (Milanesi) - Teoria marxista do escrito – Estivals, Meyriat, Breton - O “museu autoritário” – Valéry, Zola, Marinetti, Adorno - “Antimuseu” - Bourdieu, sociologia dos públicos - Anderson, “comunidade imaginada” - Museologia crítica: Santacana Mestre, Hernández Cardona

26 PERSPECTIVA DOS SUJEITOS - Liberalização do acesso – CIA 1966, 1967 - Taylor, Dowle, Cox – necessidades de informação - Cidadãos – Coeuré, Duclert - “Estudos de comunidade” - Hábitos de leitura – Brascomb, Knapp, Evans - Estudos de avaliação - Necessidades e usos, variáveis – Line, Paisley, Lancaster, Brittain - Abordagem construtivista – Kuhlthau, Todd - Estudos de visitantes – Galton, Gilman - Estudos comportamentais – Robinson, Melton - Estudos de aprendizagem – Cummings, Derryberry, Shettel - Abordagem construtivista – Eason, Friedman - Modelo tridimesional (Loomis), teoria dos filtros (McManus), modelo sociocognitivo (Uzzell) PERSPECTIVA DA REPRESENTAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO - Record group, 1941 - CIA, 1964 – critérios para descrição - Manuais de Tascón, Tanodi - Teoria estruturalista de Laroche - Conceito de fundo e princípio de proveniência – Duchein, Lodolini, Duranti - ISAD (G) e ISAAR (CPF) - Catalogação – IFLA, AACR, ISBD; OCLC, FRBR - Classificação bibliográfica – Dewey, Cutter, Otlet - Teoria da classificação facetada – Ranganathan, CRG - Teoria do conceito - Linguagens de indexação - “Documentação museológica”, Taylor, Schnapper, Roberts - Práticas de significação – Semedo, Lorente, Duncan - Estudos culturais – Hooper- Greenhill, Pearce - Iniciativas: historicismo radical de Dorner, period rooms do Prado, Smithsonian, Trocadero, etc

27 Arquivologia - Conceito de arquivo – CIA 1962, Tanodi (“arquivalia”) - Tipos de arquivos – sonoros, visuais, microfilme, arte - Programa RAMP - A questão da tecnologia - Arquivística integrada – Couture, Rousseau, Ducharme - Arquivos como construções sociais – Thomassen, Delgado Gómez - História oral, arquivos pessoais e familiares Biblioteconomia - Mediação – Ortega y Gasset, Litton, Gómez Hernández, Estabel; “assembleia de usuários” (Fonseca) - “Biblioteca 2.0”, Casey, Miller; “Nova Biblioteconomia” (Lankes) - Competência informacional – Zurkowsky - Bibliotecas eletrônicas – Rowley Museologia - Ecomuseus e a Nova Museologia (Rivière, Varine) - ICOM Santiago 1972, Quebec 1984 – Minom - Musealização – Fernández Paz, Agudo Torrico, “bem cultural” - O “museal” x “ciência do hospital” - Stránský - Patrimônio imaterial - Museu virtual, Museum Informatics (Marty, Jones)

28 Regimes de informação documentos sistemas regulatórios sistemas econômicos tecnologiasdimensão social diferentes sujeitos valores culturais diferentes sujeitos Inserção dos fenômenos informacionais em contextos concretos: modelos globais de compreensão; epifenômeno/iceberg INFORMAÇÃO

29 Acervo social do conhecimento Ser humano agente Desenvolve a todo momento ações pedagógicas, administrativas, jurídicas, culturais, sociais, etc Ato de IN-FORMAR: produzir registros materiais do conhecimento Ato de SE IN-FORMAR: utilizar/se apropriar dos registros materiais do conhecimento Instituições e sistemas que atuam nesse processo

30 1a/1b: corpo de a e b 2a/2b: cérebro de a e b 3a/3b: psiquê (mente ou self) de a e b 4a/4b representação de um objeto (informação) do mundo exterior 5: mundo exterior 6: impressão de/sobre (ou processo de 'in-formação’) o objeto 7: objeto do mundo exterior 8a/8b: intercâmbio de informação entre a e b relativo às representações dos objetos do mundo exterior

31 6.2. Atividades no Brasil Palestras na UFC, USP – Ribeirão Preto, UFF, UnB, UFRGS, UFBA, UEL, UFRJ/Arquivo Nacional, Unesp, UFSC Reuniões com corpo docente da UnB e UFRGS Mesas da Abecin Aula magna de inauguração do doutorado da UFPb - 2012 Professor visitante na UEL - 2013

32 6.3. Atividades fora do país Participação no Encuentro de Directores e Docentes de Mercosur – Red de Bibliotecología y Ciencia de la Información, Buenos Aires, 2012 “Un análisis teórico-epistemológico de la Bibliotecología y Estudios de la Información. Unidad en la diversidad: Bibliotecología, Documentación y Ciencia de la Información”, UNAM – 2012 a 2014 Professor visitante na Udelar – 2014 “CIC - Conceptos de Información y Comunicación en Uruguay y Brasil”, Udelar, 2014 a 2016

33 7. Novas atividades Membro dos NDEs de biblioteconomia e de museologia Editor adjunto da revista PCI Membro do grupo de criação do Centro de Memória da FACE/UFMG Livro “Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível”, editora Briquet de Lemos – lançamento em agosto de 2014

34 8. Um balanço Publicação de 60 artigos e 12 capítulos Orientação de 7 dissertações, 1 tese, 5 iniciações; em andamento, 3 dissertações, 5 teses e 2 iniciações Participação em 31 bancas de mestrado e 12 de doutorado Paraninfo ou professor homenageado Parcerias na UFMG e fora, no Brasil e no exterior

35 8.1. Do ponto de vista científico Consolidação de uma visão sobre usuários da informação – conforme o paradigma social, perspectiva interacionista Contribuição para os estudos em biblioteca escolar – usuários, etnografia Campo epistemológico da CI – correntes teóricas e o conceito de informação Termos e possibilidades de diálogo entre ABM e CI

36 9. Perspectivas futuras Desdobramentos do livro de 2014 Disciplina FCI para os três cursos Diálogos internacionais – México, Uruguai, Espanha, Portugal e rede do Mercosul Epistemologia da Biblioteconomia Livro sobre usuários para 2015 Um novo pós-doutorado em 2018

37 “ A tarefa não é contemplar o que ningu é m ainda contemplou, mas meditar, como ningu é m ainda meditou, sobre o que todo mundo tem diante dos olhos ” Schopenhauer


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