A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas."— Transcrição da apresentação:

1 Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas

2

3

4 Novas disciplinas na academia Jornalismo digital Redação para novos meios Novas tecnologias em jornalismo Práticas de Jornalismo Multimídia Redação e edição em jornalismo digital Redação para web Mídias Digitais Mídias DigitaisCibercultura

5 Assuntos emergentes na academia recursos multimídia nas reportagens (vídeo, áudio, fotos, hiperlinks), uso de aplicativos em smartphones, compartilhamento de conteúdo em redes sociais digitais infográficos, design, folksonomia para classificação da notícia, integração com as mídias sociais infográficos, design, folksonomia para classificação da notícia, integração com as mídias sociais não-linearidade, instantaneidade, custos de produção e veiculação, interatividade, acessibilidade, receptor ativo. jornalismo e design Produção de Conteúdo para Plataformas Digitais

6

7 INOVAÇÕES AJUDAM A REERGUER JORNAIS

8 Apesar da nuvem negra que paira sobre grande parte da mídia impressa, algumas empresas de comunicação têm conseguido reinventar os negócios com soluções criativas: muitas vezes estão amparadas em tecnologia, mas, em outras, são apenas simples transformações.

9 O jornal tentou conter a evasão de leitores por meio de investimentos em internet e em redes sociais, mas nada parecia ter apelo. A saída foi criar o News Café: um espaço, que além de comida e bebida, serve jornalismo: tem uma mini redação e estúdio conjugados, no qual são organizados eventos e serve de ponto de apoio para coberturas noticiosas. Em 2012, o café realizou mais de cem eventos, que contaram com público superior a 2,5 mil pessoas. Para um jornal com circulação média de 120 mil exemplares numa cidade de 750 mil habitantes, o saldo é positivo. Winnipeg Free Press

10 “Nós consideramos o café outra plataforma para praticar jornalismo. Se estamos fazendo uma reportagem sobre uma banda, a levamos para tocar no café, registramos em vídeos, fazemos fotos e os entrevistamos”. Julie Carl Editora Assistente do Jornal

11 Criado em 2010, o jornal “hyper local” voltou-se para as histórias da comunidade, dos personagens e das sutilezas. Além do impresso semanal, o veículo tem forte produção multimídia e, no caso dos curtas-documentários, são capitaneados por diretores de cinema profissionais e transmitidos na rádio e na TV local. Hoje em dia o jornal chega a 200 mil pessoas, que é o equivalente à metade da população do município. This Land

12

13 Reinventou-se criando o MediaLab: agência de marketing focada em pequenos comerciantes, com serviços de produção de vídeo, SEO, redes sociais e web designer. Depois de perder 90% da receita de publicidade entre 2005 e 2009, graças à agência em fevereiro o jornal foi destacado como dos poucos impressos lucrativos dos EUA. A receita aumentou 25% e as perspectivas de crescimento chegam aos 60%. Press Democrat

14

15 A equipe de vendas foi treinada para conquistar assinaturas com qualidade, e não quantidade, oferecendo aos leitores vantagens no pacote crossmedia. O jornal foi adaptado de forma consistente para desktops, smartphones e tablets. “Até onde sei, na maioria da promoções e marketing dos veículos só informam os leitores sobre os formatos de assinatura. A diferença da Sanomat foi explicar didaticamente e de forma muito clara, tanto aos assinantes de impressos como leitores potenciais, as vantagens em se pagar um pouco a mais pelo pacote completo, com conteúdo digital”. Eskoencio Pipatti Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do Sanoma News Sanoma New

16

17 Grato pela presença marciog.goncalves@gmail.com www.ciencianasnuvens.com.br

18


Carregar ppt "Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google