A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Professora: Lucy

2 A Base Molecular da Vida
Substâncias orgânicas – do ponto de vista químico, apresentam carbono (C) em sua constituição. Tem também: hidrogênio (H), oxigênio (O), fósforo (P), nitrogênio (N), enxofre (S). Estas substâncias são: proteínas, lipídios, carboidratos, ácidos nucléicos.

3 A Base Molecular da Vida
Substâncias inorgânicas – do ponto de vista químico não apresentam carbono. Como: água e sais minerais. Metabolismo – No interior das células ocorrem milhares de reações químicas fundamentais à vida, onde há transformação química, que vai desde a captação e transformação de energia até a montagem e desmontagem de substâncias.

4 ÁGUA Propriedades da água: Polaridade – pontes de H
Coesão – a água se une facilmente, caracterizada pela atração entre as moléculas de água. Adesão – a água se une muito bem a outras substâncias polares.

5 Propriedades da Água 1) SOLUBILIDADE: Solvente universal
As substâncias podem ser classificadas quanto a afinidade com a água em: # Substâncias hidrofílicas – se dissolvem na água. São polares. # Substâncias hidrofóbicas – não se dissolvem na água. São apolares.

6 Propriedades da Água 2) TENSÃO SUPERFICIAL
Propriedade que faz com que uma superfície líquida se comporte como uma película elástica. Ex.: A tensão superficial faz com que as moléculas da água ocupem a menor área possível, como em uma superfície encerada.

7 Tensão Superficial – Esta tensão superficial é devida às
fortes ligações intermoleculares. Este efeito é bem intenso na água e no mercúrio, por exemplo, e pode ser percebido também com a ajuda de outro fenômeno: a capilaridade.

8 Propriedades da Água 3) CAPILARIDADE
É o fluxo contínuo de água no interior das células permitindo uma eficiente distribuição das substâncias. A tensão-coesão-adesão explica a ascensão da seiva bruta desde a raiz até às folhas com base na existência de uma relação entre a absorção e a transpiração estomática.

9 Propriedades da Água Transpiração
Evaporação de água para o ar diminui o potencial hídrico na folha. Coesão Coluna de água no xilema é mantida por coesão das moléculas de água nos elementos dos vasos. Tensão Baixo potencial hídrico na raiz provoca a entrada de água do solo, que se desloca por osmose até a medula.

10 Propriedades da Água 4) Ativadora Enzimática A água favorece a ocorrência de reações químicas. Reação química: Reagentes Produto (H2 O) (H2 O) A vida dos seres vivos depende das reações químicas, que são incontáveis.

11 Propriedades da Água Reações químicas:
Síntese por desidratação (H2 O no produto) A água é formada no produto. Reação de hidrólise (H2 O nos reagentes) A água promove a quebra da molécula do reagente.

12 Propriedades da Água 5) Reguladora e Protetora Térmica
A água tem a capacidade de absorver e conservar calor. Graças ao alto calor específico da água que 1,0 cal / g ºC. Durante o dia, a água absorve parte do calor do Sol e o conserva até a noite. Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente. Ela funciona, assim, como reguladora térmica. Por isso, em cidades próximas ao litoral, é pequena a diferença entre a temperatura durante o dia e à noite. Já em cidades distantes do litoral, essa diferença de temperatura é bem maior.

13 Propriedades da Água É essa propriedade da água que torna a sudorese (eliminação do suor) um mecanismo importante na manutenção da temperatura corporal de alguns animais. Quando o dia está muito quente, suamos mais. Pela evaporação do suor eliminado, liberamos o calor excedente no corpo. Isso também ocorre quando corremos, dançamos ou praticamos outros exercícios físicos.

14 Exercícios Faça os exercícios da apostila páginas 7 e 8 (Nº 1 a 9).
Pesquise as funções dos principais sais minerais em nosso corpo. Alguns sais estão na página 05, busque outros.

15 SAIS MINERAIS São substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos pelos seres vivos, são adquiridos pela alimentação.  Têm a função de formar as partes sólidas do corpo, como ossos e dentes, e manter os tecidos, músculos, órgãos, e células do sangue sempre conservado, e, além disso, são reguladores do nosso organismo. 

16 SAIS MINERAIS A ingestão exagerada de sais minerais pode prejudicar a absorção de outros nutrientes.  Quando consumimos uma alimentação balanceada, geralmente, já estamos consumindo o bastante do que precisamos consumir diariamente dos minerais.

17 SAIS MINERAIS Os sais minerais são muito importantes quando se prática esportes, pois quando estamos nos exercitando perdemos muito líquido, e junto com esse líquido perdemos sais minerais, e a falta desses minerais provocam a cãibra. 

18 Principais Sais e Suas Funções

19 TRANSPORTE PASSIVO É um transporte que ocorre sem gasto de energia e ocorre a favor do gradiente eletroquímico, ou seja, do mais concentrado para o menos concentrado. Pode ocorrer então a entrada de solutos na célula a partir do meio extracelular ou sair solutos da célula indo do meio intracelular para o meio extracelular. 

20 Osmose # A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.

21 Osmose Solução hipertônica: solução que está mais concentrada em soluto que o meio; Solução hipotônica: solução que está menos concentrada em soluto que o meio; Solução Isotônica: quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.

22 Difusão A difusão acontece a favor de um gradiente de concentração, ou seja, da solução mais concentrada para a menos concentrada. Apenas a diferença de concentração que faz a difusão ocorrer, pois dentro da célula a temperatura é sempre a mesma.

23 Transporte Ativo Este processo envolve uma proteína transportadora denominada bomba, que executa o transporte carregando uma substância, através da membrana celular, de uma área de menor concentração para a de maior concentração. Este transporte requer energia da célula – ATP -

24 Exercícios Responder todas as 17 questões das páginas 07 à 09.


Carregar ppt "Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google