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MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.

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1 MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que os leva à ação. Estado alterado de uma pessoa, o qual conduz a um comportamento voltado a um objetivo. A motivação é constituída de várias necessidades, desejos e sentimentos que conduzem as pessoas a esse comportamento. A motivação começa com a presença de estímulos que impulsionam o reconhecimento de uma necessidade. O estímulo pode partir do próprio consumidor, como fome e sede (estímulos internos), ou vindo do ambiente, como mensagem de propaganda ou a informação de um terceiro (estimulo externo).

2 PROCESSO MOTIVACIONAL Fluxo do processo motivacional Figura 01 Equilíbrio interno Estímulo ou incentivo Necessidades e desejos não satisfeitos Tensão Forçacomportamento Processo cognitivo Objetivos de satisfação das necessidade s Redução da tensão Aprendizagem

3 PROCESSO MOTIVACIONAL Objetivos – estado final desejado pelo consumidor; Motivação / impulso – grau de excitação que leva o consumidor ao alcance do seu objetivo; Necessidade – exigências básicas do consumidor; Desejo – manifestação de uma necessidade, a partir da combinação de fatores pessoais e culturais, ou seja, necessidades específicas de um consumidor para com um determinado produto. Satisfação – nível de sentimento de uma pessoa, resultante da comparação do desempenho de um produto em relação as suas expectativas.

4 TIPOS DE NECESSIDADES Tipologia de Maslow NECESSIDADES FISIOLÓGICAS Alimento, água, ar, sexo NECESSIDADES DE SEGURAÇA Proteção, ordem e estabilidade NECESSIDADES SOCIAIS Afeição, amizade, afiliação NECESSIDADES DO EGO Prestígio, status, auto-respeito NECESSIDADE DE AUTO-REALIZAÇÃO

5 COMPARAÇÃO DA TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW E A TEORIA DOS 2 FATORES DE HERZBERG

6 MOTIVAÇÃO

7 PRÁTICAS MOTIVACIONAIS Programas de incentivo Idéias lucrativas Reconhecimento Prêmios Valores Redesenho do cargo Participação nos lucros e nos resultados Rodízio de cargo Empowerment Delegar autoridade Mais Poder Mais planejamento, organização e controle ao ocupante Mais capacitação Mais discussão do papel da Chefia

8 O QUE É LIDERAR ? INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DOS OUTROS SÓ HÁ LÍDERES COM LIDERADOS INDUÇÃO A REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS INFLUÊNCIA NÃO COERCITIVA REALIZAR ALGO PELOS OUTROS DÁ SUPORTE AOS OUTROS – EMPOWERMENT O LÍDER NASCE OU SE CONSTRÓI ??? TODO MUNDO PODE SER LÍDER ??? O PAPEL DA LIDERANÇA POR PROCESSOS, TAREFAS E OBJETIVOS

9 LIDERANÇA COMO PROCESSO SOCIAL ELEMENTOS DA LIDERANÇA COMO PROCESSO SOCIAL 1 – MOTIVAÇÕES DOS LIDERADOS – Dos liderados fiéis (movidos pela fé) até os mercenários (movidos pelo interesse). O que move os seus liderados na sua organização ? 2 – TAREFA OU MISSÃO – a) para onde quero levar a organização ? B) a missão tem qual desafio (comercial, moral, emocional) ? O líder promete alguma recompensa ? 3 – TIPO DO LÍDER – o que move o líder ? Satisfação pessoal ? Poder ? A personalidade ? 4 - CONJUNTURA – meio organizacional e social em que ocorre o processo de liderança. Qual a estrutura ? Qual a cultura organizacional ? Qual os valores ambientais ?

10 ESTILOS DE LIDERANÇA

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13 AMPLITUDE DOS TIPOS DE LIDERANÇA

14 LIDERANÇA: Foco na tarefa ou nas pessoas FOCO NA TAFERA: Toma decisões sem consultar a equipe Mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que executa Ênfase nos prazos, padrões de qualidade e economia de custos realizadas pelo funcionário Insiste na necessidade de cumprir as metas Insiste na necessidade de superar a concorrência ou rival. Dá ênfase à cobrança e avaliação do desempenho dos funcionários. Mantém distância dos seus funcionários

15 FOCO NA EQUIPE: Acredita que deve criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis Focaliza sua atenção no próprio funcionário e no grupo, e nas relações humanas. Pede opiniões e sugestões, ouve e presta atenção Dedica parte do seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe é amigável Apóia e defende os funcionários Insiste que seus integrantes aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas. LIDERANÇA: Foco na tarefa ou nas pessoas

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