A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice."— Transcrição da apresentação:

1 CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice Barbosa Serique. Profa.Dra. Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos.

2 Úlcera por Pressão Brasil 23 a 59,5% FREITAS, et al, 2011; CARDOZO et al, 2010; BORGHARDT AT,et al 2015. Internacional 8% a 24% FREITAS; ALBERTI, 2013.

3 OBJETIVO GERAL - Descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem acerca da classificação, avaliação e medidas de prevenção de UP em pacientes internados na UTI de um Hospital Universitário na cidade de Manaus.

4 MÉTODOS Tipo de estudo: Trata-se descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados no período de março a abril de 2014. População/amostra A população do estudo constituiu-se de 40 funcionários de enfermagem do setor de UTI do Hospital Universitário de Manaus (HUGV), sendo 14 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem e 6 auxiliares de enfermagem. Procedimentos para a coleta de dados - Número CAAE de aprovação no CEP: 15708213000005020; - Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

5 INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS - Dois instrumentos: 1)Dados sociodemográficos (sexo, idade, profissão, tempo de profissão e tempo de atuação em UTI); 2)Teste de Conhecimento de Pieper (Pieper B; Mott M, 1995), em sua versão adaptada e validada para o Brasil (Fernandes LM; Caliri MHL; Haas VJ, 2008). ANÁLISE DOS DADOS Tabulação: Excel. Análise dos dados: SPSS 17.0. Análises: teste de normalidade Shapiro-Wilk, o teste F para verificação da homogeneidade de variância e, posteriormente, o teste t de Student para amostras independentes. A estatística descritiva foi usada para desenhar medidas de tendência central, frequências e dispersão para as variáveis demográficas. Significância: 5% (p <0,05).

6 RESULTADOS A maioria dos profissionais de enfermagem eram do sexo feminino (81,4%); Faixa etária predominante de 36 a 40 anos (34,8%); Tempo de profissão de 6 a 10 anos (37,2%); Atuação profissional no setor de UTI também de 6 a 10 anos (46,5%). Nenhum dos participantes obtiveram 90% ou mais de acertos no teste de conhecimento. As médias globais de acertos foram 63,4% para os técnicos/auxiliares e 51,4% para os enfermeiros, com diferença estatisticamente significativa entre os grupos somente para a categoria de prevenção de UP (p<0,001).

7 CONCLUSÃO O estudo mostrou conhecimentos insuficientes (<90%) entre 40 profissionais de enfermagem de uma UTI em Hospital Universitário de Manaus. Médias de acertos global e nas categorias do Teste de Conhecimento de Pieper mostraram-se baixas para ambos os grupos (51,4%; DP=9,7 e 63,4%; DP=8,0, respectivamente para enfermeiros e técnicos/auxiliares), embora significativamente superiores entre os técnicos/auxiliares no total e na categoria medidas de prevenção de UP (p<0,001), comparativamente aos enfermeiros.


Carregar ppt "CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google