A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDOSO OMS – Idoso idade acima de 65 anos. EUA – idosos consomem 1/3 de todas as prescrições de medicamentos. Quanto maior a idade maiores custos com internação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDOSO OMS – Idoso idade acima de 65 anos. EUA – idosos consomem 1/3 de todas as prescrições de medicamentos. Quanto maior a idade maiores custos com internação,"— Transcrição da apresentação:

1 IDOSO OMS – Idoso idade acima de 65 anos. EUA – idosos consomem 1/3 de todas as prescrições de medicamentos. Quanto maior a idade maiores custos com internação, RAMS, interações. EUA custo para tratar de RAMs previsíveis U$ 79 bilhões. FDA exige desde 1998 informações na bula para pacientes com idade acima de 65 anos, para medicamentos mais utilizados nessa faixa etária. MUDANÇAS NO IDOSO Tecido adiposo aumenta de 14 a 30% entre a idade de 25 a 75 anos. Isto aumenta o VD de fármacos lipofílicos, aumenta a meia vida e prolonga a acumulação tecidual.

2 IDOSO O volume de fluido extracelular, de plasma e água total diminui com a idade. 20 anos - 55 a 60% água total 80 anos - 45 a 55% água total Isto diminui o VD de drogas hidrofílicas e pode aumentar a concentração sérica causando toxicidade e necessidade de monitorização terapêutica. Redução do peso do fígado em 41%, e do fluxo sanguíneo em 47% como efeito da idade, prejudicando a metabolização da fase 1 (oxidação, redução, hidrólise etc...). 80 anos – o número de glomérulos reduz em 30 a 40% reduz a capacidade de excretar drogas.

3 IDOSO Podemos observar um declínio no clearance da creatinina sem aumento da creatinina sérica. havendo a necessidade de ajuste de doses. Mudanças na sensibilidade e na afinidade da ligação das drogas aos sítios receptores podendo mudar a resposta dos medicamentos. Muitos estudos mostram que o idoso tem maior depressão do SNC com o uso de benzodiazepínicos, maior resposta com anticoagulantes. O uso de medicamentos por idosos pode causar um grande impacto no sua qualidade de vida. Mudanças na mobilidade e riscos de queda hipotensão ortostática, depressão do sistema nervoso, desordens dos movimentos, podem ser causados pelo uso de medicamentos.

4 IDOSO AVALIAÇÃO E CUIDADOS NA PRESCRIÇÃO DO IDOSO 1. Avaliar a real necessidade da farmacoterapia. 2. Anamnese farmacológica e história dos hábitos do paciente. 3. Conhecer a farmacologia dos medicamentos mais utilizados pelo paciente idoso. 4. Geralmente as doses devem ser menores principalmente em doenças crônicas. 5. Monitorar eficácia e efeitos colaterais. 6. Simplificar os regimes posológicos para facilitar a adesão ao tratamento. 7. Revisar o plano terapêutico para garantir os resultados 8. Identificar os fármacos que podem causar RAMs.

5 IDOSO São características desta faixa etária múltiplas patologias e a polifarmácia, com conseqüente aumento da sensibilidade aos efeitos colaterais e maior prevalência do risco de quedas e fraturas. Há inúmeros estudos que evidenciam uma associação entre o uso de medicações e um risco aumentado de quedas, particularmente, para os residentes em casa de repouso. Entre as medicações mais estudadas, damos uma especial atenção aos psicotrópicos e antidepressivos tricíclicos. Ainda é largamente difundida a prescrição de psicotrópicos como os benzodiazepínicos - diazepam, clonazepam e flurazepam.

6 IDOSO Estudos mostram que o uso desta classe de drogas aumenta o risco de quedas e fraturas do colo do fêmur em até 70 % por prejuízos do equilíbrio, lentificação nas respostas de correção da postura, hipotensão postural e sedação. Isto explica porque muitos idosos em uso destas substâncias sofrem quedas. Os antidepressivos tricíclicos, apesar de provocarem inúmeros efeitos adversos, tem suas indicações, especialmente se o preço for considerado como fator preponderante na indicação. O seu uso, associado com antihipertensivos, aumenta muito o risco de quedas, pois provoca hipotensão postural.

7 IDOSO Em recente revisão sobre o uso de antihipertensivos, mesmo para os mais recentes, incluindo os inibidores de recaptação de serotonina, houve sempre uma ligação com risco maior de quedas Outras drogas que devem sempre ser colocadas sob suspeita, quando o assunto tratar-se de instabilidade e quedas, são: diuréticos (provocam hipovolemia), antihipertensivos (provocam hipotensão), hipoglicemiantes (provocam hipoglicemia) e a ingestão de bebidas alcoólicas (provocam intoxicação). É necessário, portanto, que as drogas citadas aqui tenham indicações fundamentadas na farmacogeriatria e que sejam prescritas com ajuste posológico criterioso.

8 Exemplos de medicamentos que causam prejuízo funcional nos idosos. PREJUÍZOMEDICAMENTOS VertigemAAS, Furosemida HipotensãoBetabloqueadores, bloqueadores de canal de cálcio, diuréticos, neurolépticos, antidepressivos, levodopa, metoclopramida, benzodiazepínicos. Demência ou perda de memória Metildopa, propanolol, opióides, amantadina, anticonvulsivantes, benzodiazepínicos ClordiazepóxidoAumento de meia vida nos idosos, produzindo sedação prolongada, risco de quedas e fraturas. Neurites e neuropatiasMetronidazol e fenitoína


Carregar ppt "IDOSO OMS – Idoso idade acima de 65 anos. EUA – idosos consomem 1/3 de todas as prescrições de medicamentos. Quanto maior a idade maiores custos com internação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google